Como prevenir a gripe: 6 ações para se proteger

Sintomas da gripe
Publicado em: 01/06/2022 - 00:00:00
Imagem do post Como prevenir a gripe: 6 ações para se proteger

Pode reparar: é só baixar a temperatura que todo mundo em sua volta começa a fungar aqui, espirrar ali e tossir acolá. Como evitar, então, que você também se junte a eles? Como prevenir a gripe? 

A gripe é tão corriqueira quanto evitável. Sua prevenção é simples e pode ser alcançada a partir de uma combinação de medidas de higiene, de precaução no contato social e de reforço do sistema imunológico.  

No texto a seguir, destrinchamos essas medidas e mostramos como se prevenir da gripe a partir de cinco ações fáceis — e que o ajudarão não só contra a gripe, mas também a estabelecer uma rotina saudável. 

Como prevenir a gripe? 

A gripe é um dos mais comuns males que afligem os seres humanos1. No Brasil, a sua maior incidência acontece entre abril e outubro, meses de menor temperatura. 

Não que o frio em si tenha uma relação direta com a infecção. No máximo, as baixas temperaturas contribuem para um certo enfraquecimento do sistema imunológico ou potencializam a sobrevivência do vírus fora de um hospedeiro2

O comportamento das pessoas durante essa época, porém, está intimamente ligado ao contágio da gripe. Com o frio, as janelas e portas ficam fechadas e as pessoas mais próximas umas das outras. A transmissão do vírus, então, é facilitada. 

Você pode não ter reparado, mas acabamos de dar a receita de como prevenir a gripe. Basta percorrer o caminho contrário do que traçamos aqui. A precaução desta doença pode ser dividida3 em três partes:

  • Higiene; 
  • Reforço do sistema imune; 
  • Controle de contato. 

Resumidamente falando, a higiene impede que você se contamine com o vírus que sobrevive fora dos corpos.  O reforço do sistema imune, por sua vez, equilibra a queda da sua proteção ocasionada pelo frio; já o controle de contato impede a “festa da infecção”, isto é, todo mundo pertinho um do outro em ambientes pouco ventilados.  

Como se prevenir da gripe? 6 maneiras de evitar a contaminação 

Dentro desses eixos principais da prevenção da gripe estão algumas medidas práticas e rotineiras, que podem diminuir a infecção do vírus. Contamos pelo menos seis: 

  • Higiene das mãos; 
  • Contato com mãos e boca; 
  • Contato com doentes; 
  • Janelas abertas; 
  • Hábitos saudáveis; 
  • Vacina; 

6 ações detalhadas para evitar a gripe  

Higiene das mãos 

Uma das maneiras mais comuns de infecção da gripe se dá pelas mãos. O toque, afinal, com qualquer superfície de uso público, pode trazer os tais vírus, muito provavelmente “deixados” há pouco tempo por outras pessoas contaminadas. 

Assim, a vigilante e constante higiene das mãos é uma das maneiras mais básicas de prevenção da gripe.  

O sabão e o chamado álcool 70% são capazes de matar os vírus alojados na pele3. Por isso, crie o hábito de lavar as mãos em qualquer lugar que chegar, assim como vale carregar uma garrafinha de álcool em gel com você quando sair de casa. 

Contato com mãos e boca 

“Como”, você pode perguntar, “que os vírus alojados na mão entram no corpo”? Pela boca, nariz e olhos, claro4. Uma medida complementar de prevenção da gripe, portanto, é se policiar no contato da sua mão com o rosto, especialmente quando estiver fora de casa. 

Contato com doentes 

Além de superfícies infecciosas, podemos pegar a gripe de pessoas infectadas. A partir de espirros e tosses, elas liberam uma carga de vírus no ar, que podemos inspirar e mandar direto para nossas vias respiratórias. 

Como prevenir a gripe nesse caso? Mantendo uma distância segura das pessoas doentes ou que apresentem sintomas, evitando abraços e beijos, assim como o compartilhamento de utensílios pessoais, como copos, talheres e pratos. 

Se, por acaso, você for o doente ou o sintomático, procure seguir a chamada “etiqueta respiratória”5, para evitar contaminar aqueles em sua volta. 

Fonte: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares 

Janelas Abertas 

Com ou sem doentes presentes, é importante deixar salas e cômodos ventilados sempre que possível3. 

Afinal, se houver uma corrente de ar ativa, é mais difícil que os vírus liberados por alguém infectado, sintomático ou não, chegue às vias respiratórias dos presentes no mesmo ambiente. 

Hábitos saudáveis 

Aqui, temos uma notícia boa e uma ruim. Apesar de todas as precauções e de todas as medidas para prevenir a gripe, você pode, ainda assim, ser infectado. O vírus tem de fato uma alta taxa de transmissão6 .Não é à toa que a doença que causa é tão comum. 

A notícia boa é que essa infecção pode acontecer e você nem perceber, se estiver com o sistema imunológico em dia. O seu corpo pode, nesse caso, contrair o vírus, o combater efetivamente e você mal apresentar sintomas. 

Assim, é válido manter hábitos saudáveis, como a hidratação constante, a alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos regulares4. Estes são, comprovadamente, benéficos ao reforço da imunidade do corpo humano7

Vacina 

Se só pudéssemos responder com uma medida a pergunta “como se prevenir da gripe”, a vacina seria a resposta mais inteligente Trata-se, afinal, de uma das mais eficazes medidas de prevenção de doenças contagiosas1, a gripe inclusa.  

A vacina atua como um “treinamento” para o seu sistema imunológico, que já fica pronto para combater efetivamente o vírus assim que ele entra no seu corpo. Ela é especialmente indicada para dois grupos etários, as crianças e os idosos8

Como prevenir a gripe em crianças? 

O reforço da indicação da vacina para as crianças tem um motivo. Dois, na verdade. Pela sua idade, o corpo ainda não desenvolveu completamente suas defesas e o sistema imune ainda não é o mais eficiente. 

Depois, a gripe na escola é uma realidade. A combinação das salas de aula pouco ventiladas com a menor preocupação com a higiene por parte dos pequenos e os múltiplos focos de infecção que são, ora, eles mesmos, faz do ambiente escolar um dos mais propícios para se pegar gripe9

A educação e a observação são essenciais aqui. É muito válido reforçar as etiquetas respiratória e de higiene para as crianças, principalmente em épocas de frio, assim como ficar de olho nos seus sintomas, para deixá-las em casa e impedir que contagiem seus colegas, se preciso for3

Suplemento alimentar para prevenir gripe em crianças 

Você também pode complementar as suas medidas para prevenir a gripe das crianças com suplementos, em especial aqueles que reforçam o sistema imunológico. O Blumel Imune Kids10, por exemplo, traz uma solução oral sem adição de açúcares e corantes e com o exclusivo Imuno Complex, que contém vitaminas A C e D e os minerais Selênio e Zinco, que trazem benefícios ao sistema imune infantil. Só não deixe de consultar um médico, combinado? 

1. Núcleo de Telessaúde Santa Catarina. Qual a etiologia, diagnóstico, prevenção e tratamento da influenza (Gripe)? Biblioteca Virtual em Saúde. 14 julho, 2016. Disponível em: https://aps.bvs.br/aps/qual-a-etiologia-diagnostico-prevencao-e-tratamento-da-influenza-gripe/. Acesso em: junho, 2021. 2. Avendaño LFC et al. Influencia de virus respiratorios, frío y contaminación aérea en la infección respiratoria aguda baja del lactante. Revista médica de Chile. Setembro, 1999; 127(9): 1073-1078. Disponível em: https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?pid=S0034-98871999000900006&script=sci_arttext&tlng=e. Acesso em: junho, 2021. 3. Centro Estadual de Vigilância Saúde. Secretaria da Saúde do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Influenza A(H1N1) ex-gripe suína - perguntas e respostas. Disponível em: http://www1.saude.rs.gov.br/dados/124992710057712418033459271241401939549Perguntas_e_respostas_influenza_A_final.pdf. Acesso em: junho, 2021. 4. Castiñeiras TMPP, Pedro LGF, Martins FSV. Gripe. Centro de Informação em Saúde para Viajantes. Universidade Federal do Rio de Janeiro. 18 setembro, 2004. Disponível em: http://www.cives.ufrj.br/informacao/gripe/gripe-iv.html. Acesso em: junho, 2021. 5. Galaio LM, Leite ES. A gripe sazonal: breve revisão sobre as causas, formas de transmissão, métodos para evitar o contágio e peso social da doença. Revista Segurança Comportamental. 30 abril, 2017; 3: 28-29. Disponível em: https://www.segurancacomportamental.com/revistas/item/592-a-gripe-sazonal-breve-revisao-sobre-as-causas-formas-de-transmissao-metodos-para-evitar-o-contagio-e-peso-social-da-doenca. Acesso em: junho, 2021. 6. Campos HS. A gripe sob diferentes perspectivas. Jornal Brasileiro de Medicina. Setembro/outubro, 2014; 102(5): 19-23. Disponível em: http://files.bvs.br/upload/S/0047-2077/2014/v102n5/a4504.pdf. Acesso em: junho, 2021. 7. Santos LDS. Em tempos de pandemia: uma abordagem nutricional para aumentar a imunidade. Revista Internacional de Apoyo a la Inclusión, Logopedia, Sociedad y Multiculturalidad. Dezembro, 2020; 6(3): 1-10. Disponível em: https://150.214.170.182/index.php/riai/article/view/5876/5208. Acesso em: junho, 2021. 8. Sociedade Brasileira de Imunizações. Imunização - Tudo o que você precisa saber. 3 ed. 2017.Org: Isabella Ballalai, Flavia Bravo. Rio de Janeiro: RMCOM, 2016. Disponível em: http://biblioteca.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2018/10/imunizacao-tudo-o-que-voce-sempre-quis-saber.pdf. Acesso em: junho, 2021. 9. Prata FM, Marques JG. Terapêutica Antivírica e Prevenção da Gripe. Secção de Infecciologia Pediátrica. Ministério de Saúde de Portugal. Julho/agposto, 2004. Disponível em: http://www.arsalgarve.min-saude.pt/wp-content/uploads/sites/2/2016/12/Terapeutica_antivirica_e_prevencao_da_gripe.pdf. Acesso em: junho, 2021. 10. Cartonagem do produto Blumel Imune Kids