Como funciona um xarope para tosse infantil? Saiba tudo sobre esse medicamento!

Tratamentos
Publicado em: 21/07/2022 - 00:00:00
Imagem do post Como funciona um xarope para tosse infantil? Saiba tudo sobre esse medicamento!

As principais queixas nos consultórios pediátricos envolvem sintomas relacionados a infecções respiratórias das vias superiores, afinal, isso atrapalha a qualidade de vida, atividades diárias e sono dos pequenos. Mas você sabia que em muitos casos é possível utilizar um xarope para a tosse infantil?

Há diversos tipos e princípios ativos usados nos xaropes para tosse infantil, que são capazes de amenizar esse sinal tão comum em doenças como gripes, resfriados, sinusite, rinite, entre outras. Mas você sabe diferenciar esses produtos e quando deve usá-los com o seu filho?

Entenda em detalhes tudo que envolve o uso de um xarope para tosse infantil, desde as causas desse sintoma, o que o caracteriza, quais são as suas principais soluções e como adotar o melhor medicamento para o seu filho!

O que caracteriza a tosse?

Para aprender o que define um xarope bom para tosse infantil e quando você deve utilizá-lo com o seu filho, é fundamental compreender para que ele serve, e isso só é possível ao conhecer os aspectos desse sintoma.

A tosse é o resultado de um estímulo ou um reflexo de proteção natural do nosso organismo, que ocorre quando as vias aéreas estão irritadas ou obstruídas¹.

Esse reflexo tem como objetivo remover as secreções ou corpos estranhos presentes nessas vias, para que a respiração possa acontecer normalmente¹.

A tosse é composta por três fases¹:

  1. Fase inspiratória: aqui há o aumento do volume torácico e maior dilatação dos brônquios;
  2. Fase compressiva ou expiratória: a glote se fecha e posteriormente são ativados o diafragma e os músculos da parede torácica e abdominal, que acabam por comprimir as vias aéreas e os pulmões. Em seguida, a glote abre subitamente com a saída do ar em alta velocidade, o que cria o som característico da tosse;
  3. Fase de relaxamento da musculatura: as pressões voltam aos níveis basais, podendo causar uma tosse de intensidade leve, moderada ou grave.

Outra informação importante é que a tosse pode ser classificada de acordo com a produção ou não de muco¹:

  • Tosse não produtiva, seca ou irritativa: geralmente causada por infecção viral e que não possui muco;
  • Tosse produtiva ou com catarro: aqui há a produção em excesso de muco e a sua hipersecreção ou expectoração leva à tosse.

Além disso, ela também pode ser enquadrada em três tipos2

  • Aguda: quando dura até três semanas;
  • Subaguda: quando persiste entre três e oito semanas;
  • Crônica: quando é maior do que oito semanas.

Quais são as causas da tosse com catarro e febre infantil?

Tanto a tosse com catarro quanto a febre infantil podem ser indícios de infecções respiratórias.

Focando na tosse, tanto seca quanto produtiva, ela pode estar presente nos seguintes quadros²:

  • Resfriado comum: tende a causar tosse leve e moderada3, pode persistir entre quatro e sete dias e costuma ser mais brando do que a gripe, com sinais como congestionamento nasal, dor e febre4;
  • Sinusite aguda: dura em média duas semanas e meia e se assemelha ao resfriado comum. É essencial verificar a necessidade de uso de antibióticos ou outros medicamentos com um médico4;
  • Gripe: a tosse pode ser severa, principalmente à noite, com respiração ruidosa3. Prolonga-se por até duas semanas e outros sinais incluem febre, dor de garganta, dor no corpo, mal-estar geral e congestão nasal5;
  • Rinite: além da tosse, inclui outros sinais como coriza infantil, congestionamento nasal, dor de cabeça ou facial e sensação de cansaço. Pode ser crônica, aguda periódica ou crônica agudizada e é desencadeada por alergias e infecções6;
  • Bronquite: geralmente é provocada por vírus e bactérias e tem curta duração. Suas características são a tosse úmida, com catarro, e secreção abundante7.

Estudos relatam que crianças saudáveis podem ter de oito a 12 infecções respiratórias ao ano, especificamente as que frequentam creches e escolas em áreas urbanas8.

Isso mostra que a tosse pode ser muito comum durante a infância e é algo que os pais e responsáveis terão que lidar frequentemente.

Junto com ela, outros indícios que podem revelar uma condição mais preocupante são quando8:

  • A tosse se prolonga por mais de quatro semanas;
  • Ocorre após engasgos seguidos de cianose (cor azulada da pele);
  • Quando está acompanhada de perda de peso, febre e falta de ar.

Nesses casos é ainda mais crucial buscar um acompanhamento médico.

Apesar de ser um incômodo, a tosse ajuda a eliminar secreções e impede a obstrução das vias aéreas9.

Inclusive, a sua ausência é preocupante quando há casos de quadros respiratórios, pois isso pode levar ao acúmulo de secreções, já que ela é um dos principais mecanismos de defesa contra patologias pulmonares10.

Após uma infecção respiratória infantil, é normal que a tosse persista por até oito semanas10. Por isso, é vital contar com um acompanhamento médico.

Diante disso tudo, o que é bom para a tosse infantil, principalmente quando ela tem catarro, é um xarope que pode aliviar isso, auxiliando na fluidificação do muco, na sua liberação e na diminuição de tempo de duração desta situação³.

Quer entender o que é e como funciona um xarope para tosse infantil? Confira abaixo!

O que é um xarope para tosse infantil?

Um xarope para tosse infantil é um medicamento, que pode ser alopático ou fitoterápico, utilizado para acalmar esse sintoma.

Mas para saber qual é o remédio adequado para o caso do seu filho, é interessante consultar um médico e aprender a distinguir os diferentes tipos de xarope para tosse infantil:

  1. Antitússicos de ação central: atuam no sistema nervoso central, diminuindo o reflexo da tosse e não são recomendados para menores de dois anos de idade10;
  2. Antitússicos de ação periférica: derivam de anestésicos locais e atenuam as respostas dos estímulos da tosse10;
  3. Mucolíticos:  estimulam os mecanismos responsáveis por promover a eliminação do muco¹;
  4. Expectorantes: promovem uma fluidificação do muco para facilitar a sua expulsão¹.

Como funciona um xarope para tosse com catarro infantil?

Quando há a manifestação da tosse com catarro, é possível utilizar um xarope expectorante infantil, desde que indicado por um médico.

Um xarope para tosse com catarro infantil nada mais é do que um medicamento que ajuda a "soltar" o muco, assim a criança pode expeli-lo para fora de maneira mais fácil¹¹.

Esse remédio não trata a infecção em si que está causando a tosse com catarro, mas colabora com o alívio desse sintoma específico, o que irá auxiliar o pequeno a se sentir melhor e ter uma boa noite de sono, enquanto o sistema imune age para combater a enfermidade causadora da situação¹¹.

Mas você sabe como ele funciona? O xarope expectorante infantil libera o muco no peito e ajuda a transformar essa tosse em mais úmida e produtiva¹¹.

Isso é possível pois o xarope para tosse infantil aumenta a quantidade de água no muco, diluindo-o e o tornando mais fino¹¹.

Para que isso ocorra, é preciso entender que cada xarope para tosse com catarro infantil vai ter um princípio ativo para fluidificar o muco. Uma das possibilidades é o uso de medicamentos fitoterápicos feitos a partir da planta Hedera Helix, que tem efeitos comprovados cientificamente como expectorante e broncodilatador14.

O que é bom para a tosse infantil?

Além do uso de um xarope para tosse infantil, há outras possibilidades de como aliviar esse sintoma em crianças.

As principais dicas para isso são¹¹:

  1. Umidificar o ar: tomar um banho quente pode ser um grande aliado neste momento, isso porque o ar quente e úmido ajuda a facilitar a liberação do muco. Além disso, também é possível tentar usar um umidificador de ar para melhorar a qualidade dele;
  2. Hidratar o pequeno: manter o corpo do seu filho hidratado vai colaborar para que ele combata a infecção. Isso pode ser feito por meio do aumento da quantidade de líquidos ingeridos, estimulando o consumo de água, sucos ou chás de ervas, para garantir uma maior quantidade de fluidos no organismo;
  3. Consumir mel: o mel também é uma opção para amenizar a tosse com catarro e suavizar o muco. Um estudo feito sobre infecções das vias respiratórias aéreas descobriu que ele auxilia a abrandar esse sintoma e a melhorar o sono das crianças. Mas atenção, ele só pode ser utilizado por aquelas com mais de um ano de idade.

Lembre-se sempre de que a adoção de qualquer solução para aliviar a tosse deve ser feita junto com um acompanhamento médico, pois apenas ele será capaz de avaliar com clareza o quadro do seu filho e indicar as alternativas terapêuticas mais adequadas.

Além disso, é interessante adotar alguns hábitos saudáveis para diminuir as possibilidades de surgimento da tosse nos pequenos, como8,10,12:

  • Controlar o ambiente, evitar cigarros e outros fatores como poeira que podem desencadear alergias;
  • Evitar exposição a cheiros fortes como tinta fresca, cola, inseticidas e mofo;
  • Manter o calendário de vacinação atualizado.

Como aliviar a tosse noturna infantil?

Uma criança pode tossir em média 11 vezes ao dia, mesmo estando saudável, porém à noite, durante o sono, esse sintoma deve ser infrequente8.

No entanto, quando a tosse é um sinal de alguma enfermidade, como as infecções respiratórias, ela tende a interferir tanto nas atividades diárias quanto no sono, não só dos pequenos, como dos seus pais13.

Se você busca soluções de como aliviar a tosse noturna infantil saiba que as medidas citadas acima (hidratação, umidificação do ar e mel) são muito úteis.

Além disso, se a tosse for produtiva, é possível utilizar um expectorante infantil, que ajudará o seu filho a dormir melhor11.

Agora que você já sabe como tratar a tosse infantil descubra qual xarope pode usar para isso!

Qual é o melhor xarope para tosse infantil?

Por conta dos sintomas incômodos provenientes de infecções respiratórias, muitos pais se perguntam: qual é o melhor xarope para a tosse infantil?

Para saber isso, é indispensável consultar o pediatra do seu filho, que irá recomendar as soluções apropriadas para tratar a enfermidade que o acomete e também a tosse.

Entre as possibilidades que ele pode indicar está Blumel Hedera, um xarope para tosse infantil para crianças a partir de dois anos de idade. 

Esse xarope expectorante infantil fitoterápico tem em sua fórmula um extrato seco de folhas de Hedera Helix, uma planta reconhecida cientificamente para o tratamento de doenças do trato respiratório onde há muita formação de muco15.

Por ser feito à base de uma planta que possui efeito fluidificante, expectorante e broncodilatador14, 16-18, o xarope Blumel Hedera pode ser usado para a tosse produtiva das crianças, ajudando a eliminar o catarro e a melhorar a respiração. Blumel Hedera ainda não possui adição de açúcares, corantes e aromas artificiais em sua formulação.

Converse com um pediatra para avaliar as possibilidades para tratar a tosse do seu filho e invista em medicamentos de qualidade comprovada, como Blumel Hedera, para auxiliar no bem-estar e saúde dos pequenos17!

Blumel Hedera. Extrato seco de folhas de Hedera helix L. Indicações: expectorante e mucofluidificante em caso de tosse produtiva. MS 1.5584.0409. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Abril/2022.

 

1. Paula CS. Manejo da tosse com medicamentos isentos de prescrição. Visão Acadêmica. Abril/Junho, 2016; v.17, n.2: 116-125. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwj7oLSgmrjyAhV2qJUCHV9kAtkQFnoECBMQAw&url=https%3A%2F%2Frevistas.ufpr.br%2Facademica%2Farticle%2Fdownload%2F47092%2F29253&usg=AOvVaw3KhEB4DBIBVk-M6YBp8GWd . Acesso em: janeiro, 2022.2. II Diretrizes Brasileiras no Manejo da Tosse Crônica. J Bras Pneumol. 2006;32(Supl 6):S 403-S 446. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jbpneu/a/X6G48YN9xtddvFdDmBc94hh/?lang=pt&format=pdf . Acesso em: janeiro, 2022.3. WebMd. Causes and Treatment of Coughs in Children. 20 setembro, 2021. Disponível em: https://www.webmd.com/first-aid/coughs . Acesso em: janeiro, 2022.4. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Curso de Especialização Multiprofissional na Atenção Básica – Modalidade a Distância. Atenção integral à saúde da criança: medicina [recurso eletrônico]. 2. ed. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 2016. Disponível em: https://unasus.ufsc.br/atencaobasica/files/2017/10/Aten%C3%A7%C3%A3o-Integral-%C3%A0-Sa%C3%BAde-da-Crian%C3%A7a-ilovepdf-compressed.pdf . Acesso em: janeiro, 2022.5. Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamentos Científicos de Imunizações, Infectologia, Alergia, Otorrinolaringologia e Pneumologia. Diretriz. Atualização no Tratamento e Prevenção da Infecção pelo Vírus Influenza – 2020. Abril, 2020. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/22445e-Diretriz-_Atualiz_Trat_e_Prev_Infecc_Virus_Influenza_2020__1_.pdf . Acesso em: janeiro, 2022.6. Scadding G. Rinossinusite Crônica em Pediatria: a Criança Catarral. V Manual de Otorrinolaringologia Pediátrica da Interamerican Association of Pediatric Otorhinolaryngology. 174-183. Disponível em: https://cdn.gn1.link/iapo/manuals/rinossinusite_cr%C3%B4nica_pediatria_A%20crian%C3%A7a_catarral.pdf . Acesso em: janeiro, 2022.7. Rullo V, Silva MTN. Asma e bronquite não são a mesma coisa. 17 maio, 2018. Disponível em: https://www.spsp.org.br/2018/05/17/asma-e-bronquite-nao-sao-a-mesma-coisa-2/ . Acesso em: janeiro, 2022.8. Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial. Sociedade Brasileira de Pediatria. Tosse. Disponível em: https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/cuidados-com-a-saude/tosse/ . Acesso em: janeiro, 2022.9. Conselho Federal de Farmácia. Guia de Prática Clínica: Sinais e Sintomas Respiratórios. Tosse. 2018. Disponível em: https://www.cff.org.br/userfiles/Profar%20-%20Guia%20tosse.pdf . Acesso em: janeiro, 2022.10. Flores P. Utilização de Xaropes para a Tosse em Idade Pediátrica. Gazeta Médica.Janeiro/Março, 2018; 5 (1): 37-44. Disponível em: https://www.gazetamedica.pt/index.php/gazeta/article/view/139 . Acesso em: janeiro, 2022. 11. Cafasso J. 5 Natural Expectorants to Kill Your Cough. 29 março, 2019. Disponível em: https://www.healthline.com/health/natural-cough-expectorants-cough . Acesso em: janeiro, 2022.12. Perez DAR. Infecções respiratórias na criança: o que fazer. Sociedade de Pediatria de São Paulo. 26 maio, 2014. Disponível em: https://www.spsp.org.br/2014/05/26/infeccoes-respiratorias-na-crianca-o-que-fazer/ . Acesso em: janeiro, 2022.13. Chiba SM. Tosse, uma queixa comum nos atendimentos pediátricos. Sociedade de Pediatria de São Paulo. 28 julho, 2017. Disponível em: https://www.spsp.org.br/2017/07/28/tosse-uma-queixa-comum-nos-atendimentos-pediatricos/ . Acesso em: janeiro, 2022.14. Kruttschnitt E, et al. Assessment of the Efficacy and Safety of Ivy Leaf (Hedera helix) Cough Syrup Compared with Acetylcysteine in Adults and Children with Acute Bronchitis. Evid Based Complement Alternat Med. 2020 May 4; 2020:1910656.15. Lutsenko Y, et al. Hedera helix as a medicinal plant. Herba Polonica. 2010; 56 (1): 83-96. Disponível em: http://yadda.icm.edu.pl/yadda/element/bwmeta1.element.agro-article-02fb546a-ebc9-4ebf-b6c9-4d0103c5908f . Acesso em: janeiro, 2022.16. Obara FWHR, Avila RNP, Barbosa BL. O uso da planta hedera helix contra doenças respiratórias. Disponível em: https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol_63_1560284397.pdf . Acesso em: janeiro, 2022.17. Bula do produto Blumel Hedera.18. Rotulagem do produto Blumel Hedera.