Como ajudar o meu filho na adaptação escolar? Confira as 5 melhores dicas

Educação e ensino
Publicado em: 21/07/2022 - 00:00:00
Imagem do post Como ajudar o meu filho na adaptação escolar? Confira as 5 melhores dicas

Com o fim das férias chega junto um momento que pode ser desafiador, tanto para os pais quanto para as crianças: a adaptação escolar. Para alguns pequenos pode ser o primeiro dia de aula da vida, para outros o retorno a um novo ano letivo. Em qualquer desses casos é fundamental tomar diversos cuidados para garantir uma adequação a essa nova rotina.

A adaptação escolar envolve diversos fatores, principalmente a saúde física, emocional e psicológica da criança. Tudo isso colabora para uma boa aprendizagem e para que o seu filho se sinta confortável na escola e com os seus colegas.

Quer entender em detalhes como você pode ajudar o seu filho na adaptação escolar? Confira cinco dicas para isso abaixo.

O que é a adaptação escolar?

A adaptação escolar é um processo de descobertas, construção e estabelecimento de vínculos de confiança entre as crianças e os profissionais da escola, que ocorre em um tempo e espaço novo para os pequenos¹.

Nas últimas décadas, a escola se transformou no principal lugar social da criança. Isso aconteceu especialmente por conta da entrada cada vez mais cedo nas instituições de ensino em decorrência do retorno das mães ao trabalho¹.

Diante disso, a entrada na escola, ou readaptação após as férias, traz um período de adaptação escolar, um momento único que possui peculiaridades como o contato com novos estímulos, olhares, toques, sons e germes aos quais a criança estará exposta ao longo do ano letivo¹.

Não importa se a criança está indo para uma escola nova ou não, se é o primeiro dia de aula da vida dela ou o retorno, sempre haverá uma inquietação em conhecer ou rever amigos, explorar territórios e compreender as regras da instituição de ensino².

Por isso, tanto os pais quanto os educadores e até mesmo o pediatra podem pensar em estratégias para o período de adaptação escolar, para que a ansiedade seja controlada e as aulas sejam prazerosas e produtivas².

Confira as melhores dicas de como lidar com a adaptação escolar!

Como fazer a adaptação escolar? 5 principais dicas

A saída de casa, um local de conforto, acolhimento e segurança, pode provocar angústias no pequeno¹.

Além disso, ter que aprender novas regras para conviver com outras crianças pode trazer instabilidades comportamentais e/ou psicológicas¹.

Aliado a isso, ainda temos um outro fator, que são os cuidados com a Covid-19 nesse retorno único às aulas, onde há novos códigos afetivos e protocolos sanitários para evitar o contágio pela doença³. 

Por isso, pais, educadores e pediatras devem estar atentos aos sinais durante a adaptação escolar, para identificar possíveis transtornos e dificuldades.

Veja como facilitar esse processo durante as fases de adaptação escolar.

1 - Converse com o seu filho

Converse com o seu filho sobre a importância do aprendizado, das novas amizades e da aquisição do conhecimento4. Também é interessante antecipar para ele tudo o que você sabe sobre o que vai ocorrer nos primeiros dias de aula¹. Dessa forma, você pode acalmá-lo e encorajá-lo a gostar desse período.

Se o seu filho já anda, ele deve ser levado para a aula de mãos dadas e não no colo, estimulando a sua autonomia e facilitando a despedida, que deve ser carinhosa e breve, já na entrada da sala¹.

Quando ele voltar da escola, mostre interesse e curiosidade sobre as suas novidades, respeitando o tempo da criança em relatar espontaneamente os fatos ocorridos¹. Pergunte, por exemplo, o que ela mais gostou de fazer no dia, incentivando que ela fale sobre situações, músicas, leituras e atividades4.

2 - Observe os seus comportamentos atentamente 

Observe o comportamento do seu filho quando ele chega na escola: se fica alegre, tímido ou chorando5.

Perceba o seu olhar, seus gestos, sua fala e suas reações, pois isso pode ajudar a avaliar o seu estado físico e emocional5.

Analise também cuidadosamente a reação do seu filho ao ver colegas, para entender a sua relação com a turma5. Tudo isso facilita para perceber os sinais de bullying ou alguma outra forma de violência6.

Se você reparar em algum comportamento estranho ou preocupante, contate a orientação ou coordenação da escola imediatamente¹.

3 - Monitore a adaptação a novos horários

Com o fim das férias e início do ano letivo, é preciso monitorar também a adaptação aos novos horários, especialmente do sono, pois isso é essencial para o pequeno ter energia para as atividades do dia seguinte6.

Invista em uma higiene do sono adequada para garantir uma noite tranquila de descanso, necessária para um bom rendimento escolar.

4 - Tenha atenção especial à mochila do pequeno

Outro ponto importante que não deve ser negligenciado durante a adaptação escolar é o peso da mochila do pequeno. Para evitar dores e desvios da coluna, ela não deve ultrapassar 10% do seu peso6.

Por isso, elas devem ser organizadas diariamente para levar apenas o necessário. Quando for comprar, opte por modelos de materiais leves e com um tamanho que fique acima da cintura da criança6.

5 - Cuide da saúde da criança

Em qualquer momento, mas especialmente durante a adaptação escolar, é preciso estar atento à saúde dos pequenos6.

Em especial, é preciso estar alerta às queixas visuais, como dificuldade de ler a distância, dores de cabeça e problemas auditivos6.

Também é necessário manter a vacinação dos pequenos em dia, para prevenir a transmissão de doenças que têm a disseminação facilitada em ambientes coletivos6.

No caso de crianças pequenas, sabe-se que boa parte dos episódios de doenças infecciosas, especialmente respiratórias, ocorre em ambientes como a creche7. Por isso é vital manter a vacinação em dia e os hábitos de prevenção de enfermidades.

Como ajudar o meu filho na adaptação escolar?

O tempo de conclusão do período de adaptação escolar vai variar entre as crianças, por isso esse momento precisa ser compreendido e respeitado ao máximo¹.

Um dos principais pontos a serem levados em consideração na hora de fazer a adaptação escolar é a saúde dos pequenos, como você viu.

Estudos relatam que crianças saudáveis podem ter de oito a 12 infecções respiratórias ao ano, especialmente as que frequentam creches e escolas em áreas urbanas8.

Por isso, é indispensável contar com o acompanhamento de um pediatra e investir em medicamentos de qualidade para os casos de sintomas de infecções respiratórias e também para fortalecer o sistema imune dos pequenos!

Nesses casos, você pode contar com a linha Blumel.

Nela, você encontra Blusoro Jet, um spray nasal feito à base de cloreto de sódio, que não possui conservantes e auxilia no descongestionamento do nariz e na fluidificação da secreção. Ele ainda dispõe de um bico anatômico que libera um jato suave e contínuo, ideal para a aplicação em bebês e crianças em qualquer posição, podendo ser utilizado diariamente9.

Também contamos com o xarope Blumel Hedera, um medicamento fitoterápico que tem efeito fluidificante, expectorante e broncodilatador, podendo ser usado na tosse dos pequenos, ajudando a eliminar o catarro e melhorar a respiração. Ele também não tem açúcares, corantes e aromas artificiais na sua composição10-12

Já o Blumel Imune Kids é um suplemento alimentar disponível em solução oral, que contém o exclusivo Imuno Complex*13, uma combinação das vitaminas A, C e D e os minerais Selênio e Zinco, que auxiliam o sistema imune das crianças. Além disso, esse produto é livre de açúcares, corantes e aromas artificiais14.

Converse com o pediatra do seu filho sobre a possibilidade de utilizar a linha Blumel e conheça melhor todos esses itens no nosso site!

Entendeu como lidar com a adaptação escolar do seu filho? Continue lendo outros posts no nosso blog sobre educação e saúde!

Blumel Hedera. Extrato seco de folhas de Hedera helix L. Indicações: expectorante e mucofluidificante em caso de tosse produtiva. MS 1.5584.0409. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Abril/2022. 

Blusoro. cloreto de sódio. Indicações: fluidificante e descongestionante nasal. MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC ANVISA Nº 199/2006 AFE nº 1.07817-7. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Abril/2022.

Blumel Imune Kids: Alimento isento de registro conforme RDC 27/2010.

*Produto com concentração exclusiva no mercado.

 

1. Goldenstein E, Kardosh FP, Jardim G. Orientações sobre a separação da criança e o cuidador no (re)início das aulas. Pediatra atualize-se - Boletim da Sociedade de Pediatria de São Paulo. Março, 2018; 3(2): 4-5. Disponível em: https://www.spsp.org.br/site/asp/boletins/AT12.pdf . Acesso em: janeiro, 2022.2. Falcão MC. Editorial. Pediatra atualize-se - Boletim da Sociedade de Pediatria de São Paulo. Março, 2018; 3(2): 3. Disponível em: https://www.spsp.org.br/site/asp/boletins/AT12.pdf . Acesso em: janeiro, 2022.3. Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Volta às aulas sob o olhar da Pediatria é tema de debate promovido pelo Cremesp em parceria com a SPSP. 17 setembro, 2020. Disponível em: http://covid-19.cremesp.org.br/?p=1143 . Acesso em: janeiro, 2022.4. Carvalo FF, Pedroso GC. Início das aulas escolares. Pediatra atualize-se - Boletim da Sociedade de Pediatria de São Paulo. Março, 2018; 3(2): 7-8. Disponível em: https://www.spsp.org.br/site/asp/boletins/AT12.pdf . Acesso em: janeiro, 2022.5. Brasil, Ministério da Saúde. O que verificar em relação à educação de sua criança se ela frequenta uma creche ou pré-escola. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=247&Itemid=285 . Acesso em: janeiro, 2022.6. Sociedade Brasileira de Pediatria. Volta às aulas: Sociedade Brasileira de Pediatria divulga conjunto de recomendações para garantir a boa saúde dos escolares. 14 fevereiro, 2017. Disponível em: https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/volta-as-aulas-sociedade-brasileira-de-pediatria-divulga-conjunto-de-recomendacoes-para-garantir-a-boa-saude-dos-escolares/ . Acesso em: janeiro, 2022.7. Pedroso GC, Souza MIP. A criança e a creche. Sociedade de Pediatria de São Paulo. 14 outubro, 2010. Disponível em: https://www.spsp.org.br/2011/01/21/a-crianca-e-a-creche/ . Acesso em: janeiro, 2022.8. Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial. Sociedade Brasileira de Pediatria. Tosse. Disponível em: https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/cuidados-com-a-saude/tosse/ . Acesso em: janeiro, 2022.9. Folheto do produto Blusoro Jet.10. Bula do produto Blumel Hedera 11. Rotulagem do produto Blumel Hedera. 12. Kruttschnitt E. et al. Assessment of the Efficacy and Safety of Ivy Leaf (Hedera helix) Cough Syrup Compared with Acetylcysteine in Adults and Children with Acute Bronchitis. Evid Based Complement Alternat Med. 2020. May4; 2020:1910656. 13. IQVIA. PMB. 2021. Mercado: Vitaminas Imune Infantil.14. Rotulagem do produto Blumel Imune Kids.