Qual é o melhor remédio natural para garganta inflamada infantil? Conheça as 5 principais soluções!

Tratamentos
Publicado em: 01/06/2022 - 00:00:00
Imagem do post Qual é o melhor remédio natural para garganta inflamada infantil? Conheça as 5 principais soluções!

A dor de garganta é um incômodo muito comum nas crianças e pode atrapalhar o sono, a energia e disposição dos pequenos. Apesar de ser um sintoma desagradável, muitas vezes é possível tratá-lo em casa com remédios naturais para a garganta inflamada infantil. 

Mas você sabe quais são as melhores opções? E consegue reconhecer quando deve procurar ajuda médica? Saiba tudo sobre os principais remédios naturais para garganta inflamada infantil, as causas da dor e quanto você deve ficar mais atento.  

8 principais causas da inflamação da garganta nas crianças 

A garganta inflamada, que está seca, irritada, dolorida ou com comichão pode ter oito principais origens nas crianças¹ ²: 

  1.     Dormir com a boca aberta, que deixa a garganta seca; 
  2.     Vírus como o da gripe; 
  3.     Amigdalite; 
  4.     Bactérias; 
  5.     Respirar ar poluído; 
  6.     Pólen das flores; 
  7.     Alergias diversas;  
  8.     Respirar ar seco.  

Estima-se que os vírus sejam os responsáveis por 85% a 90% das infecções que causam inflamação na garganta². Isso porque a parte de trás dessa parte do corpo é quente e úmida, um lugar ideal tanto para vírus quanto bactérias².  

Por isso, é importante consultar um profissional de saúde ao primeiro sintoma mais preocupante, para ter certeza qual é o agente causador desse problema e descartar doenças mais graves. 

Entre os sintomas da garganta inflamada, estão a dor quando a criança engole algo e um incômodo no pescoço.  

Por conta dessa indisposição, é comum a criança se recusar a comer, beber e ingerir líquidos. É inclusive normal que ela coma menos que o habitual e chore enquanto engole os alimentos. Por isso é importante investir em um remédio natural para a garganta inflamada infantil, em casos permitidos pelo seu médico de confiança.  

Outros sintomas que podem surgir junto com a garganta inflamada e que são sinais de preocupação incluem¹: 

  •     Febre; 
  •     Tosse; 
  •     Secreção nasal; 
  •     Rouquidão; 
  •     Náuseas; 
  •     Dores no estômago; 
  •     Pus na garganta. 

A qualquer sinal de piora nos sintomas, é fundamental procurar uma pessoa profissional da saúde de sua confiança, especialmente se a dor estiver acompanhada de febre e se os sintomas persistirem. 

5 remédios naturais para a garganta inflamada infantil 

Uma das melhores maneiras de prevenir a garganta inflamada é evitar a infecção por vírus como o da gripe, ou seja, é importante manter a imunidade alta, evitar contato próximo com pessoas infectadas, adotar hábitos alimentares saudáveis e vacinar as crianças contra o vírus influenza. 

Porém, em muitos casos, é inevitável a criança pegar uma infecção respiratória leve, como um resfriado. Estudos mostram que uma criança saudável pode ter de 8 a 12 episódios de doenças respiratórias brandas ao ano³.  

Entre as recomendações médicas para esses casos estão¹: 

  • Fornecer muitos líquidos para a criança; 
  • Priorizar alimentos que sejam moles e fáceis de engolir, como sopa por exemplo; 
  • Dar mel pasteurizado para amaciar a garganta. 

Além disso, é possível usar alguns remédios naturais para a garganta inflamada infantil. Entre as opções que são seguras para as crianças, destacamos cinco abaixo. 

1 – Própolis 

O extrato de própolis é um remédio muito popular para doenças infecciosas da garganta e da boca. A versão sem álcool é a indicada para crianças maiores de um ano, abaixo dessa idade ele não deve ser consumido.  

As pesquisas realizadas com o extrato sugerem que ele desempenha um papel na redução da resposta inflamatória da garganta, auxilia o sistema imune da criança, além de ter propriedades antimicrobianas4. Por conta de todos esses benefícios, ele é indicado como um remédio natural para a garganta inflamada infantil de grande efetividade. 

É possível encontrar soluções à base de própolis em spray ou gotas, que pode ser diluído em água. Nesses casos, é interessante consultar um profissional de saúde para saber a melhor maneira de oferecê-lo para o seu filho. 

2 – Mel, limão e gengibre 

A mistura de mel, gengibre e limão em forma de chá é uma das mais populares para gripes e resfriados, que podem ser algumas das causas da garganta inflamada. 

Isso porque esses ingredientes têm as seguintes propriedades: 

  1. O limão é rico em vitamina C, que é importante para o sistema imune, pois atua no crescimento e na atuação das células deste sistema, na produção de anticorpos e aumenta a resistência contra infecções virais5;  
  2. O gengibre auxilia contra a rouquidão e tosse6; 
  3. Estudos indicam o potencial do mel para diminuir sintomas como a tosse7, que pode piorar a sensação de garganta irritada, além de melhorar a maciez ao engolir líquidos e comida. No entanto, ele não deve ser consumido por crianças menores de um ano.  

Ao combinar o mel, o gengibre e o limão em um chá você estará proporcionando ao seu filho as propriedades curativas dos três ingredientes e ainda incentivará o pequeno a beber um líquido quentinho que seja agradável para esse momento de dor.  

3 – Sálvia 

A sálvia é uma planta que pode ser utilizada para fazer bochecho ou gargarejo uma ou duas vezes ao dia para melhorar a inflamação da garganta8. No entanto, ela não deve ser engolida. 

Entre as propriedades dessa planta, que é um remédio natural para a garganta inflamada infantil, estão seus efeitos calmante, expectorante e anti-inflamatório, além do fato de ajudar em resfriados e tosse6. 

4 – Camomila 

A camomila é outro remédio natural para garganta inflamada infantil muito efetivo. Ela tem benefícios comprovados para essa dor específica9. 

Essa planta pode ser consumida na forma de chá, infuso, tintura ou extrato fluído. Também auxilia em casos de feridas bucais6. 

5 – Gargarejo com água e sal 

Por fim, um último remédio natural para a garganta inflamada infantil muito recomendado é o gargarejo com água morna e sal10. Basta diluir meia colher de chá de sal em um copo de água morna.  

Mas atenção, a criança não deve engolir o líquido, apenas gargarejá-lo de cabeça para cima, fazendo com que a água toque a garganta por alguns segundos. Isso deve ser feito de 3 em 3 horas10.  

Está buscando outras opções de medicamentos naturais ou fitoterápicos para doenças como resfriados e gripes, que além de causar uma inflamação da garganta trazem problemas como uma tosse carregada? 

Conheça o xarope Blumel Hedera, um medicamento que possui um efeito fluidificante, expectorante e broncodilatador comprovado e que ajuda a tratar a tosse produtiva das crianças, muito comum em episódios de gripes e resfriados. Avalie com o seu médico de confiança a possibilidade de utilizar Blumel Hedera¹¹ para melhorar o bem-estar e saúde do seu filho! 

Blumel Hedera. Extrato seco de folhas de Hedera helix L. Indicações: expectorante e mucofluidificante em caso de tosse produtiva. MS 1.5584.0409. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Junho/2021. 

 

1. About Kids Health. Inflamação da garganta. 16 outubro, 2009. Disponível em: https://www.aboutkidshealth.ca/Article?contentid=748&language=Portuguese. Acesso em: junho, 2021. 2. American Pharmacists Association. Soothing your sore throat. Dezembro, 2003. Disponível em: https://pharmacistsprovidecare.com/sites/default/files/files/Soothing%20Your%20Sore%20Throat%20-%20eng.pdf. Acesso em: junho, 2021. 3. Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria. Tosse. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/cuidados-com-a-saude/tosse/>. Acesso em: junho, 2021. 4. Guerreiro PIM. O poder anti-inflamatório do Própolis. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas). Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve. 2020. Disponível em: https://sapientia.ualg.pt/bitstream/10400.1/15305/1/Propolis%20como%20anti-inflamat%c3%b3rio%20FINAL%20CD_GM_PG%20PDF%20Novembro%202020.pdf. Acesso em: junho, 2021. 5. Cardoso AL et al. Nutrição adequada e proteção do sistema imunológico na época de Covid-19. Sociedade de Pediatria de São Paulo. 8 maio, 2020. Disponível em:https://www.spsp.org.br/PDF/DC_SuporteNutricional_Nutri%C3%A7%C3%A3oparaImuniza%C3%A7%C3%A3o.pdf>. Acesso em: junho, 2021. 6. Grandi TSM. Tratado das plantas medicinais: mineiras, nativas e cultivadas. 1ª ed. digital. Belo Horizonte: AD/EQUATIO ESTÚDIO. 2014. 7. Oduwole O, et al. Honey for acute cough in children. Cochrane Database Syst Rev. 2018;4(4):CD007094. Disponível em: https://www.cochrane.org/pt/CD007094/ARI_mel-para-tosse-aguda-em-criancas. Acesso em: junho, 2021. 8. Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Departamento de Apoio Técnico e Educação Permanente. Comissão Assessora de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Plantas Medicinais e Fitoterápicos. 4. ed. São Paulo: Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo; 2019. Disponível em: http://www.crfsp.org.br/images/cartilhas/PlantasMedicinais.pdf. Acesso em: junho, 2021.9. Srivastava JK, Shankar E, Gupta S. Chamomile: a herbal medicine of the past with bright future. Mol Med Report. 1 novembro, 2010; 3(6): 895–901. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2995283/. Acesso em: junho, 2021. 10. The College of Family Physicians of Canada. Sore throat: easing the pain of a sore throat. 2011. Disponível em: https://www.yumpu.com/en/document/read/32273493/sore-throat-the-college-of-family-physicians-canada. Acesso em: junho, 2021. 11. Bula do produto Blumel Hedera.