Criança com muito catarro: o que fazer? Confira 9 dicas

Sintomas da gripe
Publicado em: 27/04/2022 - 00:00:00
Imagem do post Criança com muito catarro: o que fazer? Confira 9 dicas

Então sua criança está com muito catarro? O que fazer? Antes de tudo, é preciso paciência, sua e dela. A secreção incomoda, mas significa que o corpo está fazendo o seu trabalho.

Depois, basta lembrar que o tratamento desse cenário é simples, assim como a sua prevenção. Existem diversas medidas simples e bastante acessíveis, que podem ser aplicadas no dia a dia &mdash e que listamos, claro, neste texto.

Assim, se não souber o que fazer com uma criança com muito catarro, lembre-se de vir aqui e dar uma olhada nas dicas reunimos abaixo.

O que faz uma criança ter tosse de catarro?

Muitos pais se perguntam: minha criança está com muito catarro. O que fazer? Para entender o que deve ser feito nesse tipo de situação, é importante compreender o que a causa.

Caso você não saiba, o catarro é o nome mais popular das secreções que são produzidas nas vias respiratórias, especialmente no nariz e na garganta, conhecida também como muco.

Apesar de parecer um problema sério, principalmente pelo incômodo que gera, o catarro tem uma função importante no organismo, que é justamente proteger essas vias respiratórias.

Por isso, nem sempre a tosse com catarro significa algo grave, mas sim uma resposta natural de proteção do organismo. Muitas vezes, o problema maior está na tosse seca, visto que não existe essa secreção de proteção.

Mas o que pode causar a tosse com catarro? Bom, como o muco é uma secreção das vias respiratórias, normalmente a criança foi acometida a alguma infecção da região, como gripes, resfriados, bronquites, sinusites e outros.

 

Fonte: Nossa Saúde¹

Por outro lado, o quadro pode ainda estar relacionado a fatores intra e extradomiciliares, como contato com animais de estimação e até o tabagismo dos cuidadores².

A quantidade de catarro que aparece varia muito, dependendo da doença que afetou o organismo e, claro, das condições de saúde de cada criança.

O que fazer com uma criança com muito catarro? 9 dicas

Para que você possa compreender o que fazer com uma criança com muito catarro, selecionamos diversas dicas que podem ser importantes para combater esse tipo de problema. São nove atitudes básicas e bastante acessíveis:

  • Hidratação
  • Repouso e alimentação
  • Líquidos quentes
  • Manter o ambiente ventilado
  • Umidificador de ar
  • Cuidado com o acúmulo de pó
  • Limpeza da narina
  • Inalação
  • Expectorante infantil para catarro.

 

Dicas detalhadas para aplicar quando a criança está com muito catarro

Hidratação

Para um tratamento não farmacológico, ou seja, que não se resume a remédios, uma das principais recomendações é a hidratação. A água ajuda a manter os pulmões hidratados, ajudando na formação e depois na expulsão do catarro³.

Em outras palavras, se a sua criança tem muito catarro e você não sabe o que fazer, comece com a hidratação. O recomendável é tomar de 30 a 35ml de água para cada quilo de peso do pequeno, todos os dias7. O resultado pode ser o auxílio na expulsão da mucosa das vias aéreas e para manter a boca e a garganta hidratada3.

Repouso e alimentação

Ter uma alimentação saudável e balanceada é fundamental para que o organismo funcione sempre da maneira correta, ajudando a evitar uma série de doenças. É também um dos primeiros pontos para se pensar no que fazer com uma criança com muito catarro.

Essas recomendações, feitas pelo próprio Ministério da Saúde, ajudam a combater e a prevenir doenças que possuem características epidemiológicas, como a própria gripe, a pneumonia e outras doenças respiratórias4.

Líquidos quentes

Muitas pessoas utilizam as bebidas quentes, como chás, como uma das formas de aliviar os sintomas de doenças respiratórias, principalmente as que causam essa formação de catarro na garganta e incomodam essa região.

Entretanto, não existem muitos relatos na literatura científica e médica que apontem que esse seja um tratamento realmente eficaz para uma criança com catarro.

Porém, uma pesquisa britânica de campo apontou que bebidas quentes podem ocasionar uma melhora significativa nas medidas subjetivas do fluxo aéreo nasal de pacientes que sofriam com sintomas de doenças respiratórias5.

A bebida quente proporciona, segundo a pesquisa, alívio imediato e ajuda no combate de sintomas de coriza, tosse, espirros, dor de garganta, entre outros5 &mdash o que só corrobora a sabedoria popular da eficácia de bebidas quentes no tratamento de crianças com catarro.

Mantenha o ambiente ventilado

É comum as pessoas se perguntarem por que os sintomas de uma criança com tosse de catarro se apresentam ainda mais fortes no período noturno. O que acontece é que, normalmente, as pessoas acabam fechando janelas e portas, criando um ambiente pouco ventilado.

Esse é um erro bastante comum, visto que, sem essa ventilação, o ar se mantém seco, podendo piorar ainda mais o sistema respiratório. Por isso, é interessante ventilar esses espaços e permitir que o ar circule.

Umidificador de ar

Como dissemos anteriormente, os ambientes secos e fechados costumam ser um problema importante para pais que estão tentando entender o que fazer com seus filhos que apresentam muito catarro.

Junto à falta de ventilação, a falta de umidade é outro fator que pode intensificar os sintomas do pequeno5. Assim, utilizar um umidificador de ar pode se mostrar uma medida interessante e prática

Entretanto, é importante usar o aparelho corretamente, seguindo algumas recomendações. Não o deixe ligado o dia inteiro, por exemplo. Procure também posicioná-lo distante de cortinas e almofadas, para que elas não propiciem a geração de fungos e ácaros, que podem ser tão problemáticos às vias respiratórias quanto o ar seco em si.

Cuidado com o acúmulo de pó

O pó, ou a poeira, é um elemento que, quando acumulado, pode ser decisivo no desenvolvimento de doenças respiratórias, em especial alergia e bronquites. Isso acontece porque ela consegue facilmente se alojar no nosso organismo, por meio da inalação ou inspiração4.

A rinite alérgica, por exemplo, é uma condição causada justamente pelo contato com fragmentos de poeira e substâncias nocivas, que entram nas vias respiratórias, e o organismo tenta repelir esses fragmentos, causando essa reação.

Não que você precise ser compulsivo, limpando sem parar todos os cantos da casa para evitar esse acúmulo. Mas, é interessante evitar, principalmente, objetos que acumulem pó, como bichos de pelúcia, tapetes, toalhas felpudas e outras coisas do tipo.

Limpeza da narina

A limpeza da narina, principalmente utilizando soro fisiológico, pode ser uma maneira eficiente de descongestionar as vias áreas e evitar o desenvolvimento de mais doenças respiratórias.

Para isso, é importante realizar essa prática com frequência, principalmente quando há o acúmulo de secreção no nariz e na garganta. A ação do soro fisiológico pode ocorrer de duas maneiras6: por pressão positiva (utilizando seringas) e por pressão negativa (colocando a solução na mão e aspirando).

Outro tipo diferente de limpeza do nariz muito eficiente é o uso de spray nasal. Ele auxilia a descongestionar o nariz da criança suavemente e evita possíveis problemas de rejeição, que muitas crianças podem ter com a lavagem nasal tradicional.

 

O Blusoro Jet da linha Blumel, por exemplo, é feito à base de cloreto de sódio, não possui conservantes e auxilia no descongestionamento do nariz e na fluidificação da secreção8.

Ele ainda possui um bico anatômico que libera um jato suave e contínuo, ideal para aplicação em bebês e crianças em qualquer posição, podendo ser utilizado diariamente.

Expectorante infantil para catarro

Por fim, temos o expectorante, um medicamento que ajuda na expectoração das vias respiratórias, ou seja, na liberação das mucosas que estão acumuladas.


Normalmente, o expectorante infantil para catarro é comercializado como xarope, que age no tratamento sintomático da tosse com expectoração. Para utilizar os xaropes da maneira correta, é muito importante consultar um pediatra antes de administrá-los.

 

Se o seu médico liberar e seu pequeno precisar, que tal o Blumel Hedera9? Este xarope fitoterápico tem efeito expectorante e fluidificante e ajuda a eliminar o catarro e a aliviar o peito cheio. E sem açúcares nem corantes, viu?

 

Blumel Hedera. Extrato seco de folhas de Hedera helix L. Indicações: expectorante e mucofluidificante em caso de tosse produtiva. MS 1.5584.0409. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Junho/2021.

 

Blusoro. cloreto de sódio. Indicações: fluidificante e descongestionante nasal. MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC ANVISA Nº 199/2006 AFE nº 1.07817-7. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Junho/2021.