Como usar um descongestionante nasal? Aprenda a fazer a lavagem do nariz

Tratamentos
Publicado em: 07/07/2022 - 00:00:00
Imagem do post Como usar um descongestionante nasal? Aprenda a fazer a lavagem do nariz

O nariz entupido tem tirado as noites de sono do seu pequeno? Essa é uma das principais causas de atendimentos pediátricos. Afinal, é um sintoma clássico de infecções das vias respiratórias, que são tão comuns na infância. Quando isso acontece, muitos pais recorrem ao uso de um descongestionante nasal.

Isso porque o descongestionante nasal costuma ser um recurso muito útil para facilitar a respiração dos pequenos e também auxiliar para que eles durmam melhor. Ele é feito à base de uma solução salina e é aplicado via lavagem da narina, por meio de um dispositivo que pode ser uma seringa ou outro higienizador específico.

Quer saber melhor quais as causas do nariz entupido nas crianças, como usar um descongestionante nasal pediátrico e quais outras opções você tem para aliviar esse problema nos pequenos? Confira abaixo.

Quais são as causas de congestionamento nasal infantil?

A ocorrência de sintomas nasais, incluindo aqui o congestionamento, é muito comum na infância, tanto que uma pesquisa indicou que em um ano, no Brasil, 26,7% das crianças de 6 a 7 anos de idade tiveram esses sinais¹.

Junto com as alterações climáticas, como o clima frio e seco, a gripe, sinusite, rinite, resfriado e outras alergias estão entre as principais causas do nariz entupido² e, consequentemente, da busca dos pais e responsáveis por um descongestionante nasal.

Essas doenças são especialmente rotineiras em crianças, que mesmo saudáveis costumam ter de oito a 12 episódios de infecções respiratórias por ano, especialmente as que frequentam creches e escolas em áreas urbanas³.

Por esse sintoma ser tão frequente, saber a causa do nariz entupido do seu filho é indispensável para encontrar o melhor tratamento junto a um médico. Afinal, só ele poderá indicar os medicamentos ideais para tratar a enfermidade que está causando isso.

Uma das soluções que ele pode sugerir é uma técnica de descongestão nasal para melhorar a qualidade da respiração e do sono do seu filho! 

O que é e como usar um descongestionante nasal infantil?

Um descongestionante nasal nada mais é do que uma solução salina líquida, de preferência um soro fisiológico 0,9%², que tem como intuito desobstruir o nariz e retirar o excesso de muco presente nas vias respiratórias da criança.

Para utilizar esse descongestionante nasal pediátrico, você vai precisar apenas dessa solução salina (específica para uso no nariz) e um instrumento de aplicação, que pode ser uma seringa, um neti pot (pote com bico semelhante a chaleira), um frasco, um gotejador ou um aerossol².

Para que o uso desse descongestionante nasal infantil seja efetivo, a limpeza deve ser repetida quantas vezes forem necessárias ao longo do dia. Nos casos de prevenção ao nariz entupido, ela deve ser feita apenas em duas oportunidades diariamente, de manhã e à noite².

Como deve ser feito o uso do descongestionante nasal?

O processo de limpeza do nariz utilizando um descongestionante nasal deve ser feito da seguinte maneira²:

  1. Antes de começar, retire o excesso de secreções do nariz da criança ou bebê;

      1.1. No bebê, o excesso deve ser retirado com haste de algodão;

      1.2. No caso de crianças, elas devem assoar suavemente o nariz;

  1. Coloque o soro em temperatura ambiente em uma seringa ou chaleira nasal;
  2. Coloque a ponta do dispositivo na entrada da narina;
  3. Faça a criança colocar a cabeça levemente inclinada para frente;
  4. Despeje o soro aos poucos para que saia pela outra narina.

Ao finalizar, certifique-se de que todo o líquido tenha saído da narina da criança e limpe o excesso gentilmente com um lenço, caso necessário.

Quais são os benefícios de um descongestionante nasal infantil?

A lavagem das cavidades do nariz com um descongestionante nasal infantil é uma alternativa muito segura e altamente recomendada para menores de 12 anos4. Entre os benefícios apresentados por essa prática estão²,4:

  • Prevenção de infecções respiratórias;
  • Limpeza e umidificação da mucosa;
  • Eliminação do excesso de muco;
  • Facilitação de absorção de medicamentos tópicos;
  • Remoção de partículas de sujeiras ou alérgenos que ficam na mucosa;
  • Redução da tosse associada à coriza.

Apesar de todas essas vantagens, uma dificuldade que os pais e responsáveis podem encontrar na hora de fazer esse procedimento é o incômodo e a rejeição dos pequenos aos dispositivos de irrigação nasal utilizados, como a seringa e o neti pot².

Descongestionante nasal infantil de fácil uso

Muitos pais e responsáveis optam por um descongestionante nasal infantil por conta dos seus benefícios e por ser uma opção mais simples. No entanto, é possível que a aplicação seja uma pouco desconfortável e difícil para os pequenos, como vimos.

Pensando nisso, se você busca uma solução com uma aplicação mais fácil e rápida, que tal conhecer o Blusoro Jet?

Esse spray nasal, feito à base de cloreto de sódio, auxilia no descongestionamento do nariz, na fluidificação da secreção, não possui conservantes5 e o melhor de tudo: é simples e prático de usar.

O segredo do uso facilitado é o seu bico anatômico, feito especialmente para bebês e crianças, que permite a aplicação em qualquer posição, graças à sua tecnologia 360º. Ele também possui um jato suave e contínuo5, o que auxilia ainda mais o procedimento nos pequenos.

Quer conhecer melhor o nosso spray? Confira no nosso site.

Blusoro. cloreto de sódio. Indicações: fluidificante e descongestionante nasal. MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC ANVISA Nº 199/2006 AFE nº 1.07817-7. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Novembro/2021.