Quais são os principais sintomas de gripe em crianças? 4 dicas para prevenir

Sintomas da gripe
Publicado em: 27/04/2022 - 00:00:00
Imagem do post Quais são os principais sintomas de gripe em crianças? 4 dicas para prevenir

Uma das principais preocupações de pais e mães quando o assunto são infecções virais é a gripe, que é causada pelo vírus influenza e suas variações, como o famoso H1N1 e o H3N2. Mas você sabe quais são os sintomas de gripe em crianças e como prevenir a doença?

Existe uma estimativa de que de 20% a 30% das crianças sejam infectadas em cada epidemia de influenza por ano¹.Por isso é fundamental estar atenta aos sintomas e a à prevenção da doença, pois ela é fundamental no combate e redução do risco de transmissão tanto do vírus influenza quanto de outros vírus respiratórios.

Também é importante prevenir pois os resfriados, gripes e alergias respiratórias possuem uma incidência elevada na infância, especialmente durante o inverno, que favorece a capacidade de o vírus sobreviver e se espalhar com o seu clima seco e frio.

Além disso, as crianças mais novas ainda estão com o sistema imunológico em desenvolvimento, o que afeta o combate pelo corpo a essas doenças. Saiba então como identificar os sintomas de gripe em crianças e quais atitudes tomar para preveni-la.

Os 11 principais sintomas de gripe em crianças

Apesar de ser mais frequente nos meses de outono e inverno, quando a temperatura cai (especialmente nas regiões sul e sudeste), a influenza ataca o ano todo. Por isso,é importante adotar essas boas práticas ao longo de todos os meses e estar atenta aos sintomas de gripe em criançaspara evitar a contaminação dos pequenos.

Entre os sintomas respiratórios e corporais que variam dos mais comuns aos mais raros estão¹:

  1. Febre com início súbito e queda depois de três dias

  2. Corisa/congestão nasal

  3. Tosse

  4. Rouquidão

  5. Dor de garganta

  6. Dor muscular

  7. Calafrios

  8. Mal estar geral

  9. Apatia

  10. Fadiga

  11. Cefaleia

Como a influenza tem sintomas parecidos com outras infecções respiratórias viraiséimportante procurar um médico e realizar exames para identificar o vírus, caso necessário.

O resfriado comum tem duração menor que a gripe e a criança normalmente permanece em um estado geral bom.

Já os sintomas de gripe em crianças costumam ser mais intensos do que os do resfriado e iniciam repentinamente. Eles têm em média duração de sete a dez dias e podem evoluir para outras complicações².

No entanto, os pequenos são responsáveis por taxas maiores de transmissão da doença, isso porque eles transmitem o vírus de 7 a 10 dias ou mais e com maior carga viral do que os adultos¹.

O tratamento adequado inclui uma boa hidratação, repouso e o uso de medicamentos para os sintomas, como analgésicos e antitérmicos (exceto o ácido acetilsalicílico)¹.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria¹,quando os medicamentos são usados na fase inicial da gripe eles são capazes de reduzir a duração dos sintomase ainda diminuir o risco de uma eventual complicação.

4 dicas para prevenir a gripe em crianças

Muitas das dicas de prevenção à gripe já estão sendo adotadas por pais e mães no cuidado dos pequenos devido à pandemia de Covid-19, afinal, ambas possuem uma maneira de infecção em comum: pelas vias respiratórias e mucosas.

Inclusive, de acordo comespecialistas entrevistados pelo Uol,o número de casos de gripe no Brasil diminuiu no último ano devido aos cuidados adotados na prevenção ao coronavírus. Isso prova a importância dos seguintes hábitos:

1 - Evitar contato próximo com pessoas infectadas

Ao evitar contato próximo com pessoas infectadas, é possível garantir que a criança corra menos riscos de pegar a doença. A maior parte das transmissões se dá de pessoa para pessoa. Isso acontece por meio de gotículas respiratórias que são liberadas na tosse, em espirros ou durante a fala.

Caso não seja possível evitar contato,a pessoa doente deve cobrir o rosto ao tossir e espirrar e é preciso manter os ambientes bem ventilados.

Além de não ter contato próximo com pessoas doentes,é importante evitar ao máximo aglomerações e ambientes fechados, que facilitam a circulação do vírus.

Se a criança ou algum adulto estiver doente,também é importante não sair de casa durante a doença, para evitar a proliferação do vírus.

2 - Higienizar as mãos com frequência

Outro cuidado similar ao da prevenção da Covid-19 é o hábito de higienizar as mãos com frequência,seja lavando-as com água e sabão por vinte segundos ou utilizando álcool em gel.

O álcool em gel também pode ser utilizado para limpar e eliminar o vírus de superfícies contaminadas.

Isso tem como objetivo evitar que a criança toque em algo contaminado e leve o vírus até os olhos, nariz ou boca. Por isso é importante ensinar desde cedo o hábito correto de higienização das mãos aos pequenos.

3 - Adotar hábitos alimentares saudáveis

Investir em uma alimentação balanceada e na ingestão de líquidos, especialmente de água,ajuda a fortalecer o sistema imunológico dos pequenos e evitar doenças virais.

Para isso, é preciso criar uma dieta balanceada, com variedade de frutas, hortaliças, proteínas de fonte animal e vegetal, carboidratos e gorduras em porções adequadas.

Isso porque são esses alimentos que vão atuar na manutenção e no fortalecimento da imunidade.Entre os nutrientes essenciais que esses alimentos proporcionam estão o Zinco, Selênio, Ferro, vitaminas A, C, D e do complexo B³.

4 - Vacinar as crianças contra o vírus influenza

O Brasil possui campanha anual de vacinação contra influenza.A vacina consta no Programa Nacional de Imunizações e está disponível para pessoas que possuem risco de complicações, entre elas estão as crianças de seis meses até cinco anos de idade

Idealmente, a vacina deve ser aplicada logo antes do inverno ou da estação chuvosa, dependendo da região do país em que se habita.

O intervalo entre as duas doses da vacina para crianças menores de nove anos de idade deve ser de quatro a seis semanas.

Lembre-se que qualquer sintoma deve ser comunicado a uma pessoa profissional de saúde que seja da sua confiança

Aproveite a consulta e pergunte se é indicado algum tipo de suplementação para melhorar a imunidade do seu filho e evitar gripes e resfriados. A Blumel Imune é uma ótima opção para os pequenos, pois possui a combinação Imuno Complex, com vitaminas A, C, D e minerais como Zinco e Selênio.

Além disso, este suplemento alimentar é livre de açúcar, corantes e aromas artificiais e tem um agradável aroma de mel, podendo ser usado diariamente!