O que fazer quando a criança está com nariz entupido? 6 dicas e principais causas de congestão nasal

Saúde e bem estar
Publicado em: 27/04/2022 - 00:00:00
Imagem do post O que fazer quando a criança está com nariz entupido? 6 dicas e principais causas de congestão nasal

Quem tem filhos sabe que um nariz congestionado pode gerar muito desconforto e prejudicar a noite de sono das crianças, a sua atenção e disposição no dia seguinte. Por isso, é importante desbloquear as vias nasais, removendo o excesso de muco para garantir uma boa respiração.

Mas então o que fazer quando a criança está com nariz entupido? Entre as principais formas naturais de ajudar a desobstruir as vias nasais estão o uso de lavagem, spray, banho morno e umidificadores.

Entenda melhor as causas do nariz entupido nas crianças e 6 dicas para colocar em prática quando a criança está com nariz entupido.

As principais causas de nariz entupido em crianças

Entre as principais causas de congestionamento nasal estão resfriados, gripes, sinusite, rinite e outras alergias. A mudança de temperatura também é um fator que pode causar o entupimento do nariz de bebês e crianças.

Um estudo indicou que crianças menores de cinco anos de idade podem ter de cinco a oito episódios de resfriado por ano¹. Outra pesquisa indicou que, no Brasil, em um ano, 26,7% das crianças de 6 a 7 anos tiveram sintomas nasais sem estar resfriadas².

Além disso, acredita-se que 400 milhões de pessoas no mundo tenham rinite alérgica³. Ou seja, a congestão nasal tende a ser um evento muito comum durante a infância.

Descobrir a causa da congestão é fundamental para o tratamento integral da criança, e para isso é importante consultar um profissional de saúde da sua confiança. Mas enquanto a consulta não é realizada, é possível utilizar algumas técnicas de descongestão nasal para melhorar a qualidade da respiração do seu filho.

6 dicas para fazer quando a criança está com nariz entupido

A limpeza e a manutenção da umidade dentro do nariz são muito importantes para melhorar a respiração. Por isso, as principais dicas para desentupir o nariz de uma criança são:

1 - Limpeza nasal

A limpeza nasal é uma das formas mais recomendadas de descongestionamento nasal para crianças.

Ela pode ser feita de diversas maneiras e consiste na aplicação de uma solução salina no nariz. Para isso, o líquido que deve ser usado na limpeza nasal é o soro fisiológico de 0,9%⁴.

Entre os benefícios apresentados por essa limpeza estão a prevenção de infecções respiratórias, limpeza e umidificação da mucosa, eliminação do excesso de muco e facilitação de absorção de medicamentos tópicos⁴ .

Ela deve ser realizada duas vezes por dia, de manhã e à noite, para prevenção de congestionamento do nariz. Caso a criança já esteja com o nariz entupido, esse processo pode e deve ser repetido mais vezes ao longo do dia.

O processo de limpeza deve ser feito da seguinte maneira:

  1. Antes de começar, retire o excesso de secreções do nariz da criança ou bebê

1.1. No bebê, o excesso deve ser retirado com haste de algodão

1.2. No caso de crianças, elas devem assoar suavemente o nariz

  1. Coloque o soro em temperatura ambiente em uma seringa ou chaleira nasal
  2. Coloque a ponta do dispositivo na entrada da narina
  3. Faça a criança colocar a cabeça levemente inclinada para frente
  4. Despeje o soro aos poucos para que saia pela outra narina.

2 - Soro fisiológico em gotas

Para os bebês, caso a lavagem nasal não seja possível, outra possibilidade é a aplicação de meio conta-gotas de soro fisiológico em cada narina, quando necessário⁵.

O soro em conta-gotas também auxilia na desobstrução nasal e ajuda na eliminação das secreções.

3 - Spray nasal

Um tipo diferente de limpeza do nariz e muito eficiente é o uso de spray nasal. Ele auxilia a descongestionar o nariz da criança suavemente e evita possíveis problemas de rejeição, que muitas crianças podem ter com a lavagem nasal tradicional.

O Blusoro Jet da linha Blumel, por exemplo, é feito à base de cloreto de sódio, não possui conservantes e auxilia no descongestionamento do nariz e na fluidificação da secreção6.

Ele ainda possui um bico anatômico que libera um jato suave e contínuo, ideal para aplicação em bebês e crianças em qualquer posição, podendo ser utilizado diariamente.

4 - Banho morno

Outra ótima solução complementar para ajudar a desentupir o nariz da criança é um banho morno. Isso vai ajudar a umidificar as vias nasais do seu filho, facilitando a remoção de muco do nariz.

Lembre-se sempre que o banho deve estar em uma temperatura agradável e adequada, não sendo quente demais a ponto de machucar a pele da criança.

5 - Uso de travesseiro para dormir

Para ajudar a desentupir o nariz da criança e ainda garantir um boa noite de sono, é recomendado o uso de um travesseiro para que a cabeça dela fique um pouco acima do restante do corpo.

Isso ajuda a criança a respirar melhor durante a noite e ter um sono mais tranquilo.

6 - Umidificador de ar

O uso de umidificadores em ambientes como o quarto da criança pode auxiliar a melhorar a qualidade do ar local, especialmente em cidades com clima seco, ajudando no descongestionamento da narina.

Mas tenha cuidado, ele não deve ser utilizado durante longos períodos de tempo, caso contrário pode auxiliar a proliferar fungos e bactérias no ambiente.

Além do uso desse equipamento, é importante estar atento à qualidade do ar do ambiente. Isso pode ser feito evitando tapetes, cortinas, carpetes e almofadões que possam desencadear processos alérgicos nas crianças.

Além dessas seis dicas, é muito importante prevenir os possíveis resfriados, gripes, sinusite e rinite. Manter uma boa alimentação, a ingestão de micronutrientes como vitaminas e minerais em dia, hábitos saudáveis e beber bastante água são fundamentais nesse processo, além de contar com um acompanhamento médico.

Agora que você já sabe o que fazer quando a criança está com o nariz entupido, ainda tem alguma dúvida? Consulte o pediatra de sua preferência e converse sobre a possibilidade de usar o Blusoro Jet para auxiliar no descongestionamento nasal do seu filho. Essa é uma opção segura, saudável e confortável para os pequenos!

Blusoro. cloreto de sódio. Indicações: fluidificante e descongestionante nasal. MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC ANVISA Nº 199/2006 AFE nº 1.07817-7. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Abril/2021.