Como tratar virose em criança? Conheça os principais sintomas e tratamentos

Saúde e bem estar
Publicado em: 21/07/2022 - 00:00:00
Imagem do post Como tratar virose em criança? Conheça os principais sintomas e tratamentos

Alguma vez você já levou o seu filho ao médico com sintomas como febre, tosse, coriza, dor de garganta e ele disse que a criança tem uma virose? Se sim, você sabe o que isso significa na prática?

A virose em criança é um quadro pediátrico que se desenvolve por conta de uma infecção causada por algum vírus, que costuma ter uma resolução natural em alguns dias, mas que pode provocar sintomas incômodos e que atrapalham a qualidade de vida, bem-estar e sono dos pequenos.

Entenda em detalhes o que é a virose em criança, como tratá-la e como preveni-la!

O que é a virose em criança?

A virose em criança nada mais é do que uma doença provocada por algum vírus que o pediatra não sabe identificar exatamente qual é. Em geral, ela passa sozinha, ou seja, quem a cura é o próprio sistema imunológico do corpo¹.

Isso significa que para curar a virose em criança o seu filho não precisa tomar nenhum antibiótico, pois ele é indicado apenas para infecções originadas por bactérias².

Essas viroses em crianças são tão habituais que podem chegar a acometer os menores de cinco anos de idade de seis a oito vezes anualmente¹.

Nos bebês, as viroses em crianças costumam ocorrer com ainda mais frequência, inclusive uma seguida da outra. Isso acontece porque aos nove meses de idade eles começam a entrar em contato com diferentes tipos de vírus e já não contam mais com os anticorpos maternos para protegê-los¹.

A partir dessas infecções é que o seu organismo vai aprender a se defender contra as viroses e criar a própria memória imunológica¹.

Os tipos mais comuns de virose em criança, que acarretam problemas gastrointestinais e respiratórios³, são causados pelos seguintes vírus2,3:

  • Influenza (vírus da gripe);
  • Parainfluenza;
  • Vírus Sincicial respiratório;
  • Coronavírus;
  • Rinovirus;
  • Rotavírus;
  • Adenovírus.

Veja abaixo os sintomas de viroses em crianças!

Quais são os sintomas de virose em criança?

Nas viroses respiratórias em crianças, os sintomas mais frequentes são3:

Já nas viroses em criança que são gastrointestinais, os principais sinais são3:

  • Febre;
  • Náusea;
  • Falta de apetite;
  • Vômito;
  • Dor abdominal.

Como tratar a virose em criança?

O período que o corpo leva para curar uma virose na criança é bastante variável. Se a tosse durar dois ou três dias, ela pode ser tratada com naturalidade, mas se estiver acompanhada de cansaço é sinal de atenção e necessidade maior de acompanhamento médico¹.

Ou seja, não há uma resposta fixa para a pergunta "quanto tempo dura uma virose infantil?", pois isso depende do vírus que infectou o pequeno. A gripe, por exemplo, costuma levar de sete a dez dias para passar6.

Diante disso, muitos pais buscam como tratar a virose em criança. Entre as melhores soluções para amenizar essa condição estão1-3:

  • Fluidificar as secreções;
  • Estimular a expectoração;
  • Manter uma alimentação saudável (principalmente quando se trata do leite materno nos lactentes);
  • Isolar o pequeno no momento da doença;
  • Incentivar a ingestão de muita água;
  • Fazer lavagem das narinas com soro fisiológico;
  • Utilizar antitérmicos, se receitados pelo médico, para aliviar a febre.

O que é bom para a virose em criança? Saiba como prevenir!

No fim das contas, o que é bom para a virose em criança é tentar evitar ao máximo essa situação!

As atitudes que devem ser tomadas para prevenir uma virose em criança, como gripes e resfriados, são as seguintes3-5:

  • Manter a vacinação em dia (especialmente contra os vírus influenza e rotavírus);
  • Higienizar frequentemente as mãos, lavando-as com água e sabão ou utilizando álcool 70%;
  • Evitar tocar as mucosas dos olhos, nariz e boca;
  • Usar lenço descartável para limpar o nariz;
  • Cobrir nariz e boca ao espirrar e tossir;
  • Manter ambientes bem ventilados;
  • Evitar contato próximo com pessoas que estão com sintomas de viroses;
  • Se possível, não sair de caso enquanto estiver no período de transmissão da enfermidade;
  • Evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas;
  • Estimular hábitos saudáveis nas crianças, como uma boa alimentação rica em vitaminas e minerais e hidratação constante;
  • Evitar expor o pequeno ao fumo;
  • Fazer a higiene da cavidade nasal com uma solução salina;

Lembre-se que essas medidas buscam evitar a virose em crianças, mas elas não são capazes de garantir que o seu filho nunca ficará doente.

Por isso, é preciso estar sempre atento aos sintomas do pequeno, consultar um médico quando necessário e utilizar os melhores medicamentos indicados por ele!

Quais medicamentos usar quando a criança está com virose?

Como você viu, as viroses em crianças são combatidas pelo próprio sistema imunológico dos pequenos. No entanto, é possível usar medicamentos para aliviar os sintomas, fluidificando e expectorando as secreções¹. Para isso, você pode contar com a linha Blumel!

Nela, você encontra o xarope Blumel Hedera, um medicamento fitoterápico que tem efeito fluidificante, expectorante e broncodilatador, podendo ser usado na tosse dos pequenos, ajudando a eliminar o catarro e melhorar a respiração. Ele também não tem açúcares, corantes e aromas artificiais na sua composição 6-8

Já o Blusoro Jet é um spray nasal feito à base de cloreto de sódio, que não possui conservantes e auxilia no descongestionamento do nariz e na fluidificação da secreção. Ele ainda dispõe de um bico anatômico que libera um jato suave e contínuo, ideal para a aplicação em bebês e crianças em qualquer posição, podendo ser utilizado diariamente9

Pensando no fortalecimento do sistema imunológico dos pequenos, a nossa linha conta com Blumel Imune Kids, um suplemento alimentar disponível em solução oral, que contém o exclusivo Imuno Complex*10, uma combinação das vitaminas A, C e D e os minerais Selênio e Zinco, auxiliando o sistema imune das crianças. Além disso, esse produto é livre de açúcares, corantes e aromas artificiais11

Converse com o pediatra do seu filho sobre a possibilidade de utilizar a linha Blumel e conheça melhor todos esses itens no nosso site!

Blumel Hedera. Extrato seco de folhas de Hedera helix L. Indicações: expectorante e mucofluidificante em caso de tosse produtiva. MS 1.5584.0409. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Abril/2022. 

Blusoro. cloreto de sódio. Indicações: fluidificante e descongestionante nasal. MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC ANVISA Nº 199/2006 AFE nº 1.07817-7. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Abril/2022.

Blumel Imune Kids: Alimento isento de registro conforme RDC 27/2010.

*Produto com concentração exclusiva no mercado.

 

1. Perez DAR. Infecções respiratórias na criança: o que fazer. Sociedade de Pediatria de São Paulo. 26 maio, 2014. Disponível em: https://www.spsp.org.br/2014/05/26/infeccoes-respiratorias-na-crianca-o-que-fazer/ . Acesso em: janeiro, 2022.2. Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial. Febre: Cuidado com a Febrefobia. Disponível em: https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/cuidados-com-a-saude/febre-cuidado-com-a-febrefobia/ . Acesso em: janeiro, 2022.3. Fundação Oswaldo Cruz. Viroses: Saiba como se proteger. 11 março, 2020. Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/noticias/1758-viroses-saiba-como-se-proteger . Acesso em: janeiro, 2022.4. Sociedade Brasileira de Pediatria. Diretrizes para ajudar pais e pediatras a tratar e prevenir as viroses respiratórias são lançadas pela SBP. 24 outubro, 2017. Disponível em: https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/diretrizes-para-ajudar-pais-e-pediatras-a-tratar-e-prevenir-as-viroses-respiratorias-sao-lancadas-pela-sbp/ . Acesso em: janeiro, 2022.5. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. Guia de Vigilância em Saúde: volume único [recurso eletrônico]. 3. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2019. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_vigilancia_saude_3ed.pdf . Acesso em: janeiro, 2022.6. Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento de Alergia e Imunologia. Diferenças entre resfriado comum, gripe e alergia respiratória. 2011. Disponível em: http://www.hu.usp.br/wp-content/uploads/sites/461/2019/04/Texto-Resfriado-gripe-e-rinite.pdf . Acesso em: janeiro, 2022.7. Bula do produto Blumel Hedera 8. Rotulagem do produto Blumel Hedera.9. Kruttschnitt E. et al. Assessment of the Efficacy and Safety of Ivy Leaf (Hedera helix) Cough Syrup Compared with Acetylcysteine in Adults and Children with Acute Bronchitis. Evid Based Complement Alternat Med. 2020. May4;2020:1910656. 10. Folheto do produto Blusoro Jet.11. IQVIA. PMB. 2021. Mercado: Vitaminas Imune Infantil.12. Rotulagem do produto Blumel Imune Kids.