Como deixar a imunidade boa? Confira as 10 melhores dicas para colocar em prática hoje mesmo

Imunidade
Publicado em: 16/06/2022 - 00:00:00
Imagem do post Como deixar a imunidade boa? Confira as 10 melhores dicas para colocar em prática hoje mesmo

Infecções virais, bacterianas, doenças diversas e mais recentemente o coronavírus são preocupações constantes na vida das pessoas. Com o acesso a tantas informações diversas e por vezes conflituosas é normal que as pessoas se perguntem: “afinal, como deixar a imunidade boa?”, ou “como saber se minha imunidade está boa?”.

Investir em hábitos saudáveis que incluem alimentação variada, exercício físico, hidratação e sono regulado são alguns dos principais pontos que uma pessoa que deseja saber como deixar a imunidade boa deve colocar em prática, de acordo com as principais organizações de saúde e estudos científicos publicados por instituições renomadas.

Saiba como deixar a imunidade boa para adultos e crianças!

10 dicas de como deixar a imunidade boa

O sistema imunológico é um conjunto de células e órgãos que atuam na proteção do nosso organismo contra infecções. Quando um microorganismo vetor de alguma doença entra no nosso corpo, esse sistema entra em ação para combatê-lo¹.

Por isso, é fundamental colocar em prática hábitos saudáveis que auxiliem o nosso corpo a fortalecer o sistema imunológico.

Se você se perguntou “como saber se minha imunidade está boa?”, saiba que é possível indicar isso de acordo com os seus hábitos alimentares, de estilo de vida e saúde e o número de vezes que você tem infecções virais ou bacterianas ao longo do ano.

Já para saber como ter uma imunidade boa é preciso evitar alimentos, vícios e rotinas que causem danos ao corpo e investir em rotinas saudáveis de vida. As principais recomendações para as pessoas fortalecerem a sua imunidade, de acordo com o Ministério da Saúde², a Harvard Medical School³ e Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais¹ são:

  1. Alimentação adequada e saudável, rica em frutas, verduras e legumes;
  2. Não fumar;
  3. Manter um peso adequado para o seu tipo de corpo;
  4. Evitar o consumo exagerado de bebidas alcóolicas;
  5. Praticar exercícios físicos com regularidade;
  6. Dormir bem;
  7. Investir em prevenção contra doenças infecto-contagiosas, como lavar bem as mãos com frequência;
  8. Criar momentos de relaxamento e desconexão de notícias e redes sociais;
  9. Tentar minimizar o estresse;
  10. Manter a vacinação em dia.

A resposta do nosso sistema imunológico diminui com o envelhecimento, por isso as pessoas mais velhas estão mais suscetíveis a doenças infecciosas¹ e devem estar mais atentas a esses hábitos saudáveis.

Para todas as pessoas, não importa a idade, é essencial manter o nível adequado de micronutrientes como zinco, selênio, vitaminas A, B, C, D e E¹. Por isso, é crucial cuidar de uma boa alimentação e hidratação, acima de tudo, além de investir em uma suplementação quando necessário.

Como fortalecer o sistema imunológico infantil? 3 principais dicas

Apesar de várias dicas para os adultos poderem ser aplicadas também para as crianças, é preciso estar atento às especificidades dos pequenos.

Isso porque, eles ainda estão desenvolvendo o seu sistema imunológico e precisam de ainda mais cuidado para manter a saúde em dia. Confira as 3 principais dicas de como deixar a imunidade boa também para as crianças.

1 - Garantir uma alimentação saudável específica para as crianças

A alimentação saudável e que respeite as especificidades das necessidades nutricionais das crianças é também uma das principais dicas de como deixar a imunidade boa dos pequenos.

A dieta precisa ser variada, contendo ingredientes dos quatro principais grupos alimentares nas refeições (incluindo lanches), que podem ser feitas de 5 a 6 vezes por dia4.

Os diferentes grupos alimentares que devem estar incluídos nas refeições são4:

  1. Pães e cereais (arroz, milho e aveia);
  2. Leite e seus derivados (queijos e iogurtes);
  3. Carnes e leguminosas (feijão, lentilha e grão de bico);
  4. Frutas e hortaliças.

Os alimentos atuam na manutenção e no fortalecimento da imunidade. Para isso, é preciso ingerir os nutrientes essenciais4, que são:

  • Zinco;
  • Ferro;
  • Selênio;
  • Magnésio;
  • Vitaminas A, C, D, E e do complexo B.

Uma alimentação adequada é complementada pela ingestão diária de líquidos como água e sucos de frutas naturais. Além disso, é crucial evitar refrigerantes, sucos de caixinha ou qualquer outra bebida que seja pronta e adoçada, devido aos seus altos níveis de açúcar5.

2 - Incentivar a prática de atividades físicas ao ar livre

Ao incentivar a prática diária de atividades físicas, ao menos uma hora por dia e ao ar livre6, você garantirá o fortalecimento da imunidade dos pequenos.

Isso porque, dessa forma você estará:

  1. Combatendo a obesidade infantil, que traz também uma maior possibilidade de desenvolvimento de diabetes, hipertensão e outras condições de saúde6;
  2. Garantindo que seu filho esteja em contato com a natureza (de preferência em gramados, parques ou fazendo caminhadas em trilhas), o que favorece a melhora da cognição, da autoestima, do sentimento de bem-estar e socialização da criança7;
  3. Incentivando o pequeno a tomar pelo menos 15 minutos de sol por dia, aumentando a exposição e absorção de vitamina D8.

Entre as atividades que podem ser realizadas pelas crianças estão6:

  • Caminhar;
  • Andar de bicicleta;
  • Passear com o cachorro;
  • Jogar bola;
  • Pular corda;
  • Brincar de esconde-esconde e pega-pega.

3 - Manter a vacinação em dia 

Manter a vacinação em dia é ainda mais importante para as crianças, especialmente por conta do seu auxílio ao fortalecimento e desenvolvimento de um sistema imunológico que seja capaz de combater doenças para as quais já existe imunização.

De acordo com o Ministério da Saúde9, você deve procurar o centro de saúde ou equipe responsável pelo seu bairro e consultar o calendário básico de vacinação. Ela é gratuita e todos os serviços seguem as mesmas regras de aplicação.

Entre as principais vacinas para crianças estão9:

  1. A DTP (tríplice bacteriana);
  2. A SRC (tríplice viral);
  3. A de febre amarela;
  4. A da influenza.

As vacinas são essenciais pois elas induzem o corpo a produzir anticorpos para combater aquela determinada doença.

Além da vacinação, é fundamental investir em hábitos de higiene como lavar as mãos com frequência e evitar o contato com mucosas como as do nariz, boca e olhos e assim prevenir a infecção por vírus como os de resfriados e da gripe10.

Quer saber mais sobre como fortalecer o sistema imunológico infantil ? Confira o nosso texto sobre o tema.

Além de todos esses hábitos, a suplementação de micronutrientes é segura e eficaz para melhorar a função imunológica das crianças, quando necessário, de acordo com a Sociedade de Pediatria de São Paulo11.

Se você está buscando opções de como deixar a imunidade boa também para os seus pequenos, consulte com um pediatra a possibilidade de usar a Blumel Imune Kids12, uma solução oral que contém o exclusivo Imuno Complex, uma combinação de vitaminas A, C e D e minerais como zinco e selênio.

Além de ajudar no fortalecimento do sistema imunológico da criança, a Blumel Imune Kids é uma solução mais natural para o seu pequeno, pois não contém corantes nem açúcares. Consulte um médico de sua confiança e verifique a possibilidade de utilizar a Blumel Imune Kids como suplementação para o seu filho!

 

1. Oliveira LL, et al. O que fazer para aumentar a imunidade? Entenda aqui! Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Disponível em: https://coronavirus.saude.mg.gov.br/blog/58-o-que-fazer-para-aumentar-a-imunidade . Acesso em: junho, 2021. 2. Saúde Brasil. Alimentação adequada e saudável aumenta a imunidade e pode prevenir doenças. Novembro, 2017. Disponível em: https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/alimentacao-adequada-e-saudavel-aumenta-a-imunidade-e-pode-prevenir-doencas . Acesso em: junho, 2021.3. Harvard Health Publishing - Harvard Medical School. How to boost your immune system. 15 fevereiro, 2021. Disponível em: https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/how-to-boost-your-immune-system . Acesso em: junho, 2021. 4. Sociedade Brasileira de Pediatria – Departamento de Nutrologia. Manual de Alimentação: orientações para alimentação do lactente ao adolescente, na escola, na gestante, na prevenção de doenças e segurança alimentar. 4 ed. Virginia Resende Silva Weffort (Org.). São Paulo: SBP; 2018. Disponível em: http://www.ufrgs.br/pediatria/Repositorio/ppsca/bibliografia/nutricao/sbp-manual-de-alimentacao-2018/view . Acesso em: junho, 2021.5. Nunes MJC, Staffuzza RV. Alimentação Saudável para Criança. Coordenação de vigilância Nutricional. Secretaria de Estado da Saúde - Governo de Goiás. 2016. Disponível em: http://www.sgc.goias.gov.br/upload/arquivos/2016-06/folder---10-passos-alimentacao-saudavel-para-crianca-maior-de-2-anos.pdf . Acesso em: junho, 2021.6. Sociedade Brasileira de Pediatria. Grupo de Trabalho em Atividade Física. Manual de Orientação. Promoção da atividade física na infância e adolescência. Rio de Janeiro: SBP, n. 1; julho de 2017. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/19890e-MO-Promo_AtivFisica_na_Inf_e_Adoles-2.pdf . Acesso em: abril, 2021. 7. Grupo de Trabalho em Saúde e Natureza. Manual de Orientação - Benefícios da Natureza no Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes. Sociedade Brasileira de Pediatria. 2019. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/manual_orientacao_sbp_cen_.pdf . Acesso em: junho, 2021.8. Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento Científico de Endocrinologia. Guia Prático de Atualização. Hipovitaminose D em pediatria: recomendações para o diagnóstico, tratamento e prevenção. Rio de Janeiro: SBP, n.1; dezembro de 2016. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2016/12/Endcrino-Hipovitaminose-D.pdf . Acesso em: junho, 2021.9. Brasil, Ministério da Saúde. Caderneta da criança - Menina. 1 ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2019. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderneta_crianca_menina_2019.pdf . Acesso em: junho, 2021. 10. Brasil, Ministério da Saúde. Guia de Vigilância em Saúde. 3 ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2019. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_vigilancia_saude_3ed.pdf . Acesso em: junho, 2021. 11. Cardoso AL et al. Nutrição adequada e proteção do sistema imunológico na época de Covid-19. Sociedade de Pediatria de São Paulo. 8 maio, 2020. Disponível em: https://www.spsp.org.br/PDF/DC_SuporteNutricional_Nutri%C3%A7%C3%A3oparaImuniza%C3%A7%C3%A3o.pdf . Acesso em: junho, 2021. 12. Cartonagem do produto Blumel Imune Kids.