Como melhorar a imunidade infantil de forma prática e descomplicada?

Tratamentos
Publicado em: 08/07/2022 - 00:00:00
Imagem do post Como melhorar a imunidade infantil de forma prática e descomplicada?

Gripe, resfriado, sinusite, alergias… é só o clima mudar ou esfriar que a criança começa a espirrar, tossir, ter febre e outros sintomas incômodos. Você passa constantemente por isso com o seu filho? Se sim, é mais do que natural que queira saber como melhorar a imunidade infantil. Afinal, é duro ver os pequenos sofrendo, não é mesmo?

Mas se você quer saber como fazer para aumentar a imunidade infantil, antes precisa descobrir se o seu filho sofre com alguma doença que afeta o seu sistema imunológico. Afinal, é fundamental analisar o quadro para descartar condições mais severas.

Saiba como reconhecer os sinais de alerta para imunodeficiências primárias e o que fazer para aumentar a imunidade de criança com os cinco hábitos saudáveis listados abaixo!

Como melhorar a imunidade infantil? Reconheça os sinais de imunidade baixa

Uma das possíveis causas para uma imunidade baixa infantil é a imunodeficiência primárias. Os dez sinais de alerta para isso, de acordo com o Brazilian Group for Immunodeficiency¹, são se a criança teve:

  1. Duas ou mais pneumonias no último ano;
  2. Quatro ou mais otites no último ano;
  3. Estomatites de repetição ou monilíase por mais de dois meses;
  4. Abscessos de repetição ou ectima;
  5. Um episódio de infecção sistêmica grave (meningite, osteoartrite, septicemia);
  6. Infecções intestinais de repetição e/ou diarreia crônica;
  7. Asma grave, doença do colágeno ou doença autoimune;
  8. Efeito adverso ao BCG e/ou infecção por microbactéria;
  9. Fenótipo clínico sugestivo de síndrome associada a imunodeficiência;
  10. História familiar de imunodeficiência.

Estima-se que uma a cada 2 mil pessoas tenha esse quadro¹. Mas para diagnosticá-lo, é necessário consultar um pediatra, que é o principal responsável pelo reconhecimento ou encaminhamento precoce de uma criança para verificar se ela tem ou não uma imunodeficiência primária².

Apesar de ser indispensável procurar um profissional de saúde aos primeiros indicativos de uma possível imunodeficiência primária, também é importante saber que é comum que as crianças tenham um determinado número de enfermidades respiratórias mais brandas por ano³. Afinal, o sistema imune ainda está se desenvolvendo na infância.

Inclusive, de acordo com um documento divulgado pela SBP³, aproximadamente 50% das crianças com infecções respiratórias recorrentes podem ser saudáveis. Ou seja, em muitos casos os pequenos podem estar apenas com a imunidade baixa temporariamente. Aprenda o que fazer nessas situações!

Como fazer para melhorar a imunidade infantil? 5 dicas

Se o seu filho é sadio, porém tem muitas doenças ao longo do ano, você pode investir nas cinco dicas abaixo e, assim, saber como melhorar a imunidade infantil.

1 - Garanta uma alimentação saudável

Nesta lista de dicas para descobrir como melhorar a imunidade infantil, a primeira é garantir uma alimentação saudável e adequada aos pequenos para assegurar todas as necessidades nutricionais para o seu crescimento.

Para isso, a dieta precisa ser variada e conter alimentos que contemplem os quatro principais grupos alimentares nas refeições4:

  1. Pães e cereais (arroz, milho e aveia);
  2. Leite e seus derivados (queijos e iogurtes);
  3. Carnes e leguminosas (feijão, lentilha e grão de bico);
  4. Frutas e hortaliças.

Além disso, certifique-se de que os alimentos contenham os nutrientes essenciais para o desenvolvimento do seu filho4, que são:

  • Zinco;
  • Ferro;
  • Selênio;
  • Magnésio;
  • Vitaminas A, C, D, E e do complexo B.

Outra dica é evitar refrigerantes, sucos de caixinha ou qualquer outra bebida que seja pronta e adoçada5 porque elas costumam ter açúcar em excesso e podem trazer prejuízos para a saúde da criança. Lembrando que a dose diária de açúcar recomendada é de no máximo 25 gramas4.

Além disso, é interessante consultar um nutricionista para que ele faça um acompanhamento mais detalhado da saúde nutricional do seu filho.

2 - Incentive a prática de atividades físicas ao ar livre

A prática de atividades físicas ao ar livre por pelo menos uma hora por dia6 é outra maneira de melhorar a imunidade infantil. Elas são responsáveis por:

  1. Combater a obesidade infantil, e por consequência o desenvolvimento de diabetes, hipertensão e outras condições de saúde6;
  2. Garantir que o seu filho esteja em contato com a natureza (de preferência em gramados, parques ou fazendo caminhadas em trilhas), o que favorece a melhora da cognição, da autoestima, do sentimento de bem-estar e socialização da criança7;
  3. Assegurar que o pequeno tome pelo menos 15 minutos de sol por dia, aumentando a exposição e absorção de vitamina D8, um dos micronutrientes mais vitais para o sistema imune15

Se você precisa de ideias de quais atividades o seu pequeno pode realizar, invista em:

  • Caminhadas;
  • Andar de bicicleta;
  • passear com o cachorro;
  • Jogar bola;
  • Pular corda;
  • Brincar de esconde-esconde e pega-pega.

3 - Fique atento ao sono do seu filho

O descanso adequado durante uma boa noite de sono é um dos responsáveis por garantir que o seu filho se recupere do cansaço acumulado ao longo do dia e tenha energias para as atividades do dia seguinte. Consequentemente, isso também assegura o fortalecimento da imunidade.

Mas você sabe qual é a quantidade de sono ideal para o seu filho? De acordo com um artigo publicado na Sleep Foundation, para crianças de 3 a 5 anos é de 10 a 13 horas, já para as de 6 a 13 anos é de 9 a 11 horas9.

Isso é importante porque uma noite mal dormida   pode aumentar a produção de cortisol, hormônio relacionado ao estresse10, um dos fatores de piora da imunidade. Para proporcionar uma melhor higiene do sono, você pode11:

  • Criar uma rotina para a hora de dormir;
  • Adequar o ambiente para se tornar mais propício ao sono;
  • Manter o mesmo horário para dormir e acordar todos os dias, mesmo aos finais de semana.

4 - Estimule a criança beber bastante água

Uma maneira simples e efetiva de melhorar a imunidade infantil é incentivando que a criança beba bastante água e sucos naturais.

Isso ajuda na manutenção das funções do organismo e na absorção de sais minerais e vitaminas essenciais para os pequenos4.

5 - Mantenha a vacinação em dia

Manter a vacinação em dia é crucial para as crianças, especialmente porque ela auxilia no fortalecimento e desenvolvimento do sistema imunológico.

As vacinas induzem o corpo a produzir anticorpos para combater os microrganismos que causam as doenças para as quais já existe imunização16.

De acordo com o Ministério da Saúde12, é preciso procurar o centro de saúde ou equipe responsável pelo seu bairro e consultar o calendário básico de vacinação, que é gratuita para todas as pessoas.

Entre as principais vacinas para crianças estão12:

  1. A DTP (tríplice bacteriana);
  2. A SRC (tríplice viral);
  3. A de febre amarela;
  4. A da influenza.

Como ajudar a melhorar a imunidade infantil no inverno? 

Mesmo as crianças sadias estão suscetíveis a infecções respiratórias, especialmente no inverno, durante as epidemias sazonais de gripe. Estima-se que os pequenos tenham de oito a 12 doenças desse tipo por ano13.

Por isso, uma opção de como aumentar a imunidade infantil no inverno é investindo em um suplemento alimentar que contenha as principais vitaminas e minerais necessários para o sistema imune das crianças, sempre sob orientação médica

Para isso, você conta com Blumel Imune Kids, um suplemento disponível em solução oral, que contém o exclusivo Imuno Complex*, uma combinação de vitaminas A, C e D e minerais zinco e selênio14.

Além de ajudar no fortalecimento do sistema imunológico da criança, Blumel Imune Kids não contém adição de açúcares, corantes e aromas artificiais14.

Consulte um médico e verifique a possibilidade de utilizar Blumel Imune Kids como suplementação para o seu filho!

*Produto com concentração exclusiva no mercado.

 
1. Brazilian Group for Immunodeficiency. Imunodeficiência Primária: os 10 sinais de alerta. Disponível em: http://www.imunopediatria.org.br/_download/10sinais.pdf . Acesso em: outubro, 2021.2. Nudelman V. Quando pensar em imunodeficiência primária. Recomendações - Atualização de Condutas em Pediatria. São Paulo, Sociedade de Pediatria de São Paulo. 2009;40: 2-6. Disponível em: https://www.spsp.org.br/site/asp/recomendacoes/Rec_40_Imunodeficiencia.pdf . Acesso em: outubro, 2021.3. Pérsio Roxo-Junior. Quando pensar em imunodeficiência primária. Sociedade Brasileira de Pediatria. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2015/02/Texto-Qd_Pensar-em-IDP-PortalSBP-Persio2014.pdf . Acesso em: outubro, 2021.4. Sociedade Brasileira de Pediatria – Departamento de Nutrologia. Manual de Alimentação: orientações para alimentação do lactente ao adolescente, na escola, na gestante, na prevenção de doenças e segurança alimentar. 4 ed. Virginia Resende Silva Weffort (Org.). São Paulo: SBP; 2018. Disponível em: http://www.ufrgs.br/pediatria/Repositorio/ppsca/bibliografia/nutricao/sbp-manual-de-alimentacao-2018/view . Acesso em: outubro, 2021.5. Nunes MJC, Staffuzza RV. Alimentação Saudável para Criança. Coordenação de vigilância Nutricional. Secretaria de Estado da Saúde - Governo de Goiás. Disponível em: http://www.sgc.goias.gov.br/upload/arquivos/2016-06/folder---10-passos-alimentacao-saudavel-para-crianca-maior-de-2-anos.pdf . Acesso em: outubro, 2021.6. Sociedade Brasileira de Pediatria. Grupo de Trabalho em Atividade Física. Manual de Orientação. Promoção da atividade física na infância e adolescência. Rio de Janeiro: SBP, n. 1; julho de 2017. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/19890e-MO-Promo_AtivFisica_na_Inf_e_Adoles-2.pdf . Acesso em: outubro, 2021.7. Grupo de Trabalho em Saúde e Natureza. Manual de Orientação - Benefícios da Natureza no Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes. Sociedade Brasileira de Pediatria. 2019. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/manual_orientacao_sbp_cen_.pdf . Acesso em: outubro, 2021.8. Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento Científico de Endocrinologia. Guia Prático de Atualização. Hipovitaminose D em pediatria: recomendações para o diagnóstico, tratamento e prevenção. Rio de Janeiro: SBP, n.1; dezembro de 2016. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2016/12/Endcrino-Hipovitaminose-D.pdf . Acesso em: outubro, 2021.9. Suni E. Sleep Foundation. How much sleep do we really need? 2021. Disponível em: https://www.sleepfoundation.org/how-sleep-works/how-much-sleep-do-we-really-need . Acesso em: outubro, 2021.10. Linhares MBM, Enumo SRF. Reflexões baseadas na Psicologia sobre efeitos da pandemia COVID-19 no desenvolvimento infantil. Estudos de Psicologia (Campinas) [online]. 2020; 37: e200089. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-166X2020000100510&script=sci_arttext . Acesso em: setembro, 2021. 11. Departamento Científico de Medicina do Sono. Higiene do Sono. Sociedade Brasileira de Pediatria. Setembro, 2017; nº 1. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/19807c-DocCient_-_Higiene_do_Sono.pdf . Acesso em: outubro, 2021.12. Brasil, Ministério da Saúde. Caderneta da criança - Menina. 1 ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2019. Disponível em:https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_crianca_menina_2019.pdf . Acesso em: outubro, 2021.13. Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria. Tosse. Disponível em: https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/cuidados-com-a-saude/tosse/. Acesso em: outubro, 2021.14. Rotulagem do produto Blumel Imune Kids.15. Cardoso AL et al. Nutrição adequada e proteção do sistema imunológico na época de Covid-19. Sociedade de Pediatria de São Paulo. 8 maio, 2020. Disponível em: https://www.spsp.org.br/PDF/DC_SuporteNutricional_Nutri%C3%A7%C3%A3oparaImuniza%C3%A7%C3%A3o.pdf . Acesso em: outubro, 2021.16. Brasil, Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação. 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_procedimentos_vacinacao.pdf . Acesso em: dezembro, 2021.