Como aliviar cansaço respiratório infantil? Saiba o que é bom tomar

Tratamentos
Publicado em: 23/01/2024 - 00:00:00
Imagem do post Como aliviar cansaço respiratório infantil? Saiba o que é bom tomar

Compreender o que é e como aliviar cansaço respiratório infantil é essencial para garantir que seus filhos cresçam de maneira saudável.

Afinal, os casos de doenças respiratórias subiram em 128% em crianças e essa é uma das condições que coloca em risco a saúde e o bem-estar dos pequenos¹.

Todos os anos, milhares de crianças são acometidas por algum tipo de doença ou condição no trato respiratório. Segundo o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), essas doenças são apontadas como as principais causas de morte entre aqueles com menos de 5 anos de idade¹.

Tendo isso em vista, elaboramos aqui um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre cansaço respiratório infantil: o que fazer, que remédio tomar, causas, como identificar e quando se preocupar.

O que é o cansaço respiratório infantil?

O cansaço respiratório infantil refere-se a uma condição em que uma criança experimenta dificuldade para respirar, muitas vezes acompanhada de desconforto, esforço incomum e falta de ar².

Principais causas

O cansaço respiratório em crianças pode ser causado por várias razões, incluindo infecções respiratórias, alergias, asma, problemas cardíacos ou outras doenças e condições, afetando a capacidade da criança de respirar normalmente².

Infecções respiratórias

Infecções respiratórias, como gripes e resfriados, podem inflamar as vias aéreas das crianças, levando ao seu estreitamento e obstrução. Isso, por sua vez, pode resultar em cansaço respiratório devido à dificuldade em puxar e soltar o ar³.

Asma

A asma é uma condição crônica em que as vias respiratórias ficam inflamadas e mais estreitas, resultando em episódios de falta de ar e dificuldade em respirar. Esse quadro é uma das principais causas de cansaço respiratório infantil4.

Refluxo

O refluxo gastroesofágico, principalmente em bebês, pode levar ao retorno de ácido estomacal para a garganta. Isso causa irritação das vias aéreas, tosse e dificuldade respiratória5.

Desvios na formação anatômica

Desvios na formação anatômica, como malformações cardíacas ou deformidades das vias aéreas superiores, podem restringir o fluxo de ar, tornando a respiração mais difícil. Isso frequentemente resulta em cansaço respiratório, pois a criança tem que fazer um esforço extra para obter oxigênio suficiente6.

Condições cardíacas

Condições cardíacas congênitas ou adquiridas podem sobrecarregar o coração da criança, resultando em uma circulação sanguínea inadequada e uma menor oxigenação do corpo. Isso pode levar à fadiga respiratória, pois o organismo luta para ter acesso ao oxigênio suficiente, resultando em dificuldades para respirar e cansaço6.

Doenças neuromusculares

Doenças neuromusculares podem afetar a função dos músculos respiratórios, levando à fraqueza muscular e dificuldade em expandir os pulmões. Dessa maneira, a ineficiência na troca de oxigênio e dióxido de carbono resulta no cansaço respiratório7.

Síndrome do Desconforto Respiratório

A Síndrome do Desconforto Respiratório (SDR) é uma condição em que os pulmões imaturos do bebê têm dificuldade em expandir e manter o oxigênio adequado. Assim, ocorre o cansaço respiratório devido à luta para respirar de maneira eficaz7.

Alergias

Alergias respiratórias, como rinite alérgica ou alergias a poeira e pólen, podem levar à inflamação nas vias aéreas, causando obstrução e dificuldade respiratória em crianças - o que contribui para o cansaço respiratório8.

Veja também: Alergia respiratória infantil tem cura? Saiba como ajudar seu filho

Altitudes elevadas

Em altitudes elevadas, o ar contém menos oxigênio, o que pode ocasionar uma redução nos níveis de O2 no sangue das crianças. Dessa forma, o corpo precisa trabalhar mais para compensar a escassez de oxigênio, gerando cansaço na respiração9.

Anemia grave

Anemia grave é uma condição caracterizada por níveis insuficientes de glóbulos vermelhos saudáveis para levar oxigênio para todo o organismo. Isso pode resultar em cansaço para respirar e falta de ar, uma vez que o corpo não recebe oxigênio adequado10.

Como aliviar cansaço respiratório infantil?

Quando se trata de questões respiratórias em crianças, é natural que as preocupações se intensifiquem. Sabendo disso, vamos te mostrar como aliviar cansaço respiratório infantil a partir de 4 alternativas eficazes11.

Afinal, o que é bom para cansaço respiratório?

Xarope para cansaço respiratório

Um bom remédio para cansaço respiratório pode ser um xarope com ação expectorante, fluidificante e broncodilatador para auxiliar na eliminação do catarro e no alívio da tosse, melhorando a respiração11.

Chá para cansaço respiratório

Prepare o chá para cansaço respiratório, como de camomila ou gengibre, para relaxar as vias aéreas e aliviar a congestão, proporcionando alívio temporário11.

Umidificação do ar

Use um umidificador de ar para manter o ambiente úmido e aliviar a congestão nasal, facilitando a respiração11.

Medicamentos prescritos

Em alguns casos, o médico pediatra pode prescrever medicamentos para tratar a condição subjacente, como broncodilatadores ou anti-inflamatórios11.

Blusoro Jet - O melhor soro nasal infantil!

O Blusoro Jet é um poderoso remédio para cansaço respiratório. Esse soro descongestionante e fluidificante nasal promove o alívio da sensação de nariz entupido, melhorando a capacidade respiratória dos pequenos12.

Essa solução é composta de cloreto de sódio 0,9% sem conservantes. O jato suave e contínuo e com bico anatômico infantil permite a aplicação em qualquer posição12.

O Blusoro Jet auxilia no tratamento dos sintomas nasais comuns a gripes e resfriados e de outras alterações respiratórias, tais como rinite, sinusite e no pós-operatório de cirurgias nasais12.

Verifique com o pediatra a possibilidade de utilizar essa solução salina para aliviar os sintomas de cansaço respiratório infantil do seu filho!

FAQ

Qual remédio para cansaço respiratório infantil?

Depende da causa subjacente, mas pode incluir broncodilatadores, anti-inflamatórios ou antialérgicos, prescritos por um médico após avaliação11.

Como aliviar tosse e cansaço respiratório infantil?

Mantenha a criança bem hidratada, use um umidificador de ar, administre soro fisiológico, xarope ou medicamentos prescritos pelo médico para tratar causas subjacentes11.

Quando se preocupar com cansaço infantil?

Quando ele for persistente e interferir na alimentação, sono ou atividades do dia a dia da criança, ou quando vier acompanhado de sintomas graves, como febre alta e dificuldade extrema para respirar. Nesse caso, consulte um médico imediatamente11.

Como identificar um cansaço respiratório infantil?

Observe os seguintes sintomas:

  • respiração rápida, superficial ou ofegante;
  • uso de músculos acessórios para respirar;
  • inquietação;
  • irritabilidade;
  • lábios ou unhas azulados;
  • nariz franzido;
  • retrações no peito ou pescoço13
1. Previva. O número de doenças respiratórias subiu em 128% em crianças [Internet]. 2023. Disponível em: https://www.previva.com.br/novosite/o-numero-de-doencas-respiratorias-subiu-em-128-em-criancas/. Acesso em 13 set. 2023.2. Nicolau CM, Lahóz AL. Fisioterapia respiratória em terapia intensiva pediátrica e neonatal: uma revisão baseada em evidências. Pediatria (São Paulo) [Internet]. 2007;216–21. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-471252. Acesso em 13 set 20233. Benguigui Y. As infecções respiratórias agudas na infância como problema de saúde pública. Boletim de Pneumologia Sanitária [Internet]. 2002 Jun 1;10(1):13–22. Disponível em: http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?pid=S0103-460X2002000100003&script=sci_arttext. Acesso em: 13 set. 2023.4. ARTIGO ORIGINAL Jornal de Pediatria [Internet]. [cited 2023 Sep 13]. Disponível em: https://scholar.archive.org/work/etdxuljm4rcvzpdhanfcuuotkq/access/wayback/http://www.jped.com.br/conteudo/97-73-03-151/port.pdf. Acesso em: 13 set. 2023.5. Martins S et al. Tosse em pediatria. Revista Portuguesa de Pneumologia. Julho/agosto, 2008; XIV (4): 517-526. Publicado em 2008. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/pne/v14n4/v14n4a04.pdf. Acesso em: 13 set. 2023.6. Leite D de L, Miziara H, Veloso M. Malformações cardíacas congênitas em necropsias pediátricas: características, associações e prevalência. Arquivos Brasileiros de Cardiologia. 2010 Mar;94(3):294–9. Disponível em: https://www.scielo.br/j/abc/a/6CxN6x7xBtPFccM8TCXR5Yj/?lang=pt. Acesso em: 13 set. 2023.7. Ferreira EVM. Respiratory muscles: myths and secrets. Jornal Brasileiro de Pneumologia. 2015 Apr;41(2):107–9. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jbpneu/a/59QkbVByqXdwxV4RnCKxPNM/?lang=pt. Acesso em: 13 set. 2023.8. Bezerra GF de B, Silva MACN da, Santos RM dos, Haidar DMC, Muniz Filho WE, Rosa IG, et al. Evaluation of IgE responses for a better understanding of the role of airborne fungi in respiratory allergy in children. Brazilian Journal of Allergy and Immunology (BJAI). 2014;2(3). Disponível em: http://aaai-asbai.org.br/detalhe_artigo.asp?id=695. Acesso em: 13 set. 2023.9. Soares K, Granja B, Henrique R, Neves S, Hipóxia A, Altitude. RESPOSTA FISIOLÓGICA SOBRE O EFEITO DA ALTITUDE NO EXERCÍCIO: UMA REVISÃO PALAVRAS-CHAVE [Internet]. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/fitsbiosaude/article/download/3259/2013/11333. Acesso em: 13 set. 2023.10. Brunken GS, Guimarães LV, Fisberg M. Anemia em crianças menores de 3 anos que frequentam creches públicas em período integral. Jornal de Pediatria. 2002 Feb;78(1). Disponível em: https://www.scielo.br/j/jped/a/j6mSMJ3dFKQg4nTNtPpM7Ff/?lang=pt&format=html. Acesso em: 13 set. 2023.11. Confira como tratar crise de bronquite em criança | Vida Saudável | Conteúdos produzidos pelo Hospital Israelita Albert Einstein [Internet]. vidasaudavel.einstein.br. 2023. Disponível em: https://vidasaudavel.einstein.br/crise-de-bronquite. Acesso em: 13 set. 2023.12. Blusoro. cloreto de sódio. Indicações: fluidificante e descongestionante nasal. MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC ANVISA Nº 199/2006 AFE nº 1.07817-7. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Abril/2023”13. Passos SD, Maziero FF, Antoniassi DQ, Souza LT de, Felix AF, Dotta E, et al. Doenças respiratórias agudas em crianças brasileiras: os cuidadores são capazes de detectar os primeiros sinais de alerta? Revista Paulista de Pediatria [Internet]. 2018 Jan 15;36(1):3–9. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rpp/a/3MhQrZ8KS9GXRh4ZtmPCzqG/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 13 set. 2023.