Conheça os benefícios e saiba como obter vitamina D para crianças

Vitaminas
Publicado em: 27/04/2022 - 00:00:00
Imagem do post Conheça os benefícios e saiba como obter vitamina D para crianças

O cuidado com a ingestão e absorção adequada de vitamina D para crianças é fundamental para o desenvolvimento e a saúde dos pequenos.

Isso porque a vitamina D é responsável, entre outros, pela absorção do cálcio e crescimento esquelético e o bom funcionamento do sistema imunológico e respiratório das crianças.

Mas você sabe quais são as principais fontes de vitamina D para crianças? Quais as dosagens e os cuidados recomendados? Descubra no nosso post.

O que é vitamina D e qual sua importância para crianças?

A vitamina D pode ser considerada como um pró-hormônio que atua na absorção de cálcio e fósforo, e é fundamental para o crescimento da criança e o seu desenvolvimento ósseo.

Ela participa diretamente e também indiretamente na regulação do sistema imunológico, cardiovascular e endócrino. Entre outros benefícios listados por estudos científicos estão a prevenção do câncer, doenças cardíacas, esclerose múltipla e regulação da glicose¹.

Alguns estudos mostram que ela pode ser moduladora de doenças alérgicas, cardíacas, asma, entre outras. Isso significa que sua deficiência pode estar associada a esses quadros clínicos².

Por tudo isso, é fundamental que a criança esteja ingerindo e absorvendo uma quantidade ideal de vitamina D diariamente.

Quais são as fontes de vitamina D para crianças?

Há duas formas de sua existência: vitamina D2 e vitamina D3. A primeira provém de plantas e fungos e a segunda de fontes animais e pela sintetização dos raios UVB na pele ao tomar sol. As duas formas são equivalentes do ponto de vista biológico.

Ou seja, as fontes de vitamina D para crianças são as mesmas disponíveis para adultos: sol, comida e suplementação.

  1. Sol: a exposição solar no outono, primavera e verão de 15 minutos por dia, entre as 10h e 15h é o tempo recomendado para absorção da maior parte da vitamina D presente no organismo das crianças. Estima-se que 90% da vitamina D que há no organismo das pessoas provenha da exposição solar³
  2. Comida: A exposição solar não dá conta sozinha da dose diária necessária de vitamina D para as crianças, por isso é importante a complementação com alimentos que possuem esse nutriente, como salmão, sardinha, fígado, iogurte, gema de ovo e leite de vaca²
  3. Suplementação: em muitos casos, o sol e os alimentos são insuficientes e é preciso suplementar a vitamina D por meio de complexos ou da utilização dela de forma isolada³

Mas é importante ficar atenta a algumas informações extras fundamentais sobre essas fontes de vitamina D para crianças.

Por exemplo, em centros urbanos, é possível que não haja exposição suficiente ao sol para que as crianças absorvam a quantidade adequada de vitamina D.

Outros fatores que impedem a melhor absorção pela pele são: uso de roupa que cobre boa parte do corpo, passar muito tempo em ambiente fechado, a poluição, o tempo predominantemente nublado e o uso de protetor solar acima de fator 30. Este último fator pode diminuir a absorção da vitamina D em até 90%².

Além disso, as fontes alimentares citadas, em geral, não suprem as necessidades diárias da vitamina, devido à quantidade disponível em cada uma delas³.

Importante também consultar uma pessoa profissional da saúde para saber qual a melhor forma para obter vitamina D.

Quais são as dosagens recomendadas?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria², a quantidade de vitamina D suficiente em crianças e adolescentes pode variar de acordo com a seguinte tabela:

A deficiência de vitamina D pode ocorrer caso a criança não tenha uma exposição solar adequada. Estudos mostram que crianças de idade maior dificilmente atingem a quantidade de 400 Ul de vitamina D (dose recomendada por dia) por meio de dieta¹, por isso a importância da absorção por meio do sol.

Para que essa dose seja atingida são necessárias uma maior exposição solar e uma suplementação adequada. Um boletim da Sociedade de Pediatria de São Paulo³ indica que crianças maiores podem satisfazer a necessidade de vitamina D por meio de exposição solar, dieta e/ou suplementação de 660 Ul por dia.

Já as doses indicadas pela Sociedade Brasileira de Pediatria² de suplementação no caso de deficiência de vitamina D variam de idade para idade e podem ser conferidas neste link. Para saber a dose indicada especificamente para o seu filho ou filha é recomendado consultar uma pessoa profissional da saúde.

3 cuidados ao administrar vitamina D para crianças

Os três principais cuidados que devem ser tomados ao administrar vitamina D para crianças são:

Horário de exposição ao sol

A exposição solar das 10h às 15h pode ser prejudicial e aumentar o risco de câncer de pele, por isso é importante equilibrar o tempo necessário para absorção da vitamina D com os cuidados com a epiderme.

Além disso, pode ser difícil encontrar o equilíbrio entre um nível de exposição solar que seja seguro e permita ao mesmo tempo a produção de vitamina D suficiente³.

Por isso é importante ficar atenta aos níveis de vitamina D dos pequenos e priorizar um sol que seja saudável, antes das 10h e depois das 15h.

Alimentação

Alguns alimentos que são fonte de vitamina D podem ser escassos na dieta e possuir alto nível de colesterol⁴, então é importante ficar atenta a esses pontos e sempre que necessário consultar um profissional da nutrição, para equilibrar a alimentação com a necessidade de vitaminas, minerais e demais nutrientes.

Consultar um médico ou nutricionista

Somente um profissional de saúde está qualificado para fazer uma avaliação dos níveis de vitamina D em crianças e verificar qual é a melhor maneira de realizar uma suplementação.

Entre as análises que o médico ou nutricionista fará estão exames e avaliação da alimentação e exposição solar da criança.

Você está buscando uma suplementação de vitaminas para o seu filho? Conheça Blumel Imune Kids, uma solução oral com o exclusivo Imuno Complex, uma combinação que contém vitaminas D, C, A e os minerais Selênio e Zinco, que auxiliam no funcionamento do sistema imune das crianças e é livre de açúcares, corantes e aromas artificiais. Lembre-se sempre de consultar um médico!