Melhores esportes para criança: o seu filho está participando das atividades mais indicadas?

Atividade física
Publicado em: 20/07/2022 - 00:00:00
Imagem do post Melhores esportes para criança: o seu filho está participando das atividades mais indicadas?

A pandemia do coronavírus trouxe com ela vários outros problemas sérios para a saúde. Uma dessas questões foi a diminuição da prática de atividades físicas¹, que é fundamental para o desenvolvimento psíquico, motor e físico dos pequenos. Pensando nisso, é importante investir nos melhores esportes para as crianças.

Seja vôlei, futebol, dança, natação, artes marciais ou qualquer outro esporte, é fundamental incentivar e participar das atividades físicas dos pequenos, dando o exemplo você mesmo.

Entenda melhor a importância das atividades físicas e saiba como escolher o melhor esporte para a criança.

Por que a atividade física é importante na infância?

A promoção da atividade física na infância, seja por brincadeiras ao ar livre sozinho e com amigos ou por meio de atividades esportivas individuais e coletivas é fundamental para o desenvolvimento integral da saúde dos pequenos.

Entre os principais benefícios da realização de atividades físicas, de acordo com a Sociedade de Pediatria de São Paulo², o Ministério da Saúde³ e a Sociedade Brasileira de Pediatria4 estão:

  1. Combate à obesidade infantil;
  2. Diminuição da probabilidade de desenvolver diabetes, hipertensão e asma;
  3. Melhora da saúde mental, reduzindo a chance de transtornos como ansiedade, depressão e déficit de atenção;
  4. Redução da pressão arterial;
  5. Melhora da cognição, autoestima, sentimento de bem-estar e socialização;
  6. Auxílio à formação neural da criança;
  7. Ganho de habilidades motoras distintas;
  8. Benefícios para a saúde esquelética e o sistema imunológico.

Para ter esses benefícios, é importante investir nos melhores esportes para as crianças. Conheça as principais opções abaixo.

Qual é o melhor esporte para criança? Conheça 5 opções

Se você se pergunta qual é o melhor esporte para a criança saiba que não existe uma resposta fixa. Tudo vai depender de como ela se adapta à atividade, os seus gostos, o seu desenvolvimento, capacidade corporal, personalidade, necessidades e possibilidades5.

Um esporte, diferente de uma prática recreativa ou brincadeira, é uma atividade física que busca determinados resultados ou que pode se tornar competitiva6. Por conta disso, ele atua na formação do caráter, no aprendizado do respeito às regras e no desenvolvimento do empenho da criança, além de ensiná-la a lidar com vitórias e derrotas.

Por essas razões, é importante incentivar as crianças a participarem de algumas das atividades esportivas mais recomendadas.

1 - Vôlei

Crianças de 4 a 8 anos de idade já podem começar a realizar atividades esportivas, de acordo com a SPSP².

Esportes como o vôlei, basquete e handebol auxiliam o desenvolvimento da coordenação física e psicomotora da criança². Isso significa que essas atividades vão auxiliar na integração entre as funções motoras e psíquicas dos pequenos.

Outro ponto positivo do vôlei e de outros esportes coletivos é a socialização da criança, com a possibilidade de aprender a trabalhar em equipe. Isso auxilia a aumentar a autoestima dos pequenos e o seu equilíbrio emocional7.

Mais uma vantagem do vôlei é que pode ser praticado em diferentes espaços, como em quadras, no campo, na praia e até mesmo na água!

É um esporte indicado para quem busca atividades com contato limitado e também para as crianças que são mais centradas e têm uma boa coordenação5.

2 - Futebol

O futebol é um dos melhores esportes para crianças por também contar com benefícios parecidos com o do vôlei como socialização, trabalho em equipe e criação de novos laços de amizade. Além disso, essa atividade traz uma maior noção de equilíbrio e compreensão do espaço ao redor.

Uma pesquisa realizada no Rio Grande do Sul mostrou que os meninos entrevistados tinham como atividade predileta o futebol, para 82%8. Apesar disso, ele também é um dos melhores esportes para meninas.

Mas diferente do vôlei, esse esporte tem um maior contato entre as pessoas e consequentemente um alto risco de colisão entre as crianças5.

Ele também é recomendado para crianças a partir de quatro ou cinco anos, que já têm uma maior habilidade motora, agilidade e coordenação4. Elas podem praticar este esporte assim como os outros citados abaixo. Tudo vai depender do crescimento do pequeno e da orientação médica.

3- Natação

Por conta das habilidades envolvendo respiração, flexibilidade, coordenação motora e ativação da memória, esse é um dos melhores esportes para crianças e uma das atividades que costuma ser das mais prediletas pelos pais.

Isso porque além de ajudar o desenvolvimento físico dos pequenos, garante que eles vão saber evitar afogamentos em situações potenciais de risco. A natação é altamente recomendada para crianças inquietas, agitadas ou distraídas, mas que atuam melhor quando motivadas5.

Porém, apesar de ser um dos melhores esportes para a criança, é possível que ela não seja recomendada temporariamente para os pequenos com rinite-sinusite crônica6. Por isso, é fundamental consultar um pediatra de sua confiança antes de iniciar qualquer atividade física.

4 - Dança

A dança foi a segunda atividade esportiva predileta de meninas entrevistadas para uma pesquisa realizada no Rio Grande do Sul, com 25% de participantes8.

E não é à toa, afinal é uma das atividades que mais mexem com o lado lúdico e criativo de crianças e adolescentes. Além disso, auxilia no desenvolvimento do equilíbrio, reflexo, coordenação, postura e flexibilidade. É recomendada para crianças a partir de três a cinco anos de idade9.

Também já foi demonstrado por pesquisas que o treinamento de força por meio de esportes como dança, ginástica, corrida e basquete proporciona um aumento na densidade mineral óssea dos pequenos8.

5 - Artes marciais

Por fim, as artes marciais também fazem parte do grupo de melhores esportes para crianças. Isso porque além de ensinar sobre respeito mútuo e exigir concentração dos pequenos, ela demonstra na prática a diferença entre violências e prática esportiva.

Essa atividade é indicada para crianças perfeccionistas ou que possuem um autocontrole maior5.

Assim como o futebol, esse esporte conta com um contato alto e maior risco de colisão, então leve isso em consideração antes de escolhê-lo5.

10 dicas para escolher o melhor esporte para a criança

Entre as principais dicas para promover uma melhor experiência das crianças nas atividades físicas, ajudar a escolher o melhor esporte e promover uma saúde integral, de acordo com o Ministério da Saúde³, a SBP4 9 10 e SPSP² 7estão:

  1. De 2 a 5 anos de idade é importante incentivar brincadeiras supervisionadas, mas que sejam lúdicas e prazerosas como caminhar até a escola, andar de bicicleta, brincar com bola e pular corda. Entre 3 e 5 anos a criança deve fazer pelo menos 180 minutos de atividade física ao dia de qualquer intensidade;
  2. A partir de 4 ou 5 anos é importante inserir a criança em algum esporte, para ela começar a experimentá-lo;
  3. Crianças a partir de 6 anos de idade devem fazer pelo menos uma hora de atividade física intensa a moderada por dia, ou seja, aquelas que fazem a respiração acelerar e o coração bater mais rápido,
  4. Reserve um momento do final de semana para realizar algum esporte ou outra atividade física com seu filho;
  5. Limite o tempo máximo de tela a duas horas por dia (aqui não está incluído o tempo usado estudando);
  6. Não obrigue a criança a praticar nenhuma atividade que ela não goste;
  7. É importante fazer uma pré-avaliação médica em qualquer idade para adequar o treinamento à fase de desenvolvimento da criança;
  8. Com a pandemia do coronavírus, uma dica importante é manter os cuidados sanitários vigentes e evitar que seu filho pratique as atividades se estiver com sintomas respiratórios;
  9. Não tente criar um atleta mirim e sobrecarregar a criança;
  10. É fundamental testar atividades diferentes, isso vai ajudar no desenvolvimento motor e proteger contra lesões precoces. Por isso é muito importante variar as atividades quando a criança é mais nova e depois, mais perto da adolescência focar na modalidade que ela mostrar mais interesse.

Quem tem um filho sabe a importância de estimular hábitos saudáveis para as crianças e investir em uma alimentação saudável, que contenha todos os macro e micronutrientes necessários para a realização de atividades físicas.

Caso você esteja buscando mais maneiras de garantir a ingestão de minerais e vitaminas necessários para o crescimento do seu filho, é possível inserir uma suplementação de micronutrientes na rotina das crianças.

Conheça Blumel Imune, uma solução que contém o exclusivo Imuno Complex, uma combinação de vitaminas A, C e D e os minerais zinco e selênio¹¹. Essa combinação vai ajudar no funcionamento do sistema imunológico da criança. Lembre-se sempre de consultar um médico antes de iniciar qualquer suplementação!


1. Sociedade Brasileira de Pediatria. Grupo de Trabalho em Atividade Física. Nota de alerta. Como possibilitar que crianças e adolescentes pratiquem atividades físicas com segurança pós-quarentena da COVID-19? 17 junho, 2020. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/22593c-NA_-_Atividade_fisica.pdf. Acesso em: julho, 2021.2. Sociedade de Pediatria de São Paulo. Exercícios físicos na infância são fundamentais. 13 agosto, 2015. Disponível em: https://www.spsp.org.br/2015/08/13/exercicios-fisicos-na-infancia-sao-fundamentais-3/. Acesso em: julho, 2021.3. Saúde Brasil - Ministério da Saúde do Brasil. A importância da atividade física infantil. 31 janeiro, 2018. Disponível em: https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-exercitar-mais/diversificar-as-atividades-fisicas-pode-estimular-ainda-mais-as-criancas-a-se-movimentarem. Acesso em: julho, 2021. 4. Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente. Sociedade Brasileira de Pediatria. A prática de exercícios físicos. Data de publicação não especificada. Disponível em: https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/adolescencia/a-pratica-de-exercicios-fisicos/. Acesso em: julho, 2021. 5. Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente. Sociedade Brasileira de Pediatria. Segurança nos esportes. Disponível em: https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/prevencao-de-acidentes/seguranca-nos-esportes/. Acesso em: julho, 2021.6. Murahovschi J. Atividade Física na Infância. Sociedade Brasileira de Pediatria. Fevereiro, 2011. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/pdfs/atividade-fisica-na-infancia-dep-pediatria-ambulatorial-sbp-2011-_2_.pdf. Acesso em: julho, 2021.7. Sociedade de Pediatria de São Paulo. Como inserir a atividade física na infância. 10 março, 2015. Disponível em: https://www.spsp.org.br/2015/03/10/como-inserir-a-atividade-fisica-na-infancia/. Acesso em: julho, 2021.8. Alves C, Lima RVB. Impacto da atividade física e esportes sobre o crescimento e puberdade de crianças e adolescentes. Revista Paulista de Pediatria. 2008; 26(4):383-91. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rpp/a/ydDHN9Khrjv4tFQ9xNmGBwp/?format=pdf & lang=pt. Acesso em: julho, 2021.9. Sociedade Brasileira de Pediatria. Grupo de Trabalho em Atividade Física. Manual de orientação. Promoção da Atividade Física na Infância e Adolescência. 1 julho, 2017. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/19890d-MO-Promo_AtivFisica_na_Inf_e_Adoles.pdf. Acesso em: julho, 2021.10. Sociedade Brasileira de Pediatria. Qual o melhor esporte para o meu filho? 12 setembro, 2017. Disponível em: https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/noticias/nid/qual-o-melhor-esporte-para-o-meu-filho/. Acesso em: julho, 2021.11. Rotulagem do produto Blumel Imune Kids.