Remédios naturais para tosse infantil: conheça 4 formas naturais e eficazes para aliviar a tosse carregada

Tratamentos
Publicado em: 27/04/2022 - 00:00:00
Imagem do post Remédios naturais para tosse infantil: conheça 4 formas naturais e eficazes para aliviar a tosse carregada

A tosse é um sintoma muito comum em crianças e, apesar de preocupar os pais e mães, ela ajuda a proteger as vias respiratórias dos pequenos, impedindo a entrada de microorganismos e corpos estranhos no pulmão.

Mas para pais e mães que estão buscando soluções alternativas e com eficácia comprovada para ajudar a aliviar esse sintoma, é possível usar alguns remédios naturais para a tosse infantil.

Conheça as principais causas da tosse infantil e 4 remédios naturais para auxiliar a combater esse sintoma. Ah, lembre-se que é importante buscar ajuda médica caso a tosse persista.

Quais são as causas da tosse infantil?

As principais causas da tosse infantil são algumas doenças comuns nas crianças, como:

  • Rinite
  • Asma
  • Alergia
  • Infecções virais
  • Resfriado
  • Gripe
  • Sinusite.

Além disso, outra causa comum da tosse é a resposta do corpo para proteger as vias aéreas contra microrganismos estranhos que não necessariamente podem causar uma enfermidade.

A duração da tosse, em casos de doenças, pode ser de até dez dias, porém em alguns casos ela pode se prolongar por 25 ou mais dias¹.

Estudos relatam que crianças saudáveis podem ter de 8 a 12 infecções respiratórias ao ano, especificamente as que frequentam creches e escolas em áreas urbanas¹. Isso mostra que a tosse pode ser um sintoma muito comum durante a infância e que os pais e mães terão que lidar frequentemente.

Algumas maneiras de evitar a tosse envolvem tirar elementos alérgenos do ambiente como tapetes, cortinas, carpetes e almofadões e evitar a exposição à fumaça de cigarro, tinta fresca, cola, poeira e mofo.

Isso tudo vai ajudar a evitar que a tosse seja estimulada no organismo do seu filho.

4 remédios naturais para tosse infantil

O sistema imunológico das crianças ainda é imaturo, por isso elas estão mais vulneráveis a possíveis infecções que tenham como um dos sintomas a tosse². Durante o outono e o inverno os casos são mais comuns, mas a maioria vai é resolvida de uma a três semanas².

Apesar disso, a tosse pode interferir no sono e nas atividades do dia das crianças², por isso é importante buscar soluções práticas, como o uso de remédios naturais para tosse infantil, para garantir uma boa noite de sono e um dia tranquilo.

Remédio é um termo mais amplo que medicamentos. Este último é caracterizado pela sua elaboração por farmácias ou indústrias farmacêuticas, além de atender especificações técnicas e legais, sendo utilizados para diagnosticar, prevenir, curar doenças ou aliviar sintomas³.

Já um remédio é qualquer composição que tem como objetivo curar ou aliviar a dor, desconforto ou doença, podendo ser incluídas aqui preparações caseiras com plantas medicinais, por exemplo³.

Nada substitui a consulta a uma pessoa profissional de saúde para indicar quais as melhores possibilidades para o seu filho. Porém, as dicas a seguir podem ser usadas como tratamento complementar ou em casos que são de tosse comum, se devidamente acompanhadas por um profissional de saúde.

Para ajudar a aliviar a tosse, invista nesses alimentos que atuam como remédios naturais:

1 - Xarope de hortelã

O xarope de hortelã é um dos remédios naturais para tosse infantil indicados pelo Núcleo de Telessaúde do Sergipe4. Isso porque ele ajuda a aliviar o sintoma em crianças de mais de um ano de idade.

A erva traz diversos benefícios para a saúde, incluindo o seu efeito calmante. Ela auxilia a aliviar a tosse e também dores de cabeça, sendo uma ótima aliada no combate a resfriados e gripes, pois ajuda a impedir a formação de muco nas vias respiratórias.

Para isso, o Núcleo indica que pode ser utilizado um xarope que tem como base4:

  • 10 folhas de hortelã
  • Água
  • Açúcar.

É possível fazer uma infusão com o hortelã, deixar por cinco minutos e coar. Depois disso, deve-se passar a mistura para a panela, dissolver o açúcar, misturar tudo e deixar ferver. Após esfriar, é possível colocar cravos da índia para conservar o xarope.

A indicação de utilização é de três colheres ou mais por dia4. Mas atenção, cuidado com a quantidade de açúcar utilizado! É necessário respeitar o limite permitido de açúcar por dia na dieta das crianças.

2 - Xarope de abacaxi

Outro xarope expectorante recomendado pelo Núcleo de Telessaúde de Sergipe4 é o de abacaxi. Ele é expectorante e muito bom para auxiliar no tratamento de tosse e bronquite.

Ele pode ser feito com 500 ml de mel e um abacaxi médio. É necessário descascar a fruta, cortar em pedaços pequenos e levar ao fogo com o mel, deixando ferver por três minutos.

Depois disso é só coar e tomar ao longo do dia. Essa receita também é indicada para crianças acima de um ano de idade.

3 - Chá de alho, mel e limão

Um chá muito popular para sintomas de gripe e resfriado como a tosse é o de alho, mel e limão.

O alho tem propriedades expectorantes e anti sépticas, mas não deve ser usado em crianças menores de 2 anos de idade5 . Já o limão é rico em vitamina C, que ajuda a combater a duração, gravidade e sintomas das infecções de vias aéreas superiores como gripes e resfriados6. Por sua vez, o mel pode auxiliar no alívio da tosse noturna em crianças7.

A mistura dos três auxilia muito no alívio dos sintomas de tosse infantil.

4 - Guaco

O guaco pode ser usado de duas maneiras: como chá ou xarope4. Ele possui propriedade expectorante e auxilia no tratamento de gripes e resfriados e sintomas como a tosse.

Para fazer o chá, é necessário deixar uma colher de sopa de folhas de guaco em infusão dentro de uma xícara de água. É possível tomar uma xícara de chá três vezes ao dia.

Bônus: xarope Blumel Hedera

Caso você esteja buscando um medicamento fitoterápico para tosse infantil que já esteja pronto, para economizar tempo e ainda contar com uma solução de eficácia científica comprovada, é possível optar pelo xarope Blumel Hedera10, que não possui açúcares nem corantes em sua composição.

Esse xarope tem em sua fórmula um extrato seco de folhas de Hedera Helix. Essa planta pode ser utilizada no tratamento de doenças do trato respiratório onde há muita formação de muco8.

Por possuir efeito fluidificante, expectorante e broncodilatador, ele pode ser usado para a tosse das crianças, ajudando a eliminar o catarro e melhorar a respiração.

Conclusão

Lembre-se que a tosse é considerada crônica caso ela persista durante mais de quatro semanas². Neste caso, é ainda mais importante investigar a causa da tosse para melhorar a qualidade de vida dos pequenos.

Procure se informar com o seu médico de confiança sobre as melhores práticas para combater a tosse infantil e invista em medicamentos fitoterápicos de eficácia comprovada, como Blumel Hedera para auxiliar no bem-estar e saúde dos pequenos!

Blumel Hedera. Extrato seco de folhas de Hedera helix L. Indicações: expectorante e mucofluidificante em caso de tosse produtiva. MS 1.5584.0409. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Abril/2021.