Desde o nascimento até depois dos 12 anos de idade, as crianças passam por transformações intensas, desde falar as primeiras palavras, passando por aprender a caminhar e até questionar os valores ensinados. Mas você sabe quais são as etapas do desenvolvimento infantil e o que é esperado de cada uma delas?
Essas fases foram descritas por Jean Piaget e são relevantes não só para a escola, mas também para que pais e responsáveis possam estimular o aprendizado adequado dos pequenos.
Aprenda na prática quais são as quatro etapas do desenvolvimento infantil segundo Piaget e saiba como incentivar o seu filho nesse processo!
O que é o desenvolvimento infantil?
De acordo com o Ministério da Saúde, desenvolvimento é um conceito amplo, que se refere a uma transformação complexa, contínua, dinâmica e progressiva, que além do crescimento abrange a maturação, aprendizagem e aspectos psíquicos e sociais².
Quando falamos sobre as etapas do desenvolvimento infantil, estamos nos referindo à aquisição de novas funções e habilidades motoras, sociais e intelectuais, que ocorre em estágios ordenados¹.
No caso dos pequenos, eles possuem necessidades específicas para cada fase do desenvolvimento e apresentam desigualdades não só biológicas, mas também sociais¹.
Por isso, toda criança deve ser observada e acompanhada a partir de suas especificidades¹.
Para assimilar melhor esse tema, é preciso conhecer dois conceitos que estão relacionados às etapas do desenvolvimento infantil¹:
- Crescimento: é o aumento da massa corporal e as mudanças de tamanho, sendo avaliado pelas medidas de peso, altura, PC e IMC;
- Desenvolvimento: é o processo pelo qual indivíduos adquirem capacidades funcionais, por meio de fenômenos como maturação, diferenciação e integração de funções.
Esses dois âmbitos estão diretamente associados à trajetória de maturação física, psíquica e social dos pequenos.
Por sua vez, a importância das etapas do desenvolvimento infantil e de entender esses conceitos é perceber os fatores que contribuem para a construção do aprendizado e que influenciam nesse crescimento³.
Dessa forma, você pode descobrir quais atividades lúdicas são interessantes para encorajar o pequeno nessas fases e também reconhecer quando ele precisa de ajuda médica.
Quais são as etapas do desenvolvimento infantil segundo Piaget? Veja as 4 fases
Um dos principais estudiosos sobre o desenvolvimento infantil e a aprendizagem como interação social foi Jean Piaget, um biólogo sueco nascido em 1896³.
Apesar de ter elaborado a sua teoria no século XX, as suas ideias ainda são muito valiosas para compreender como as crianças se desenvolvem e podem ser incentivadas nesse caminho³.
As etapas do desenvolvimento infantil segundo Piaget englobam quatro fases que vão desde o nascimento e continuam ao longo da adolescência.
Conheça melhor cada uma delas abaixo!
1 - Sensório-motor - de 0 a 2 anos
Nesta primeira fase, a criança começa a explorar o seu meio físico por intermédio dos seus esquemas motores³.
O desenvolvimento físico é muito acelerado e as estruturas ósseas, musculares e neurológicas permitem o surgimento de novos comportamentos, como sentar, engatinhar e andar¹.
Já a principal característica cognitiva dessa etapa é o fato de que a criança não consegue representar mentalmente os objetos, o que é chamado de ausência da função semiótica³.
2 - Pré-operatório - de 2 a 7/8 anos
Uma particularidade marcante desse período é o uso da linguagem articulada. Inclusive, a partir dos 4 anos, a criança começa a fortalecer o pensamento intuitivo, vinculando inteligência e pensamento¹.
Essa é a famosa fase dos "porquês", na qual ela não aceita a ideia do acaso e entende que tudo precisa de uma explicação¹.
Além disso, ela também passa pela fase da simulação do "como se", envolvendo ideias de fantasias e super-heróis, por exemplo¹.
Outro ponto marcante é que o pequeno está apto a evocar objetos ausentes, ou seja, ele já assimila a diferença entre aquilo que ele vê e o que ele já viu³.
Por meio da imagem mental, a criança imita gestos, mesmo sem ter os modelos presentes naquele momento³.
3 - Operatório-concreto - de 8 a 11 anos
Aqui, a criança já consegue realizar um ato interiorizado, ou seja, executada em pensamento antes. Ela também é capaz de coordenar várias ações³.
As noções de tempo, espaço, velocidade, ordem e causalidade começam a ser consolidadas na memória do pequeno, que já pode relacionar diferentes aspectos da realidade¹.
Mais uma característica interessante é que ela já está apta a considerar o ponto de vista do outro, ou seja, está saindo de uma fase conhecida como egocêntrica, na qual só compreende a si mesma³.
4 - Operatório-formal - 12 anos em diante
Por fim, a última etapa descrita por Piaget é aquela a partir dos 12 anos, quando o adolescente já combina proporções, tem noções probabilísticas, raciocínio hipotético e dedutivo de forma complexa e abstrata³.
É nessa fase que os adolescentes passam a questionar os valores dos pais e construir os seus próprios, porque se tornam mais conscientes do próprio pensamento e conseguem refletir sobre essas questões³.
Quais são os principais marcos das etapas do desenvolvimento infantil?
Além de constatar a importância das etapas do desenvolvimento infantil descritas por Piaget, é imprescindível estar atento aos marcos relativos às fases de crescimento dos pequenos.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria4, esses marcos são os listados abaixo.
IDADE |
MOTOR |
INTERAÇÃO COM O MEIO DE VIDA |
LINGUAGEM |
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< 1 m |
Vira a cabeça, atitude de flexão dos 4 membros. |
Tem preferência visual pela face humana. |
Tem choro pela fome, pela posição em que é colocada. |
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1 m |
Segue pessoas com o olhar. Pernas mais estendidas. |
Reage a estímulos sonoros e luminosos. Movimenta o corpo em resposta à voz. Começa a sorrir. |
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2 m |
Levanta a cabeça quando deitada em decúbito ventral. Cabeça sustentada no nível da cabeça, se levantada pela barriga. |
Sorriso social. |
Emite sons em resposta à voz humana. |
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3 m |
Sustenta totalmente a cabeça. Quando deitada, levanta a cabeça e o peito. Mantém braços estendidos. Cabeça sustentada acima da cabeça, se levantada pela barriga. |
Interage com as pessoas de maneira mais prolongada. |
Emite espontaneamente sons que imitam vogais (“aaaa”, “éééé”). |
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4 m |
Predomina postura assimétrica. Mãos na linha média. Apanha objetos e leva-os à boca. Gosta de ficar sentada com suporte completo do tronco. Quando colocada em pé, empurra o apoio com os pés. |
Dá gargalhadas. Fica agitada ao visualizar refeições preparadas. Pode resmungar ou chorar ao afastar-se de pessoas com as quais estabeleceu contato social. |
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5 m |
Segura seus pés. |
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6 m |
Senta-se com apoio. Transfere objetos de uma mão à outra. |
Inclina-se para ir ao encontro de pessoa que lhe estendeu as mãos. Prefere a mãe a outras pessoas (estranha). |
Emite sons formados por sílabas repetidas (lalação). Balbucia. |
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8 m |
Senta-se sem apoio. Arrasta-se ou engatinha. Apanha objetos com movimento de pinça (dedos polegar e indicador) |
Responde quando chamada pelo nome. Faz movimento com as mãos simbolizando “até logo”. |
Fala duas palavras |
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12 m |
Anda pelo menos com apoio. Pode andar sem apoio a partir dos dez e no máximo até os 16 meses. |
Solta objeto que está segurando quando solicitada por voz ou gesto. |
Fala quatro palavras. |
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15 m |
Anda sozinha. Arrasta-se para subir em objetos. |
Segue ordens simples. |
Pode falar nomes de objetos de fácil pronúncia. |
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18 m |
Ao correr, movimenta o corpo em bloco. Senta-se a partir da posição ereta. |
Come sozinha. Procura ajuda em situações de perigo. Beija familiares. |
Fala dez palavras. Pode reconhecer partes do corpo. |
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2 a |
Corre com desenvoltura. Abre portas. Sobe em cadeiras. |
Ajuda no vestir. Manuseia bem colheres. |
Começa a formar frases. |
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3 a |
Pula. Fica em um pé só. |
Participa de jogos e brincadeiras. Controla evacuação e micção diurna. |
Diz a sua idade e sexo. Conta até três objetos. |
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4 a |
Joga objetos. Escala obstáculos. |
Interage bem com crianças. |
Conta histórias. |
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5 a |
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Veste-se e despe-se. Pergunta sobre o significado das palavras. |
Forma frases longas, de até 10 palavras. |
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Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria4
Tendo em mente essas referências, é possível saber o que é esperado da criança ao longo dos anos e, caso necessário, procurar ajuda médica quando ela não consegue adquirir essas habilidades.
Afinal, como estimular o desenvolvimento adequado do meu filho?
Como as etapas do desenvolvimento infantil envolvem a relação da criança com a sua cultura, ou seja, com o ambiente familiar, escolar e outras redes de apoio, todas essas pessoas são fundamentais neste processo.
Para isso, é importante optar por escolas que proporcionem atividades lúdicas, que favoreçam a interação da criança com o mundo ao redor de maneira autônoma e segura e que apostem em ações dinâmicas para a construção cognitiva³.
Em casa, também é possível investir em atitudes que estimulem o seu filho a explorar o ambiente. Por exemplo, brincar é tão vital quanto andar ou respirar, pois é brincando que ele experimenta, modifica e compreende o mundo ao seu redor³.
Diante disso, todo brinquedo é educativo, no entanto, quanto mais inacabado ele for, mais possibilidades ele traz, o que é um atrativo para as crianças que podem reinventar os objetos³.
Além de tudo isso, para garantir que o seu filho se desenvolva adequadamente, seja psicológica, motora ou socialmente, é crucial assegurar que a sua saúde física esteja protegida e fortalecida.
Para essa missão, você conta com a linha Blumel, que contém três produtos essenciais para o bem-estar e fortalecimento do sistema imunológico do seu filho:
- Blumel Imune é um suplemento alimentar, disponível em solução oral ou gomas, que contém o exclusivo Imuno Complex, uma combinação das vitaminas A, C e D e os minerais Selênio e Zinco5, auxiliando no fortalecimento do sistema imune das crianças. Além disso, esse produto é livre de açúcares, corantes e aromas artificiais;
- Blumel Hedera6 é um xarope fitoterápico que tem efeito fluidificante, mucolítico, expectorante e broncodilatador6 7 8, podendo ser usado na tosse dos pequenos, ajudando a eliminar o catarro e melhorar a respiração enquanto eles estão gripados. Ele também não tem açúcares nem corantes na sua composição6;
- Blusoro Jet9 é um spray nasal feito à base de cloreto de sódio, que não possui conservantes e auxilia no descongestionamento do nariz e na fluidificação da secreção. Ele ainda dispõe de um bico anatômico que libera um jato suave e contínuo, ideal para a aplicação em bebês e crianças em qualquer posição, podendo ser utilizado diariamente.
Lembre-se sempre de consultar um médico antes de iniciar qualquer tratamento com o seu filho, ok?
Entendeu exatamente quais são as etapas do desenvolvimento infantil e a sua importância? Continue lendo outros posts no nosso blog sobre a saúde e educação dos pequenos!
Blumel Hedera. Extrato seco de folhas de Hedera helix L. Indicações: expectorante e mucofluidificante em caso de tosse produtiva. MS 1.5584.0409. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Outubro/2021.
Blusoro. cloreto de sódio. Indicações: fluidificante e descongestionante nasal. MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC ANVISA Nº 199/2006 AFE nº 1.07817-7. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Outubro/2021.