Como estimular a criatividade infantil? Aprenda com essas 5 dicas

Educação e ensino
Publicado em: 08/07/2022 - 00:00:00
Imagem do post Como estimular a criatividade infantil? Aprenda com essas 5 dicas

Durante os primeiros anos de vida, as crianças têm uma grande imaginação, capacidade de brincar, criar novos mundos, inventar histórias e construir castelos de areia e cabanas de lençol. Tudo isso faz parte do desenvolvimento da criatividade infantil, que pode e deve ser fomentado pelos pais.

Esse é um dos aspectos mais importantes da infância que levamos para a vida adulta, afinal, a criatividade nos ajuda a avaliar novas soluções para questões cotidianas e auxilia a formar adultos mais sensíveis e com maior senso crítico¹.

Ficou interessado em saber como estimular a criatividade infantil no seu filho? Aprenda com as 5 sugestões que listamos abaixo!

Por que é importante incentivar a imaginação e a criatividade infantil?

Quando pensamos em criatividade e imaginação infantil logo lembramos de brincadeiras, jogos, atividades físicas, pintura e tudo que envolve fertilidade de ideias e ações.

Tudo isso faz parte da exploração dos próprios sentidos da criança². No caso da criatividade, ela é uma habilidade necessária para a formação da identidade, para a elaboração de novos projetos e o amadurecimento da resiliência, conhecida como a capacidade de encontrar as melhores respostas para os problemas¹.

Ou seja, ao incentivar a imaginação e criatividade, você estará promovendo funções significativas do corpo relacionadas à linguagem, socialização e resolução de conflitos ao longo do desenvolvimento infantil³.

Confira cinco dicas e sugestões para estimular a criatividade infantil na prática!

Como desenvolver a criatividade infantil? 5 sugestões

Agora que você já viu a importância de fomentar a criatividade infantil, descubra como fazer isso na prática com essas cinco dicas.  

1 – Estimule a expressão artística 

Para desenvolver a criatividade infantil, é essencial que a criança consiga se expressar por meio da arte, uma das principais manifestações dessa habilidade nas pessoas¹.

Como a expressão de cada indivíduo é singular, não aplique nenhum padrão ou direcionamento e deixe que o pequeno explore livremente os seus sentidos, utilizando cores, formas e conceitos distintos. Ou seja, o céu não precisa ser azul nem as plantas verdes¹.

Além disso, as criações devem ser elogiadas, encorajadas e nunca criticadas. O ideal é sempre perguntar para a criança sobre o seu desenho para que ela reflita por si mesma¹.

2 – Incentive o hábito da leitura desde cedo 

O hábito da leitura desde pequenos, iniciando com a histórias contadas por parte dos pais, também é vital para a criatividade infantil.

A literatura é fundamental para que elas comecem a usar a imaginação e a criatividade, para lidar com sentimentos e emoções e vivenciar diferentes situações, além de instigar também a curiosidade4.

Ao contar histórias você pode inclusive fazer perguntas para a criança adivinhar o andamento da fábula ou inventar novos finais possíveis¹.

3 – Explore espaços ao ar livre junto com o seu filho

Outra atividade que fomenta a criatividade infantil, a iniciativa, a autoconfiança e a capacidade de resolução de problemas dos pequenos é o contato com a natureza5.

Uma ótima ideia para encorajar ainda mais a exploração de espaços como trilhas em parques, florestas, gramados e outros locais com muita natureza é montar um kit que tenha artefatos como5:

  • Papelão para descer barrancos;
  • Lupas para observar pequenos animais ou plantas;
  • Potes para guardar achados;
  • Bola e frisbee para brincar;
  • Cordas e tecidos para construir uma cabana.

Todos esses objetos vão ajudar ainda mais a liberar a criatividade infantil. Outro ponto positivo é que você vai estar facilitando a absorção de vitamina D pelo pequeno ao tomar sol ao ar livre, um dos micronutrientes cruciais para o sistema imune13

4 - Invista em brincadeiras e jogos

Brincar é tão vital quanto andar ou respirar para a criança, pois é brincando que ela experimenta, modifica e compreende o mundo ao seu redor6.

Esse é outro estímulo imprescindível para a criatividade infantil. Uma ótima sugestão é investir em brincadeiras como montar caretas em um pratinho de papelão7.

Corte várias partes de rostos impressos em revistas e disponibilize-os para que a criança pegue algumas dessas imagens e monte, em um pratinho descartável, diferentes caretas utilizando fragmentos de faces distintas7.

Peça que ela crie caras tristes, fofas, felizes, bravas, etc. Isso colabora com a identificação de sentimentos e é uma excelente atividade lúdica para crianças a partir de 3 anos7.

Conheça outras sugestões no Guia de Brincadeiras Domésticas para famílias com crianças de zero a seis anos de idade.

5 – Visite museus e espaços de aprendizado lúdicos

Também é interessante que a criança tenha contato visual com obras de arte de estilos distintos e que aprenda a apreciar diferentes linguagens como música, dança e teatro.

Assim, ela poderá fazer diversas leituras da realidade e não terá uma visão única do mundo¹.

Procure espaços culturais na sua cidade, especialmente aqueles voltados para os pequenos, como o Museu da Imaginação, em São Paulo, e deixe que eles se divirtam descobrindo esses novos mundos!

Como criar crianças criativas? Proporcione uma vida saudável!

Para criar uma criança criativa, é preciso manter a sua saúde e bem-estar, afinal, apenas com as condições adequadas os pequenos são capazes de aproveitar ao máximo o seu potencial imaginativo.

Para isso, você conta com a linha Blumel. São três itens que podem ser utilizados pelo seu filho:

  1. Blumel Imune Kids é um suplemento alimentar, disponível em solução oral, que contém o exclusivo Imuno Complex*, uma combinação das vitaminas A, C e D e os minerais Selênio e Zinco, auxiliando no fortalecimento do sistema imune das crianças. Além disso, esse produto é livre de açúcares, corantes e aromas artificiais8;
  2. Blumel Hedera é um xarope fitoterápico que tem efeito fluidificante, expectorante e broncodilatador, podendo ser usado na tosse dos pequenos, ajudando a eliminar o catarro e melhorar a respiração enquanto eles estão gripados. Ele também não tem açúcares  corantes e aromas artificiais na sua composição9-11;
  3. Blusoro Jet é um spray nasal feito à base de cloreto de sódio, que não possui conservantes e auxilia no descongestionamento do nariz e na fluidificação da secreção. Ele ainda dispõe de um bico anatômico que libera um jato suave e contínuo, ideal para a aplicação em bebês e crianças em qualquer posição, podendo ser utilizado diariamente12.

Conheça melhor a linha Blumel no nosso site!

*Produto com concentração exclusiva no mercado.

Blumel Hedera. Extrato seco de folhas de Hedera helix L. Indicações: expectorante e mucofluidificante em caso de tosse produtiva. MS 1.5584.0409. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Outubro/2021.

Blusoro. cloreto de sódio. Indicações: fluidificante e descongestionante nasal. MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC ANVISA Nº 199/2006 AFE nº 1.07817-7. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Outubro/2021.


 

1. Associação Brasileira de Educação Infantil. Como estimular a criatividade na Educação Infantil? Disponível em: https://www.asbrei.org.br/como-estimular-a-criatividade-na-educacao-infantil/ . Acesso em: outubro, 2021.2. Sociedade Brasileira de Pediatria. Pediatras destacam a importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil. 2018. Disponível em: https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/pediatras-destacam-a-importancia-das-brincadeiras-para-o-desenvolvimento-infantil/ . Acesso em: outubro, 2021.3. Sociedade Brasileira de Pediatria. Pediatras lançam livro sobre desenvolvimento infantil a partir de brincadeiras. 2019. Disponível em: https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/pediatras-lancam-livro-sobre-desenvolvimento-infantil-a-partir-de-brincadeiras/ . Acesso em: outubro, 2021.4. Sociedade Brasileira de Pediatria. Receite um livro. A importância de recomendar a leitura para crianças de 0 a 6 anos. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/sbp/Campanhas/AF357-15FIS_CampanhaPrescrevaumLivroItauCrianca_FOLHETO_19x23_V7__1_.pdf . Acesso em: outubro, 2021.5. Grupo de Trabalho em Saúde e Natureza. Manual de Orientação - Benefícios da Natureza no Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes. Sociedade Brasileira de Pediatria. 2019. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/manual_orientacao_sbp_cen_.pdf . Acesso em: outubro, 2021.6. Silva EDS, Santos SAD, Jesus VMD. O desenvolvimento cognitivo infantil sob a ótica de Jean Piaget. 2016. Disponível em: https://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2016/12/tcc9-6.pdf . Acesso em: outubro, 2021.7. Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Itaú Social. Guia de Brincadeiras Domésticas para famílias com crianças de zero a seis anos de idade. 2020. Disponível em: https://www.fmcsv.org.br/pt-BR/guia-atividades-familias-criancas-0-6-anos/ . Acesso em: outubro, 2021.8. Rotulagem do produto Blumel Imune Kids. 9. Bula do produto Blumel Hedera. 10. Rotulagem do produto Blumel Hedera. 11. Kruttschnitt E, et al. Assessment of the Efficacy and Safety of Ivy Leaf (Hedera helix) Cough Syrup Compared with Acetylcysteine in Adults and Children with Acute Bronchitis. Evid Based Complement Alternat Med. 2020 May 4; 2020:1910656. 12. Folheto do produto Blusoro Jet. 13. Cardoso AL et al. Nutrição adequada e proteção do sistema imunológico na época de Covid-19. Sociedade de Pediatria de São Paulo. 2020. Disponível em: https://www.spsp.org.br/PDF/DC_SuporteNutricional_Nutri%C3%A7%C3%A3oparaImuniza%C3%A7%C3%A3o.pdf . Acesso em: outubro, 2021.