Atividades físicas para crianças: as melhores opções para o seu filho

Atividade física
Publicado em: 03/06/2022 - 00:00:00
Imagem do post Atividades físicas para crianças: as melhores opções para o seu filho

Brincadeiras, esportes e, até mesmo, tarefas de casa são atividades físicas para crianças que podem ser incorporadas no dia a dia e contribuir para o bem-estar dos pequenos.  

Afinal, uma criança em movimento é uma criança saudável. E que pode vir a ser um adulto saudável. Entre os inúmeros benefícios à saúde, o exercício físico infantil pode ser decisivo na criação de hábitos saudáveis na idade adulta. 

Claro que, entre telas, tédios e rotinas, pode ser um desafio encontrar atividades físicas para crianças de maneira regular. Mas fique tranquilo! Você pode contar com a nossa ajuda no texto a seguir. 

Qual a importância da atividade física infantil?  

As atividades físicas para crianças reúnem uma enormidade de benefícios diretos. Elas podem melhorar a postura, o sono, a coordenação motora, além de fortalecer a imunidade e prevenir a obesidade infantil1. 

Há também benefícios sociais e cognitivos, como o incentivo à socialização e ao desenvolvimento de habilidades comunicacionais2. Existem até indícios que podem melhorar o desempenho na escola3. 

Sem falar nos pontos positivos dos exercícios no geral, independentemente da idade, como a melhor na circulação sanguínea, na oxigenação do corpo e no metabolismo2.   

Por isso e para isso, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda por volta de 1h de atividades para crianças regularmente2. A indicação não é mero capricho. O sedentarismo não é só um comportamento natural como uma tendência há alguns bons anos2 

Há inclusive uma “urgência” no estabelecimento de atividades físicas infantis regulares, já que é nessa fase que esse tipo de hábito se desenvolve e se fortalece para ser mantido na idade adulta4. 

Ao mesmo tempo, ao tema devem ser dados a atenção e o cuidado à altura, isto é, com a viabilização desses exercícios a partir de uma boa dose de educação e estímulo. A prática inadequada, feita de qualquer jeito, pode gerar lesões, distúrbios alimentares ou comportamentais ou mesmo afastar o pequeno de uma vida ativa quando for mais velho5. 

Os principais tipos de atividades físicas para crianças 

Ainda que as atividades físicas regulares representam um desafio, sua abrangência e versatilidade proporcionam diversas e divertidas soluções, como:  

  • Brincar no parquinho; 
  • Pular corda e outras brincadeiras;
  • Dança;
  • Bicicleta;
  • Natação;
  • Esportes coletivos;
  • Atletismo;
  • Luta. 

Brincar no parquinho 

Brincar no parquinho, por exemplo, é uma ótima atividade física, com uma intensidade controlada e que os pais podem fazer com seus filhos. Mas a brincadeira não precisa ficar limitada ao playground.  

Pular corda e outras brincadeiras 

Pular corda, fazer uma boa rodada de pega-pega, de esconde-esconde, de polícia e ladrão, enfim, todas essas são ótimas alternativas. Para os pequenos pés de valsa, a dança também configura como uma opção válida e viável de exercícios.  

Dança 

Além dos impactos fisiológicos, a dança exercita a expressão corporal, a flexibilidade, estimula o desenvolvimento da coordenação motora e pode até ser uma boa maneira para os dançarinos e dançarinas conhecerem melhor o próprio corpo6. 

Bicicleta 

Uma boa pedalada também tem o seu valor. Pode não ser tão complexa quanto a dança, mas tem um grande potencial para se tornar regular. Sem falar em sua possibilidade educativa de proporcionar mais independência para os pequenos bikers no futuro. 

Natação 

A natação, por sua vez, é considerada uma das melhores atividades físicas, seja para crianças ou adultos7. O exercício na água ativa um enorme grupo de músculos e com baixíssimo impacto. Além, claro, de fortalecer o sistema respiratório7. 

Esportes Coletivos 

Esportes coletivos, como o futebol, basquete e vôlei, estão entre as mais recomendadas atividades físicas para crianças, muito por conta dos seus benefícios sociais complementares4. Esses esportes, afinal, dão “lições” sobre trabalho em equipe e sobre como lidar com competitividade, frustração e regras. 

Lutas 

As lutas, em especial o judô, que conta com golpes não-violentos, também trazem uma esfera social em seus pontos positivos. Fala-se muito no desenvolvimento de disciplina e de senso hierárquico nos pequenos lutadores8. 

Atletismo 

O atletismo, por fim, traz uma carga de controle corporal que é até similar à da luta, mas também traz a superação pessoal e a importância do treino e do esforço no cotidiano da criança. 

Antes, porém, de sair inscrevendo seus pequenos atletas em clubes e escolinhas, converse com eles sobre suas preferências. É essencial, também, praticar a paciência, pois mudanças de ideia e de gosto são perfeitamente normais. 

Atividades físicas para crianças para fazerem em casa 

Sabemos que nem sempre há tempo, espaço ou condições de proporcionar atividades físicas infantis complexas. Às vezes o que temos é a nossa casa e a nossa criatividade. 

Se esse for o seu caso, abuse de ambos e não tenha medo da bagunça. Crie gincanas e desafios, faça da sala um ginásio e do quarto um vestiário; crie obstáculos, regras, enfim, se jogue na sua imaginação e na da sua criança, principalmente. O importante é fazê-la suar e se divertir.  

Atividades físicas para crianças: as melhores para cada idade 

Por mais versáteis que sejam as atividades físicas para crianças, existem aquelas que são melhores para cada idade. Segundo o Manual de Orientação da Atividade Física na Infância e Adolescência, da Sociedade Brasileira de Pediatria, os estímulos necessários são diferentes entre as faixas etárias2. 

Dos zero aos dois anos de idade, por exemplo, o bebê mal sabe andar direito. Ainda assim, é bom que seja sempre estimulado a se movimentar da cabeça aos ombros e dos joelhos aos pés. 

Atividades físicas para crianças dos 3 aos 5 anos 

Já as atividades físicas para criancinhas de 3 a 5 anos já podem ter maior intensidade. É a idade perfeita para pega-pegas e outras brincadeiras, além das primeiras pedaladas. 

Atividades físicas para crianças dos 6 aos 11 anos 

Dos 6 aos 11 anos, as crianças já estão liberadas para exercícios que exijam um pouco mais de seu fôlego. É a hora de inscrevê-las nas escolinhas de futebol e nas aulas de natação, entre outras. 

Atividades físicas para crianças e adolescentes dos 11 aos 15 anos 

Dos 11 aos 15 anos, a prática esportiva já vale ser competitiva, atlética, até. Dos 15 em diante, então, não existem muitas contrapartidas. A musculação, por exemplo, não é necessariamente prejudicial, desde que feita de maneira planejada e acompanhada por um profissional. 

Atividades físicas para pais fazerem com seus filhos 

Além de importantes para a saúde e socialização dos pequenos, os exercícios podem ser ótimas oportunidades de fortalecer laços entre pais, mães e filhos. 

Tanto que existem algumas atividades físicas que os pais podem fazer com os filhos de maneira regular. Um dos mais acessíveis é a caminhada, que pode ser feita sem um rumo ou fazendo algum trajeto rotineiro, como ir para a escola, para o ponto de ônibus, enfim. 

As mães e pais mais ativos também podem fazer aulas — de dança, de luta, enfim, de algo possível para ambos — junto dos filhos. Idas ao parque são boas alternativas também. 

As tarefas de casa, por fim, são outra boa opção. Uma faxina daquelas pode gastar a energia das crianças e ainda ensinar o valor de uma casa limpa e arrumada. Só benefícios! 

Por falar em benefícios, estes podem ser ainda maiores para o seu pequeno se combinados com um bom equilíbrio nutricional. Para isso, conheça a suplementação vitamínica Blumel Imune Kids 9. Trata-se de uma solução oral que contém o exclusivo Imuno Complex, uma combinação que contém vitaminas e minerais fundamentais para auxiliar o sistema imune dos pequenos, sem açúcares, corantes ou aromas artificiais. Só não deixe de consultar um médico!  

 

1. Tenório MCM. Atividade física e comportamento sedentário em adolescentes estudantes do ensino médio. Revista Brasileira de Epidemiologia. 2010; 13(1): 105-117. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/rbepid/2010.v13n1/105-117/. Acesso em: junho, 2021. 2. Sociedade Brasileira de Pediatria. Grupo de Trabalho em Atividade Física. Manual de Orientação. Promoção da atividade física na infância e adolescência. Rio de Janeiro: SBP, n. 1; julho de 2017. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/19890e-MO-Promo_AtivFisica_na_Inf_e_Adoles-2.pdf. Acesso em: junho, 2021. 3. Singh A et al. Physical activity and performance at school: a systematic review of the literature including a methodological quality assessment. Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine. Janeiro, 2012; 166(1): 49-55. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22213750/. Acesso em: junho, 2021. 4. Silva LC, Lacordia RC. Atividade física na infância, seus benefícios e as implicações na vida adulta. Revista Eletrônica da Faculdade Metodista Granbery. Julho/dezembro, 2016; n. 21: 1-23. Disponível em: http://re.granbery.edu.br/artigos/NTU3.pdf. Acesso em: junho, 2021. 5. Bracco MM et al. Atividade física na infância e adolescência: impacto na saúde pública. Revista de Ciências Médicas. Janeiro, 2003; 12(1): 89-97. Disponível em: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/cienciasmedicas/article/view/1283. Acesso em: junho, 2021. 6. Oliveira RCD, Muzel AA, Santos MS. A importância da dança na educação infantil. Revista Científica Eletrônica de Ciências Aplicadas da FAIT. Abril, 2014. Disponível em: http://fait.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/lupTy4EkojpUN2D_2014-4-22-15-43-53.pdf. Acesso em: junho, 2021. 7. Silva TS. Benefícios da natação para o desenvolvimento da criança. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco. 2019. Disponível em: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1776 . Acesso em: junho, 2021. 8. Cunha DHL. Judô na escola: benefícios psicomotores e sociais para os alunos. Monografia (Licenciatura em Educação Física). Faculdade de Educação e Meio Ambiente. 2016. Disponível em: http://repositorio.faema.edu.br:8000/jspui/handle/123456789/474. Acesso em: junho, 2021. 9. Cartonagem do produto Blumel Imune Kids.