Como aliviar a tosse seca noturna infantil? Conheça 3 soluções caseiras

Sintomas da gripe
Publicado em: 08/07/2022 - 00:00:00
Imagem do post Como aliviar a tosse seca noturna infantil? Conheça 3 soluções caseiras

Um sono de qualidade é essencial para os pequenos se recuperarem das atividades realizadas ao longo do dia, estarem dispostos para o dia seguinte e para o seu desenvolvimento saudável. Mas e quando surge a tosse seca noturna infantil, você sabe o que fazer para que isso não atrapalhe a noite de descanso do seu filho?

A tosse seca à noite em criança é um sintoma que pode ser decorrente de várias doenças e reações alérgicas, mas também pode ser um sinal de defesa natural do organismo¹,². Por isso, é preciso aprender a diferenciar cada caso, contar com o acompanhamento de um profissional de saúde e informar-se sobre as possíveis soluções para cada situação.

Ficou interessado em conhecer melhor os tratamentos para esse quadro? Descubra as causas da tosse seca persistente noturna infantil e as principais maneiras de aliviá-la

O que causa a tosse seca noturna infantil?

Se você quer saber o que fazer para a tosse seca noturna infantil desaparecer, primeira precisa entender as causas dessa condição.

A tosse seca noturna infantil atinge os pequenos de todas as faixas etárias e não é uma doença em si, mas um sintoma ao qual você deve estar muito atento. As principais enfermidades que a desencadeiam são¹:

  1. Rinite alérgica;
  2. Sinusite;
  3. Asma;
  4. Alergias;
  5. Infecção das vias respiratórias por vírus ou bactérias.

Mas além disso, a tosse seca infantil, especialmente a que ocorre durante o dia, possui outras funções que são vitais para o organismo das crianças, como¹,²:

  • Impedir a entrada de microorganismos;
  • Proteger as vias respiratórias;
  • Expulsar corpos estranhos;
  • Expelir alimentos que ficaram presos na garganta;
  • Remover secreções;
  • Eliminar bactérias, muco e materiais que se depositam ao longo da traqueia e dos brônquios;
  • Evitar que alimentos penetrem no sistema respiratório.

Ou seja, além de poder ser um sinal de alguma infecção, ela também funciona como um mecanismo de proteção do sistema respiratório. Inclusive, uma criança pode tossir até 11 vezes por dia sem ter nenhuma doença².

No entanto, é importante observar se a tosse seca noturna infantil está prejudicando o sono da criança, o que traz prejuízos para os pequenos, como o aumento do cortisol, o hormônio do estresse13.

Junto com a tosse seca persistente noturna infantil, outros indícios que podem revelar uma condição mais preocupante são quando a tosse²:

  • Se prolonga por mais de quatro semanas;
  • Ocorre após engasgos seguidos de cianose (cor azulada da pele);
  • Está acompanhada de outros sintomas como perda de peso, febre e falta de ar, por exemplo.

Como a tosse seca noturna infantil tem diversas origens, é indispensável avaliar também outros sinais antes de iniciar qualquer tratamento.

Como aliviar a tosse seca noturna infantil? 3 soluções caseiras

Para saber como aliviar a tosse seca noturna infantil é necessário consultar um pediatra para verificar adequadamente o quadro do seu filho.

Ele pode indicar se ela é crônica, quando é superior a quatro semanas, ou se é considerada aguda, quando tem uma duração menor do que esse tempo³.

É ainda mais crucial procurar um profissional de saúde se a tosse seca noturna infantil estiver acompanhada de:

  • Febre;
  • Dificuldade de respirar;
  • Congestão nasal.

O profissional de saúde definirá os melhores tratamentos alopáticos, com medicamentos recomendados para o seu filho. Mas além disso, ele também pode prescrever algumas soluções mais naturais, como as demonstradas abaixo.

1 - Beber bastante líquido

A ingestão diária de muitos líquidos, especialmente quentes como sopas e chás, vai promover alívio e amenizar a tosse seca noturna infantil15.  

Além disso, os sucos de frutas ricas em vitamina C, por exemplo, auxiliam o sistema imune a combater os possíveis vírus que possam estar causando essa situação4.

2 - Colocar um vaporizador ou umidificador no quarto da criança

A utilização de umidificadores ou vaporizadores no quarto da criança pode melhorar a qualidade do ar local, especialmente em cidades com clima seco, ajudando a tratar a tosse seca noturna infantil15.  

 

3 - Fazer um chá de mel, limão e gengibre

Um chá muito interessante para os pais que buscam o que fazer para a tosse seca noturna infantil é o de mel, limão e gengibre.

O limão é rico em vitamina C, o que ajuda a combater a duração, gravidade e sintomas das infecções de vias aéreas superiores4. Já o mel pode auxiliar no alívio da tosse noturna infantil e amaciar a garganta5, no entanto deve ser consumido apenas a partir dos dois anos de idade. Por sua vez, o gengibre atua contra a rouquidão e a tosse6.

Tosse com catarro infantil: o que fazer?

Outro problema comum na infância é a tosse produtiva com catarro. Ela pode ser causada por doenças como14:

  • Gripes;
  • Resfriados;
  • Infecções leves de nariz e garganta.

Essas enfermidades, inclusive, são muito recorrentes durante a infância, o que torna a tosse uma queixa comum no consultório pediátrico. Prova disso é que uma criança saudável pode ter de oito a 12 infecções respiratórias ao ano².

Como a tosse com catarro é diferente da seca, ela possui soluções fitoterápicas distintas. Um dos possíveis medicamentos para tratar a tosse carregada é um xarope à base de Hedera Helix, como Blumel Hedera9.  

Esse xarope tem em sua fórmula um extrato seco de folhas de Hedera Helix, uma planta que pode ser utilizada no tratamento de doenças do trato respiratório onde há muita formação de muco7.

Por ser feito à base de uma planta que possui efeito fluidificante, expectorante e broncodilatador8-11, o xarope Blumel Hedera pode ser usado para a tosse produtiva das crianças, ajudando a eliminar o catarro e melhorar a respiração9,10. Além disso, Blumel Hedera não possui adição de açúcares, corantes e aromas artificiais em sua composição9,10.

Informe-se com o pediatra do seu filho sobre as melhores práticas para combater a tosse com catarro e a possibilidade de utilizar medicamentos fitoterápicos de eficácia comprovada, como Blumel Hedera11,12, para auxiliar no bem-estar e saúde dos pequenos!

Blumel Hedera. Extrato seco de folhas de Hedera helix L. Indicações: expectorante e mucofluidificante em caso de tosse produtiva. MS 1.5584.0409. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Outubro/2021.


 

 

1. Torres LAGMM. Manejo da tosse crônica na infância. Recomendações - Atualização de Condutas em Pediatria. São Paulo: Departamentos Científicos da Sociedade de Pediatria de São Paulo. 2009;38:6-14.Disponível em: https://www.spsp.org.br/site/asp/recomendacoes/021609_Rec_38_ManejoTosse.pdf . Acesso em: outubro, 2021.2. Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial. Tosse. Sociedade Brasileira de Pediatria. Disponível em: https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/cuidados-com-a-saude/tosse/ . Acesso em: outubro, 2021.3. Martins S, et al. Tosse em pediatria. Revista Portuguesa de Pneumologia. 2008; XIV (4): 517-526.Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/pne/v14n4/v14n4a04.pdf . Acesso em: outubro, 20214. Sociedade de Pediatria de São Paulo. Nutrição adequada e proteção do sistema imunológico na época da Covid-19.2020. Disponível em: https://www.spsp.org.br/PDF/DC_SuporteNutricional_Nutri%C3%A7%C3%A3oparaImuniza%C3%A7%C3%A3o.pdf . Acesso em: outubro, 2021.5. Oduwole O, et al. Honey for acute cough in children. Cochrane Database Syst Rev. 2018;4(4):CD007094. Disponível em: https://www.cochrane.org/pt/CD007094/ARI_mel-para-tosse-aguda-em-criancas . Acesso em: outubro, 2021.6. Grandi TSM. Tratado das plantas medicinais: mineiras, nativas e cultivadas. 1. ed. Belo Horizonte: Adaequatio Estúdio, 2014.7. Lutsenko Y, et al. Hedera helix as a medicinal plant. Herba Polonica. 2010; 56 (1): 83-96. Disponível em: http://yadda.icm.edu.pl/yadda/element/bwmeta1.element.agro-article-02fb546a-ebc9-4ebf-b6c9-4d0103c5908f . Acesso em: outubro, 2021. 8. Obara FWHR, Avila RNP, Barbosa BL. O uso da planta hedera helix contra doenças respiratórias. Disponível em: https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol_63_1560284397.pdf . Acesso em: outubro, 2021.9. Bula do produto Blumel Hedera.10. Rotulagem do produto Blumel Hedera. 11. Kruttschnitt E, et al. Assessment of the Efficacy and Safety of Ivy Leaf (Hedera helix) Cough Syrup Compared with Acetylcysteine in Adults and Children with Acute Bronchitis. Evid Based Complement Alternat Med. 2020; 2020:1910656.12. Silveira D, Pet al. COVID-19: Is There Evidence for the Use of Herbal Medicines as Adjuvant Symptomatic Therapy? Front Pharmacol. 2020; 11:581840.13. Linhares MBM, Enumo SRF. Reflexões baseadas na Psicologia sobre efeitos da pandemia COVID-19 no desenvolvimento infantil. Estudos de Psicologia (Campinas) [online]. 2020; 37: e200089. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-166X2020000100510&script=sci_arttext . Acesso em: outubro, 2021.14. II Diretrizes Brasileiras no Manejo da Tosse Crônica. J Bras Pneumol. 2006;32(Supl 6):S 403-S 446. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jbpneu/a/X6G48YN9xtddvFdDmBc94hh/?lang=pt&format=pdf . Acesso em: dezembro, 2021.15. Osborn CO. How to Treat Dry Cough Naturally at Home and Medicinally. Healthline. 23 abril, 2020. Disponível em: https://www.healthline.com/health/how-to-get-rid-of-dry-cough . Acesso em: dezembro, 2021.