Quais são as etapas do desenvolvimento infantil? Conheça as 4 fases

Educação e ensino
Publicado em: 12/07/2022 - 00:00:00
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Desde o nascimento até depois dos 12 anos de idade, as crianças passam por transformações intensas, desde falar as primeiras palavras, passando por aprender a caminhar e até questionar os valores ensinados. Mas você sabe quais são as etapas do desenvolvimento infantil e o que é esperado de cada uma delas?

Essas fases foram descritas por Jean Piaget e são relevantes não só para a escola, mas também para que pais e responsáveis possam estimular o aprendizado adequado dos pequenos.

Aprenda na prática quais são as quatro etapas do desenvolvimento infantil segundo Piaget e saiba como incentivar o seu filho nesse processo!

O que é o desenvolvimento infantil?

De acordo com o Ministério da Saúde, desenvolvimento é um conceito amplo, que se refere a uma transformação complexa, contínua, dinâmica e progressiva, que além do crescimento abrange a maturação, aprendizagem e aspectos psíquicos e sociais².

Quando falamos sobre as etapas do desenvolvimento infantil, estamos nos referindo à aquisição de novas funções e habilidades motoras, sociais e intelectuais, que ocorre em estágios ordenados¹.

No caso dos pequenos, eles possuem necessidades específicas para cada fase do desenvolvimento e apresentam desigualdades não só biológicas, mas também sociais¹.

Por isso, toda criança deve ser observada e acompanhada a partir de suas especificidades¹.

Para assimilar melhor esse tema, é preciso conhecer dois conceitos que estão relacionados às etapas do desenvolvimento infantil¹:

  1. Crescimento: é o aumento da massa corporal e as mudanças de tamanho, sendo avaliado pelas medidas de peso, altura, PC e IMC;
  2. Desenvolvimento: é o processo pelo qual indivíduos adquirem capacidades funcionais, por meio de fenômenos como maturação, diferenciação e integração de funções.

Esses dois âmbitos estão diretamente associados à trajetória de maturação física, psíquica e social dos pequenos.

Por sua vez, a importância das etapas do desenvolvimento infantil e de entender esses conceitos é perceber os fatores que contribuem para a construção do aprendizado e que influenciam nesse crescimento³.

Dessa forma, você pode descobrir quais atividades lúdicas são interessantes para encorajar o pequeno nessas fases e também reconhecer quando ele precisa de ajuda médica.

Quais são as etapas do desenvolvimento infantil segundo Piaget? Veja as 4 fases

Um dos principais estudiosos sobre o desenvolvimento infantil e a aprendizagem como interação social foi Jean Piaget, um biólogo sueco nascido em 1896³.

Apesar de ter elaborado a sua teoria no século XX, as suas ideias ainda são muito valiosas para compreender como as crianças se desenvolvem e podem ser incentivadas nesse caminho³.

As etapas do desenvolvimento infantil segundo Piaget englobam quatro fases que vão desde o nascimento e continuam ao longo da adolescência.

Conheça melhor cada uma delas abaixo!

1 - Sensório-motor - de 0 a 2 anos

Nesta primeira fase, a criança começa a explorar o seu meio físico por intermédio dos seus esquemas motores³.

O desenvolvimento físico é muito acelerado e as estruturas ósseas, musculares e neurológicas permitem o surgimento de novos comportamentos, como sentar, engatinhar e andar¹.

Já a principal característica cognitiva dessa etapa é o fato de que a criança não consegue representar mentalmente os objetos, o que é chamado de ausência da função semiótica³.

2 - Pré-operatório - de 2 a 7/8 anos

Uma particularidade marcante desse período é o uso da linguagem articulada. Inclusive, a partir dos 4 anos, a criança começa a fortalecer o pensamento intuitivo, vinculando inteligência e pensamento¹.

Essa é a famosa fase dos "porquês", na qual ela não aceita a ideia do acaso e entende que tudo precisa de uma explicação¹.

Além disso, ela também passa pela fase da simulação do "como se", envolvendo ideias de fantasias e super-heróis, por exemplo¹.

Outro ponto marcante é que o pequeno está apto a evocar objetos ausentes, ou seja, ele já assimila a diferença entre aquilo que ele vê e o que ele já viu³.

Por meio da imagem mental, a criança imita gestos, mesmo sem ter os modelos presentes naquele momento³.

3 - Operatório-concreto - de 8 a 11 anos

Aqui, a criança já consegue realizar um ato interiorizado, ou seja, executada em pensamento antes. Ela também é capaz de coordenar várias ações³.

As noções de tempo, espaço, velocidade, ordem e causalidade começam a ser consolidadas na memória do pequeno, que já pode relacionar diferentes aspectos da realidade¹.

Mais uma característica interessante é que ela já está apta a considerar o ponto de vista do outro, ou seja, está saindo de uma fase conhecida como egocêntrica, na qual só compreende a si mesma³.

4 - Operatório-formal - 12 anos em diante

Por fim, a última etapa descrita por Piaget é aquela a partir dos 12 anos, quando o adolescente já combina proporções, tem noções probabilísticas, raciocínio hipotético e dedutivo de forma complexa e abstrata³.

É nessa fase que os adolescentes passam a questionar os valores dos pais e construir os seus próprios, porque se tornam mais conscientes do próprio pensamento e conseguem refletir sobre essas questões³.

Quais são os principais marcos das etapas do desenvolvimento infantil?

Além de constatar a importância das etapas do desenvolvimento infantil descritas por Piaget, é imprescindível estar atento aos marcos relativos às fases de crescimento dos pequenos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria4, esses marcos são os listados abaixo. 

 

IDADE

 

MOTOR

INTERAÇÃO COM O MEIO DE VIDA

 

LINGUAGEM

< 1 m

Vira a cabeça, atitude de flexão dos 4 membros.

Tem preferência visual pela face humana.

Tem choro pela fome,

pela posição em que é colocada.

1 m

Segue pessoas com o olhar. Pernas mais estendidas.

Reage a estímulos sonoros e luminosos. Movimenta o corpo em resposta à voz. Começa a sorrir.

 

2 m

Levanta a cabeça quando deitada em decúbito ventral.

Cabeça sustentada no nível da cabeça, se levantada pela barriga.

Sorriso social.

Emite sons em resposta à voz humana.

3 m

Sustenta totalmente a cabeça.

Quando deitada, levanta a cabeça e o peito. Mantém braços estendidos. Cabeça sustentada acima da cabeça, se levantada pela barriga.

Interage com as pessoas

de maneira mais prolongada.

Emite espontaneamente sons que imitam vogais (“aaaa”, “éééé”).

4 m

Predomina postura assimétrica. Mãos na linha média. Apanha objetos e leva-os à boca. Gosta de ficar sentada com suporte completo do tronco. Quando colocada em pé, empurra o apoio com os pés.

Dá gargalhadas.

Fica agitada ao visualizar refeições preparadas.

Pode resmungar ou chorar ao afastar-se de pessoas com as quais estabeleceu contato social.

 

5 m

Segura seus pés.

 

 

6 m

Senta-se com apoio.

Transfere objetos de uma mão à outra.

Inclina-se para ir ao encontro de pessoa que lhe estendeu as mãos. Prefere a mãe a outras pessoas (estranha).

Emite sons formados por sílabas repetidas (lalação).

Balbucia.

8 m

Senta-se sem apoio. Arrasta-se ou engatinha.

Apanha objetos com movimento de pinça (dedos polegar e indicador)

Responde quando chamada pelo nome. Faz movimento com as mãos simbolizando “até logo”.

Fala duas palavras

12 m

Anda pelo menos com apoio.

Pode andar sem apoio a partir dos dez e no máximo até os 16 meses.

Solta objeto que está segurando quando solicitada por voz ou gesto.

Fala quatro palavras.

15 m

Anda sozinha.

Arrasta-se para subir em objetos.

Segue ordens simples.

Pode falar nomes de objetos de fácil pronúncia.

18 m

Ao correr, movimenta o corpo em bloco. Senta-se a partir da posição ereta.

Come sozinha.

Procura ajuda em situações de perigo. Beija familiares.

Fala dez palavras.

Pode reconhecer partes do corpo.

2 a

Corre com desenvoltura. Abre portas.

Sobe em cadeiras.

Ajuda no vestir. Manuseia bem colheres.

Começa a formar frases.

3 a

Pula. Fica em um pé só.

Participa de jogos e brincadeiras. Controla evacuação e micção diurna.

Diz a sua idade e sexo. Conta até três objetos.

4 a

Joga objetos. Escala obstáculos.

Interage bem com crianças.

Conta histórias.

5 a

 

Veste-se e despe-se.

Pergunta sobre o significado das palavras.

Forma frases longas, de até 10 palavras.

           

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria4

Tendo em mente essas referências, é possível saber o que é esperado da criança ao longo dos anos e, caso necessário, procurar ajuda médica quando ela não consegue adquirir essas habilidades.

 Afinal, como estimular o desenvolvimento adequado do meu filho?

Como as etapas do desenvolvimento infantil envolvem a relação da criança com a sua cultura, ou seja, com o ambiente familiar, escolar e outras redes de apoio, todas essas pessoas são fundamentais neste processo.

Para isso, é importante optar por escolas que proporcionem atividades lúdicas, que favoreçam a interação da criança com o mundo ao redor de maneira autônoma e segura e que apostem em ações dinâmicas para a construção cognitiva³.

Em casa, também é possível investir em atitudes que estimulem o seu filho a explorar o ambiente. Por exemplo, brincar é tão vital quanto andar ou respirar, pois é brincando que ele experimenta, modifica e compreende o mundo ao seu redor³.

Diante disso, todo brinquedo é educativo, no entanto, quanto mais inacabado ele for, mais possibilidades ele traz, o que é um atrativo para as crianças que podem reinventar os objetos³.

Além de tudo isso, para garantir que o seu filho se desenvolva adequadamente, seja psicológica, motora ou socialmente, é crucial assegurar que a sua saúde física esteja protegida e fortalecida.

Para essa missão, você conta com a linha Blumel, que contém três produtos essenciais para o bem-estar e fortalecimento do sistema imunológico do seu filho:

  1. Blumel Imune é um suplemento alimentar, disponível em solução oral ou gomas, que contém o exclusivo Imuno Complex, uma combinação das vitaminas A, C e D e os minerais Selênio e Zinco5, auxiliando no fortalecimento do sistema imune das crianças. Além disso, esse produto é livre de açúcares, corantes e aromas artificiais;
  2. Blumel Hedera6 é um xarope fitoterápico que tem efeito fluidificante, mucolítico, expectorante e broncodilatador6 7 8, podendo ser usado na tosse dos pequenos, ajudando a eliminar o catarro e melhorar a respiração enquanto eles estão gripados. Ele também não tem açúcares nem corantes na sua composição6;
  3. Blusoro Jet9 é um spray nasal feito à base de cloreto de sódio, que não possui conservantes e auxilia no descongestionamento do nariz e na fluidificação da secreção. Ele ainda dispõe de um bico anatômico que libera um jato suave e contínuo, ideal para a aplicação em bebês e crianças em qualquer posição, podendo ser utilizado diariamente.

Lembre-se sempre de consultar um médico antes de iniciar qualquer tratamento com o seu filho, ok?

Entendeu exatamente quais são as etapas do desenvolvimento infantil e a sua importância? Continue lendo outros posts no nosso blog sobre a saúde e educação dos pequenos!

Blumel Hedera. Extrato seco de folhas de Hedera helix L. Indicações: expectorante e mucofluidificante em caso de tosse produtiva. MS 1.5584.0409. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Outubro/2021.

Blusoro. cloreto de sódio. Indicações: fluidificante e descongestionante nasal. MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC ANVISA Nº 199/2006 AFE nº 1.07817-7. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Outubro/2021.