Como fazer meu filho comer legumes? Conheça as 7 melhores dicas e a importância de uma alimentação saudável

Alimentação e nutrientes
Publicado em: 27/04/2022 - 00:00:00
Imagem do post Como fazer meu filho comer legumes? Conheça as 7 melhores dicas e a importância de uma alimentação saudável

Muitos pais e mães têm dificuldade em implementar uma alimentação saudável e diversa na vida das crianças. Se você já se perguntou &ldquocomo fazer meu filho comer legumes&rdquo saiba que não é a única pessoa a se questionar isso. Para te ajudar nessa missão, separamos dicas simples e práticas.

Legumes como abóbora, abobrinha, berinjela, beterraba, chuchu, inhame, jiló, milho-verde, pepino, quiabo e tomate podem ser rejeitados de primeira pelas crianças.

Porém, o segredo para inserir tanto legumes, quanto hortaliças, verduras, proteínas e comida de qualidade na vida das crianças é, principalmente, respeitar os pequenos e incluí-los no processo tanto de escolha, compra, quanto de preparação dos alimentos.

Confira a importância e como fazer seu filho comer legumes com as nossas dicas.

Qual é a importância de comer legumes?

Uma alimentação saudável é capaz de fornecer micronutrientes como vitaminas e minerais em boa quantidade, o que melhora o sistema imunológico da criança, auxilia no desenvolvimento dela e ainda atua na boa qualidade de vida dos pequenos¹.

Entre os principais micronutrientes que existem nos legumes estão as vitaminas A, C, do complexo B, D, ferro, selênio, zinco e cálcio¹².

Eles são encontrados em alimentos como os já listados acima e são essenciais durante a infância. Esses nutrientes devem ser suficientes para permitir um crescimento adequado da criança e suprir o seu gasto energético decorrente da prática de atividades físicas.

7 melhores dicas para fazer uma criança comer legumes

As sete principais dicas de como fazer seu filho comer legumes são:

1 - Invista na diversidade no preparo de legumes

A diversidade no preparo de legumes é um aspecto fundamental no incentivo ao consumo dos pequenos.

Invista em legumes assados, cozidos, fritos (em pouco óleo ou azeite), em forma de purês, molhos, cremes, entre outros. Aqui a criatividade deve reinar! Isso faz com que a criança tenha acesso ao alimento em formatos muito distintos e aumenta as chances de ela gostar mais de alguma dessas preparações.

Além disso, é importante inserir os legumes em outros pratos, por exemplo, junto ao arroz, em empadões, no feijão, com carne, nas saladas e em qualquer preparação que você faça. Assim, a criança vai criando uma maior familiaridade com os legumes.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria², crianças de 2 a 6 anos têm a tendência de negar experimentar alimentos desconhecidos. Para modificar isso, é preciso que ela experimente o alimento de 8 a 10 vezes², mesmo que em quantidade pequena.

Somente assim ela irá conhecer de fato o sabor do alimento e saberá se gosta dele ou não. Por isso é importante apresentar os legumes em formatos distintos.

2 - Use temperos

Os temperos ajudam a diversificar os pratos e trazer novos sabores para o paladar das crianças.

Aposte em especiarias como cravo, canela, pimentas, alecrim, coentro, cebolinha, salsinha. Além de serem deliciosos, muitos desses temperos também possuem micronutrientes importantes para a saúde das crianças. Um exemplo é a cebolinha, que é fonte de vitamina K³.

Avalie junto com o seu filho quais são os temperos que ele mais gosta e invista neles para os próximos pratos.

3 - Respeite a criança

Respeitar a criança durante o processo de introdução alimentar e desenvolvimento do paladar é fundamental. Escutá-la e entender quais alimentos e em quais formatos ela gosta ou não, tornam a introdução de legumes mais fácil.

Além disso, é importante não fazer chantagens ou barganhas, isso só irá pressioná-la, criará memórias negativas envolvendo aquela comida e fará com que eles recusem ainda mais os legumes. O ideal é que os pequenos tenham autonomia para dizer sim e não, dentro das possibilidades alimentares apresentadas por você.

4 - Ofereça menos doces e ultraprocessados

As crianças têm preferência pelo sabor doce, isso porque ele é inato ao ser humano e não precisa ser aprendido como os demais sabores. Por isso, é importante observar a recomendação de consumo máximo de açúcar por dia, que é de 25 gramas².

Além disso, é fundamental evitar alimentos ultraprocessados, pois possuem muito sal, açúcar e gorduras saturadas e trans. O ideal é priorizar alimentos saudáveis, preparados em casa, naturais, frescos e em boas condições de higiene.

Ao diminuir o espaço de doces e ultraprocessados, você garante que o seu filho tenha uma alimentação mais diversa e dê uma chance maior aos legumes.

5 - Estimule a participação e criatividade da criança na cozinha

É importante que a criança participe desde a escolha dos legumes no supermercado ou na feira até o preparo deles na cozinha.

Isso irá estimular a sua curiosidade pelos alimentos, seus sabores, texturas, aromas e cores, além de auxiliar na autonomia para que ela prepare as próprias refeições saudáveis na adolescência e vida adulta.

6 - Seja um exemplo

Para que as crianças aceitem os legumes na alimentação delas, é preciso que os adultos responsáveis demonstrem o exemplo e também comam uma boa variedade de alimentos como berinjela, abóbora, abobrinha, entre outros.

Os pequenos aprendem muito pelo exemplo e pela participação na preparação dos alimentos com os adultos, por isso é importante ser um exemplo não só na hora de comer, mas também na hora de escolher e preparar os legumes.

7 - Torne a refeição em uma experiência lúdica

As crianças utilizam não só o paladar ao experimentar um alimento, mas também a visão e o olfato. Por isso é fundamental que elas provem diferentes alimentos, mesmo que em pequenas quantidades, em pratos coloridos e saborosos.

Para serem ainda mais interessantes, as refeições devem ser feitas em grupo. Assim é possível contar histórias sobre a comida, o seu preparo e as preferências de outras pessoas sobre aquele legume. Isso proporciona uma experiência lúdica e diferente para as crianças.

Ainda está se perguntando &ldquocomo fazer meu filho comer legumes&rdquo? Lembre-se sempre que as crianças têm o direito de ter preferências e aversões de como a comida é oferecida e a quantidade que elas desejam comer, de acordo com o seu apetite².

Caso a criança não goste de algum legume, a melhor alternativa é substituí-lo por outro que tenha os mesmos nutrientes.

É essencial o acompanhamento de uma pessoa profissional da saúde para ajudar a montar um cardápio, te oferecer outras opções de legumes e fazer um acompanhamento saudável do seu filho.

Para a disponibilidade de vitaminas e minerais para as crianças, é possível ainda investir em um suplemento. Já conhece o Blumel Imune Kids? Ele é uma solução oral que contém o exclusivo Imuno Complex, uma combinação de vitaminas A, C e D e os minerais Selênio e Zinco4.

Essa mistura vai ajudar no fortalecimento do sistema imunológico e desenvolvimento da criança. Consulte o seu pediatra de preferência e avalie a possibilidade de inserir a suplementação na rotina do seu filho!