Tosse seca em crianças: quais são as principais causas e tratamentos?

Sintomas da gripe
Publicado em: 01/06/2022 - 00:00:00
Imagem do post Tosse seca em crianças: quais são as principais causas e tratamentos?

Um dos sintomas mais comuns em consultas pediátricas é a tosse seca em crianças¹. Apesar de funcionar como um mecanismo de defesa do corpo², esse sintoma também pode estar associado a diversas doenças comuns que ocorrem durante a infância como asma, rinite e sinusite. 

Mas não é qualquer tosse seca em crianças que precisa ser uma preocupação grande para os pais e responsáveis. O importante é ficar atento aos demais sintomas que aparecem junto com a tosse e observar como anda o sono do seu filho. 

Quer saber mais sobre as principais causas da tosse seca em crianças, os possíveis tratamentos, a diferença para a tosse carregada e quando procurar ajuda médica? Continue lendo o nosso texto. 

Quais são as principais causas da tosse seca em crianças? 

A tosse seca em crianças tem diversas funções no organismo dos pequenos²³: 

  • Impedir a entrada de micro-organismos; 
  • Proteger as vias respiratórias; 
  • Expulsar corpos estranhos; 
  • Expelir alimentos que ficaram presos na garganta; 
  • Remover secreções; 
  • Eliminar bactérias, muco, material que se deposita ao longo da traquéia e brônquios;
  • Evitar que alimentos penetrem no sistema respiratório. 

Por tudo isso, ela é um mecanismo que resguarda as vias aéreas e protege o sistema respiratório dos pequenos. Mas em muitos casos ela pode ser também um sintoma presente em várias doenças. 

Uma criança pode tossir até 11 vezes por dia sem ter nenhuma doença, porém, nesses casos, é importante observar também se ela não está tossindo durante o sono². Quando a tosse seca em crianças começa a afetar a hora de dormir, é um sinal de preocupação.  

Apesar disso, a tosse seca em crianças atinge os pequenos de todas as faixas etárias e não é uma doença em si, mas um sintoma. Por isso é importante observar atenciosamente a saúde geral dos pequenos.  

Entre as principais causas de tosse seca em crianças estão³: 

  1. Rinite alérgica; 
  2. Sinusite; 
  3. Asma; 
  4. Alergias; 
  5. Corpo estranho na garganta; 
  6. Fumo passivo; 
  7. Infecção das vias respiratórias por vírus ou bactérias. 

Como você pode perceber, a tosse seca em crianças tem diversas origens e funções para o sistema imune dos pequenos, por isso é importante observar também outros sintomas antes de iniciar algum tratamento.  

Quais os principais tratamentos para a tosse seca em crianças? 

O tratamento da tosse seca em crianças deve ter como base a doença que está causando este sintoma. Lembre-se que em muitos casos a tosse seca pode ser uma reação natural de defesa do organismo da criança. Por isso é importante consultar uma pessoa profissional da área de saúde para verificar a necessidade de tratamento.  

Caso esse sintoma esteja causando muito incômodo na criança ou até mesmo dificuldade de dormir, o médico pode indicar um xarope específico para a tosse seca, que atua acalmando a garganta e inibe o reflexo da tosse. 

O tempo de duração do sintoma também é algo importante a ser observado. A tosse seca em crianças pode ser crônica se for superior a quatro semanas e é considerada aguda quando tem menos de quatro semanas¹.  

É importante procurar um profissional de saúde especialmente quando a tosse seca em crianças é acompanhada de outros sintomas como:

  1. Febre;
  2. Dificuldade de respirar; 
  3. Congestão nasal. 

Tudo isso irá auxiliar o médico a definir qual é o quadro da criança e indicar o melhor tratamento para a doença que pode estar causando este sintoma.  

Em muitos casos, porém, não é necessário ficar alerta. É possível que esse sintoma ocorra após a criança ter tido uma infecção, por exemplo.  

Quando uma tosse seca na criança crônica não tem nenhuma causa específica e é só um sintoma isolado, ela é chamada de tosse inespecífica. Em geral, essa tosse ocorre após uma infecção viral ou também com o aumento da sensibilidade dos receptores da tosse no organismo da criança¹. 

Caso você avalie com o seu médico de confiança que a tosse da criança não está vinculada a nenhuma doença e é apenas uma reação comum, uma alergia leve ou uma tosse remanescente de alguma infecção, é possível optar por alguns tratamentos naturais para o sintoma. Entre eles estão: 

  • Beber bastante líquido, como água, sucos e sopas, que vão ajudar a fluidificar as secreções³; 
  • Colocar um vaporizador ou umidificador de ar no quarto da criança, pois o ar seco piora a tosse; 
  • Dar um chá de mel, limão e própolis, pois o mel pode auxiliar no alívio da tosse em crianças, especialmente por amaciar a garganta4.  

Essas soluções vão auxiliar a amenizar a tosse seca em crianças, umedecer a garganta e fazer com que o sintoma vá diminuindo aos poucos.  

Quais as diferenças entre tosse seca e carregada? 

A tosse seca é frequente na infância e, diferentemente da tosse carregada, ela não vem acompanhada de catarro ou secreções. Em alguns casos, pode provocar uma dificuldade de dormir e também dor na garganta, pois as vias aéreas ficam irritadas de tanto tossir. 

A duração da tosse, tanto seca quanto carregada, pode ser de até dez dias, porém, em alguns casos, ela pode se prolongar por 25 ou mais dias². 

A tosse carregada é um mecanismo utilizado pelo organismo para eliminar o catarro e pode ser causada por:  

  • Gripes; 
  • Resfriados; 
  • Infecções leves de nariz e garganta. 

Uma criança saudável pode ter de 8 a 12 infecções respiratórias ao ano². Isso mostra que a tosse carregada ou seca pode ser um sintoma muito comum durante a infância e que os pais e mães terão que lidar frequentemente. 

Como a tosse carregada é diferente da seca, ela possui soluções fitoterápicas distintas. Um dos possíveis tratamentos naturais para a tosse carregada é o uso de xaropes a base de Hedera Helix.  

Esse xarope tem em sua fórmula um extrato seco de folhas de Hedera Helix, uma planta que pode ser utilizada no tratamento de doenças do trato respiratório onde há muita formação de muco5

Essa planta pode ser usada em formulações para a tosse carregada das crianças por possuir um efeito fluidificante, expectorante e broncodilatador que ajuda a eliminar o catarro e melhorar a respiração.  

Procure se informar com o seu médico de confiança sobre as melhores práticas para combater a tosse seca em crianças e invista em medicamentos fitoterápicos de qualidade comprovada para a tosse carregada, como Blumel Hedera6, para auxiliar no bem-estar e saúde dos pequenos! 

Blumel Hedera. Extrato seco de folhas de Hedera helix L. Indicações: expectorante e mucofluidificante em caso de tosse produtiva. MS 1.5584.0409. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Junho/2021.