O que é a hiperatividade infantil? Aprenda a identificá-la em 10 sintomas

Educação e ensino
Publicado em: 21/07/2022 - 00:00:00
Imagem do post O que é a hiperatividade infantil? Aprenda a identificá-la em 10 sintomas

Seu filho parece desatento, tem dificuldade de terminar qualquer tarefa, se distrai facilmente e costuma ser impulsivo? Você sabia que esses são alguns dos sintomas de hiperatividade infantil, um quadro que atinge até 5% das crianças no mundo todo?

Se você observa esses sinais no seu pequeno, é possível que ele sofra com TDAH. Mas atenção, ter um filho muito agitado não significa necessariamente que ele tenha hiperatividade infantil. Às vezes ele está apenas sendo submetido a um sistema de ensino inadequado para o seu perfil¹.

Mas como saber então se o seu filho tem hiperatividade infantil? Confira abaixo o que caracteriza esse quadro, quais são os seus sintomas e quando buscar um tratamento!

O que é a hiperatividade infantil?

Quando falamos sobre hiperatividade infantil, estamos na verdade nos referindo ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)¹.

Esse é um transtorno neurobiológico de causas genéticas, que aparece na infância e pode acompanhar a pessoa por toda a vida².

Estima-se que a hiperatividade infantil acometa de 3% a 5% das crianças em idade escolar, com prevalência no sexo masculino¹.

Apesar de haver muitas pesquisas e dados sobre essa condição, ainda há muita desinformação sobre o assunto e alguns adultos chegam a acreditar que a hiperatividade infantil é uma mentira.

No entanto, o TDAH, ou hiperatividade infantil, é reconhecido oficialmente pela Organização Mundial de Saúde. Inclusive, há um consenso internacional publicado por renomados médicos e psicólogos do mundo todo a respeito deste tema³.

Por isso, é essencial entender o que é essa condição e investigar se o seu filho não sofre com ela caso ele tenha os sinais clássicos do TDAH.

O que causa a hiperatividade infantil?

Diversas pesquisas sugerem que as causas da hiperatividade infantil são um somatório de fatores que envolvem questões anatômicas, genéticas, metabólicas, eventos psicológicos e sociais¹.

Outros estudos mostram que quem tem TDAH possui alterações na região frontal e as suas conexões com o resto do cérebro³.

Essa região é responsável pela inibição do comportamento, ou seja, por controlar as ações consideradas inadequadas, e também pela capacidade de prestar atenção, memória, autocontrole, organização e planejamento³.

Entre as causas que foram investigadas para essa alteração estão³:

  • Hereditariedade;
  • Substâncias ingeridas na gravidez, como nicotina e álcool;
  • Exposição a chumbo;
  • Sofrimento fetal.

No fim das contas, é fundamental observar os sintomas da hiperatividade infantil, para saber como identificar essa situação!

Como identificar a hiperatividade infantil? Preste atenção nesses 10 sintomas

Se você suspeita que o seu filho tenha esse quadro, provavelmente já deve ter pesquisado como identificar a hiperatividade infantil.

A melhor maneira de fazer isso é reparando se o pequeno apresenta os sintomas de hiperatividade infantil listados abaixo1-3:

  1. Agitação motora excessiva e inquietação;
  2. Fala em excesso e não consegue ficar quieto;
  3. Dificuldade em terminar uma tarefa (jogo, lição de casa, desenho);
  4. Desatenção aos detalhes, que o levam a cometer erros repetidos;
  5. Parece não escutar;
  6. Desorganização com as suas coisas;
  7. Se distrai facilmente por estímulos externos;
  8. Esquece das atividades diárias;
  9. Impulsividade (não consegue esperar a sua vez, não lê perguntas até o final antes de responder, interrompe os outros e age sem pensar);
  10. Dificuldades com regras e limites.

Apesar de ser interessante conhecer esses sintomas de hiperatividade infantil, o diagnóstico e tratamento corretos só podem ser feitos por um médico, por isso, procure um profissional de saúde se esses sinais surgirem.

O que fazer para tratar a hiperatividade infantil?

Para tratar o TDAH, ou hiperatividade infantil, é necessário que haja uma combinação de medicamentos, orientações aos pais e professores e técnicas específicas que devem ser ensinadas à criança com essa condição4.

A psicoterapia mais indicada para o acompanhamento da hiperatividade infantil é a Terapia Cognitivo Comportamental, que no Brasil pode ser realizada apenas por psicólogos4.

Também é recomendado o tratamento com fonoaudiólogo em casos específicos onde há simultaneamente dislexia e disortografia4.

Isso porque, apesar de não ser um problema de aprendizado, o TDAH prejudica e atrapalha o rendimento nos estudos, devido à desorganização, inquietude e dificuldade em manter a atenção4.

Além dos recursos terapêuticos oferecidos por médicos, psicólogos e fonoaudiólogos, os pais podem tomar as seguintes atitudes no dia a dia para facilitar a vida do filho com hiperatividade infantil, de acordo com a Associação Brasileira de Déficit de Atenção5:

  • Reforçar o que há de melhor na criança;
  • Não estabelecer comparações entre os filhos;
  • Procurar conversar sempre com o pequeno sobre como ele está se sentindo;
  • Aprender a controlar a própria impaciência;
  • Estabelecer regras e limites dentro de casa e ter atenção para obedecer-lhes também;
  • Não cobrar resultados nem perfeição, mas sim empenho;
  • Elogiar constantemente o pequeno, pois o estímulo positivo nunca é demais. Ele precisa ver que seus esforços em vencer a desatenção estão sendo reconhecidos;
  • Manter limites claros e consistentes, relembrando-os frequentemente;
  • Usar um português claro e direto, de preferência falando de frente e olhando nos olhos;
  • Não exigir mais do que a criança pode dar.

Conclusão

Proporcionar um ambiente saudável, acolhedor e um tratamento adequado para quem tem hiperatividade infantil é o melhor caminho para lidar com essa situação.

Se você se preocupa com a saúde física e mental do seu filho, com certeza está sempre buscando as melhores alternativas para quando ele está doente ou com o sistema imune enfraquecido, não é mesmo?

Nesses casos, você pode contar com a linha Blumel!

Nela você encontra Blumel Imune Kids, um suplemento alimentar disponível em solução oral, que contém o exclusivo Imuno Complex*6, uma combinação das vitaminas A, C e D e os minerais Selênio e Zinco, que auxiliam o sistema imune das crianças. Além disso, esse produto é livre de açúcares, corantes e aromas artificiais7

Também contamos com Blusoro Jet, um spray nasal feito à base de cloreto de sódio, que não possui conservantes e auxilia no descongestionamento do nariz e na fluidificação da secreção. Ele ainda dispõe de um bico anatômico que libera um jato suave e contínuo, ideal para a aplicação em bebês e crianças em qualquer posição, podendo ser utilizado diariamente8.

Já o xarope Blumel Hedera, um medicamento fitoterápico que tem efeito fluidificante, expectorante e broncodilatador, podendo ser usado na tosse dos pequenos, ajudando a eliminar o catarro e melhorar a respiração. Ele também não tem açúcares, corantes e aromas artificiais na sua composição 9-11. 

Converse com o pediatra do seu filho sobre a possibilidade de utilizar a linha Blumel e conheça melhor todos esses itens no nosso site!

Blumel Hedera. Extrato seco de folhas de Hedera helix L. Indicações: expectorante e mucofluidificante em caso de tosse produtiva. MS 1.5584.0409. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Abril/2022. 

Blusoro. cloreto de sódio. Indicações: fluidificante e descongestionante nasal. MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC ANVISA Nº 199/2006 AFE nº 1.07817-7. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Abril/2022.

Blumel Imune Kids: Alimento isento de registro conforme RDC 27/2010.

*Produto com concentração exclusiva no mercado.