Aprenda 7 maneiras de como fortalecer o sistema imunológico infantil

Imunidade
Publicado em: 27/04/2022 - 00:00:00
Imagem do post Aprenda 7 maneiras de como fortalecer o sistema imunológico infantil

A preocupação com a imunidade dos pequenos, especialmente com infecções comuns que ocorrem o ano todo provenientes de vírus e bactérias, é muito importante, afinal, as crianças ainda estão desenvolvendo o seu sistema imunológico.

O sistema imunológico atua na defesa contra agentes causadores de doenças, como vírus, bactérias e fungos e a criança vai desenvolvendo esse sistema ao longo da sua primeira década de vida.

Mas você sabe como é possível fortalecer o sistema imunológico infantil? Por meio de hábitos saudáveis, de alimentação adequada, sono tranquilo, hidratação, atividades físicas, entre outros, é possível melhorar a imunidade dos pequenos e auxiliar na prevenção e combate às doenças.

Saiba como fortalecer o sistema imunológico infantil com as nossas sete dicas.

Por que é importante fortalecer o sistema imunológico infantil?

Estudos mostram que anualmente de 20% a 30% das crianças são infectadas por alguma virose¹, por isso é importante ficar atenta ao fortalecimento do sistema imunológico delas.

O outono e o inverno são períodos reconhecidos de maior incidência de doenças respiratórias. O frio e o ar seco tendem a aumentar a produção de muco e secreção nasal, disseminando vírus como do resfriado e da gripe. Mais recentemente, muitos pais e mães estão se preocupando também com a disseminação da Covid-19.

Apesar da preocupação maior de pais e mães nos meses de frio, é fundamental fortalecer o sistema imunológico das crianças o ano todo. Afinal, as doenças circulam em qualquer época do ano e o fortalecimento da imunidade traz benefícios na promoção de uma vida mais saudável.

Como fortalecer o sistema imunológico infantil? 7 dicas

Um estilo de vida saudável, especialmente para crianças, inclui uma alimentação adequada, atividade física, banhos de sol, um sono regulado, a aplicação regular da vacinação e a manutenção de hábitos de higiene.

Tudo isso irá auxiliar a fortalecer o sistema imunológico infantil e deve ser feito independentemente se a criança está doente ou não, para manter a sua qualidade de vida. Entenda melhor cada fator relacionado a isso:

1 - Alimentação

Uma alimentação adequada e saudável é um fator chave no fortalecimento da imunidade infantil.

Uma dieta ideal é aquela com variedade de frutas, hortaliças, proteínas de fonte animal e vegetal, carboidratos e gorduras em porções adequadas.

Isso porque os alimentos vão atuar na manutenção e no fortalecimento da imunidade. Para isso, é preciso ingerir os nutrientes essenciais², que são:

  • Zinco
  • Ferro
  • Selênio
  • Magnésio
  • Vitaminas do complexo B
  • Vitamina C
  • Vitamina E
  • Vitamina A
  • Vitamina D

Esses nutrientes e micronutrientes atuam em diversos aspectos da saúde, no crescimento e desenvolvimento, na reposição da energia da criança, e como antioxidante². Cada um deles tem um papel específico e essencial no desenvolvimento da saúde da criança.

Caso a criança não consuma e absorva muitos desses nutrientes, ela pode prejudicar o seu sistema imunológico, aumentando o risco de adoecer.

Entre os alimentos indicados pela Sociedade Brasileira de Pediatra (SBP)² e que são ricos nesses nutrientes estão:

  1. Leguminosas (feijão, soja, lentilha, grão de bico)
  2. Hortaliças (verduras e legumes)
  3. Frutas
  4. Oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas)
  5. Óleo de soja e canola
  6. Azeite
  7. Leite e derivados
  8. Carnes bovina, suína e aves
  9. Peixes
  10. Ovos

É importante ressaltar que os alimentos frescos como hortaliças devem ser bem higienizados. A solução recomendada pela SBP² é lavar os alimentos com água corrente durante 15 minutos.

Eles devem estar imersos em uma solução de água com hipoclorito de sódio a 2,5% (água sanitária sem perfume). A dose indicada é de uma colher de sopa para cada litro de água, para retirar microorganismos, larvas e sujeiras em geral que por ventura estejam nos alimentos.

É muito importante fazer um acompanhamento com uma nutricionista para fazer o cardápio ideal para seu filho e que atenda as necessidades.

2 - Atividade física

A prática de atividade física constante também é importante para fortalecer o sistema imunológico e para manter uma vida saudável.

Entre as atividades recomendadas pelo Ministério da Saúde³ estão:

  • Caminhar
  • Andar de bicicleta
  • Passear com o cachorro
  • Jogar bola
  • Pular corda
  • Brincar de esconde-esconde e pega-pega

Outras práticas e atividades físicas podem ser incorporadas às rotinas das crianças conforme o seu desenvolvimento.

Entre as orientações para crianças e adolescentes estão a prática de atividades físicas pelo menos 60 minutos por dia, de intensidade moderada a vigorosa, para que a criança cresça de maneira saudável⁴.

Um dos objetivos da prática de atividades físicas é combater a obesidade infantil, que acarreta em uma maior disposição ao desenvolvimento de diabetes, hipertensão, asma e outras doenças.

Além disso, entre os benefícios dos exercícios estão a redução da pressão arterial, melhora da cognição, da autoestima, do sentimento de bem-estar e socialização da criança⁴.

3 - Tomar sol

A exposição ao sol é fundamental para a absorção da vitamina D, um dos principais micronutrientes no fortalecimento do sistema imunológico infantil.

O ideal é que a criança tome sol 15 minutos por dia⁵, com a maior parte possível do corpo exposta para melhorar a absorção da vitamina. Apesar de o melhor horário do sol para absorver vitamina D seja das 10h às 15h, esse período também é o mais prejudicial para a pele, caso não se use protetor solar.

Por isso é importante equilibrar a absorção de vitamina D pelo sol com a ingestão de alimentos ricos no micronutriente e, se necessário, suplementos.

É possível, inclusive, aliar a exposição ao sol com alguma das atividades físicas sugeridas.

4 - Sono

A boa qualidade do sono é outro fator fundamental no desenvolvimento e fortalecimento de uma boa imunidade.

É importantegarantir o número de horas adequadas de sono para que o corpo se recupere do cansaço e não fique suscetível a doenças.

A quantidade ideal de sono para cada idade, de acordo com a Sleep Foundation⁶, é de:

  • 1-2 anos: 11 a 14 horas
  • 3-5 anos: 10 a 13 horas
  • 6-13 anos: 9-11 horas

A falta de sono pode aumentar a produção de cortisol, hormônio relacionado ao stress⁷ e que diminui a imunidade. Além disso, durante o sono, o organismo libera hormônios de crescimento e produz anticorpos.

Entre as dicas disponibilizadas pela SBP⁸ para uma melhor higiene do sono das crianças estão:

  1. Criar uma rotina para a hora de dormir
  2. Proporcionar um ambiente propício ao sono
  3. Manter o mesmo horário para dormir e acordar todos os dias, mesmo aos finais de semana

5 - Vacinação

A vacinação é essencial para manter uma criança saudável, fortalecer o sistema imunológico e prevenir contra doenças como sarampo, meningite e varicela.

A recomendação do Ministério da Saúde³ é procurar o centro de saúde ou equipe de saúde responsável pelo seu bairro e consultar o calendário básico de vacinação. Ela é gratuita e todos os serviços seguem as mesmas regras de aplicação.

6 - Lavar bem as mãos

As mãos devem ser limpas com frequência para evitar a transmissão de viroses. Além disso, é importante evitar colocar a mão nos olhos, boca e nariz, para coibir essa transmissão.

Isso porque as mãos podem estar contaminadas por brincar no chão, tocar nos brinquedos ou ir ao banheiro.

É fundamental limpar e ensinar as crianças desde pequenas sobre a importância e como lavar as mãos.

7 - Hidratação

Por fim, o consumo adequado de água e a hidratação das crianças ajuda no bom funcionamento do corpo e faz parte do conjunto de hábitos saudáveis para fortalecer a imunidade infantil.

Ao colocar em prática as sete dicas listadas, elas irão auxiliar no fortalecimento da imunidade da sua criança e melhorar a qualidade de vida dela.

Além dessas dicas, é imprescindível o acompanhamento de uma pessoa profissional da saúde para ajudar no sistema imunológico infantil.

Caso você esteja buscando mais maneiras de como fortalecer a imunidade dos pequenos, a Sociedade de Pediatria de São Paulo⁹ indica que a suplementação de micronutrientes é segura e eficaz para melhorar a função imunológica das crianças.