Quatro pilares da educação: conheça a linha de pensamento de Delors

Educação e ensino
Publicado em: 27/06/2022 - 00:00:00
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Os quatro pilares da educação da UNESCO foram desenvolvidos em 1999 por Jacques Delors, conhecido como um importante professor político e econômico francês.

O relatório “Educação: um tesouro a descobrir”, disponível gratuitamente, indica quais são os aprendizados mais importantes para que as crianças possam desenvolvê-los cognitiva e socialmente. ¹

Ao trabalhar os quatro pilares, os alunos absorvem uma formação completa não só para o mercado de trabalho, mas também para conviver em sociedade com comportamentos justos, empáticos e prontos para lidar com as adversidades. ¹

Neste artigo, você aprenderá todos os pilares da educação. Destacamos as características de cada um, além de mostrar de que forma eles podem influenciar no aprendizado infantil. Acompanhe!

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Quem é Jacques Delors?

Antes de apresentar quais são os quatro pilares da educação, vamos conhecer melhor quem foi o responsável por desenvolver essa linha de pensamento?

Jacques Lucien Jean Delors foi um economista e político francês. Ele estudou Economia na Sorbonne. No âmbito educacional, o educador teve passagem por duas importantes instituições: professor visitante na Universidade Paris-Dauphine (1974-1979) e na Escola Nacional de Administração (França).²

O economista também foi presidente da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, da UNESCO, entre 1992 a 1996. Naquela época, Delors desenvolveu o relatório "Educação, um Tesouro a descobrir", abordando os Quatro Pilares da Educação. ²

A carreira na UNESCO foi marcada pela defesa de que o indivíduo deve permanecer com o aprendizado ao longo de toda a vida. Essa habilidade está interligada com as quatro vias que pertencem aos pilares da educação. ²

“À educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de

um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo

tempo, a bússola que permite navegar através dele”

Jacques Delors²

Qual é a importância dos quatro pilares da educação?

Jacques Delors acredita que a educação é uma ferramenta indispensável para que a humanidade consiga se desenvolver em questões relacionadas à paz, liberdade e à justiça social.¹

“No desfecho de seus trabalhos, a Comissão fez questão de afirmar sua fé no papel essencial da educação para o desenvolvimento contínuo das pessoas e das sociedades: não como um remédio milagroso, menos ainda como um "abre te sésamo” de um mundo que tivesse realizado todos os seus ideais, mas como uma via - certamente, entre outros caminhos, embora mais eficaz - a serviço de um desenvolvimento humano mais harmonioso e autêntico, de modo a contribuir para a diminuição da pobreza, da exclusão social, das incompreensões, das opressões, das guerras.”, destaca.¹

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Para que servem os quatro pilares da educação?

Os quatro pilares abordam temas fundamentais para o desenvolvimento dos alunos em todas as fases da vida. ¹

Trata-se de aprendizados que não podem ser negligenciados. O relatório, por exemplo, aborda o convívio em grupo, que é essencial para que os indivíduos tenham capacidade de respeitar a todos. ¹

Jacques também destaca a habilidade de conhecimento, que ajuda a conquistar um diferencial competitivo no mercado de trabalho. No próximo tópico, abordaremos todos os pilares de forma mais profunda. Acompanhe! ¹

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Quais são os quatro pilares da educação de Jacques Delors?

Os quatro pilares da educação estão relacionados com as seguintes áreas: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Conheça abaixo as características de cada um.

Aprender a conhecer

De acordo com Jacques Delors é essencial tornar o ato do conhecimento, das descobertas e da construção mais prazeroso, para que esses processos não sejam temporários e permaneçam ao longo do tempo.

Isso é importante também para valorizar a curiosidade, a autonomia e a atenção contínua de cada indivíduo regularmente. ²

Delors explica com mais detalhes o conceito. “Combinando uma cultura geral, suficientemente ampla, com a possibilidade de estudar, em profundidade, um número reduzido de assuntos. Ou seja: aprender a aprender, para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo da vida”, destaca.¹

Aprender a fazer

Foi-se o tempo em que o mercado de trabalho se sustentava apenas com uma única ideia. A evolução ágil, especialmente após a pandemia causada pelo novo coronavírus, exige que pessoas e profissionais estejam dispostos a lidar com novos desafios em suas experiências profissionais, a trabalhar em equipe, aperfeiçoar espírito colaborativo e de humildade. ²

As empresas valorizam também a iniciativa e a intuição do profissional, a capacidade de arriscar, habilidades com a comunicação e resolução de conflitos, além de ter flexibilidade. ¹

“A fim de adquirir não só uma qualificação profissional, mas de uma maneira mais abrangente, a competência que torna a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe. Além disso, aprender a fazer no âmbito das diversas experiências sociais ou de trabalho, oferecidas aos jovens e adolescentes, seja espontaneamente na sequência do contexto local ou nacional, seja formalmente, graças ao desenvolvimento do ensino alternado com o trabalho”, explica o autor dos quatro pilares da educação. ¹

Aprender a conviver

Esse é um dos pontos mais importantes dos quatro pilares da educação. Afinal, estamos convivendo com pessoas o tempo todo, seja na escola, em casa ou no ambiente profissional. ²

Para desenvolver essa habilidade, o indivíduo precisa saber administrar conflitos, participar de projetos que envolvam várias pessoas, sentir prazer no esforço comum e buscar compreender as pessoas de uma forma mais leve. ¹

“Desenvolvendo a compreensão do outro e a percepção das interdependências - realizar projetos comuns e preparar-se para gerenciar conflitos - no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz”, destaca Delors.¹

Aprender a ser

Por fim, e não menos importante, aprender a ser estimula o indivíduo a desenvolver uma série de fatores, como: ²

  • Sensibilidade;
  • Sentido ético e estético;
  • Responsabilidade pessoal;
  • Pensamento autônomo e crítico;
  • Imaginação;
  • Criatividade;
  • Iniciativa;
  • Crescimento e integração da pessoa em relação à inteligência. ²

Ele destaca ainda qual é a importância de aprender a ser. “Para desenvolver, o melhor possível, a personalidade e estar em condições de agir com uma capacidade cada vez maior de autonomia, discernimento e responsabilidade pessoal.

Com essa finalidade, a educação deve levar em consideração todas as potencialidades de cada indivíduo: memória, raciocínio, sentido estético, capacidades físicas, aptidão para comunicar-se.”, completa.¹

O processo de aprendizado precisa ser integral, ou seja, sem ignorar nenhuma das potencialidades de cada pessoa. ²

Os quatro pilares da educação de Jacques Delors vão ao encontro das habilidades mais esperadas pelos profissionais, de acordo com o relatório do Fórum Mundial da Economia. Veja abaixo!³

  • Inteligência emocional;
  • Pensamento crítico;
  • Habilidade em tecnologia;
  • Adaptação e flexibilidade;
  • Criatividade;
  • Habilidades de liderança;
  • Julgamento e tomada de decisão;
  • Colaboração;
  • Alfabetização de dados;
  • Inteligência cultural e diversidade. ³

Portanto, quanto mais cedo a criança aprender os quatro pilares, mais chances de sucesso ela terá não só na escola, mas durante as outras fases da vida. ³

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