O que fazer para a criança com o peito cheio melhorar? Conheça as 3 principais soluções

Sintomas da gripe
Publicado em: 05/07/2022 - 00:00:00
Imagem do post O que fazer para a criança com o peito cheio melhorar? Conheça as 3 principais soluções

Uma das principais preocupações de pais e mães surge quando a criança está com o peito cheio de catarro. Mas antes de se desesperar, é preciso entender o que ocorre no organismo dos pequenos para causar esse sintoma e como você pode ajudá-lo.

O muco, popularmente conhecido como catarro, faz parte da proteção do sistema respiratório e cumpre uma função muito importante. Porém, em alguns casos, ele pode se tornar incômodo para a criança, fazendo com que ela durma mal e perca a energia para fazer as atividades do dia seguinte.

É fundamental descobrir a origem do peito cheio da criança e conversar com o seu médico de confiança. No entanto, em casos mais leves, é possível utilizar soluções rápidas e eficientes.

Confira as principais causas para a criança com o peito cheio e as três melhores soluções para esse problema.

O que causa a sensação de peito cheio na criança?

As infecções das vias respiratórias superiores e inferiores são as principais responsáveis pela criança com o peito cheio de muco.

Como já falamos, o muco é um mecanismo de defesa muito importante para o sistema respiratório, atuando contra diversas partículas nocivas ao organismo¹.

Por meio do transporte mucociliar, o corpo da criança elimina partículas invasoras do trato respiratório¹.

Em condições específicas, como a de exposição a poluentes ou casos de doenças respiratórias, ocorre um aumento da espessura da camada do muco, o que favorece a produção de uma substância mais viscosa¹, que conhecemos popularmente como catarro.

A tosse com expectoração do muco é um reflexo normal do organismo para expulsar a substância do sistema respiratório.

Entre as principais causas de uma produção mais excessiva de muco que pode acarretar em uma criança com o peito cheio estão:

  • Infecções das vias respiratórias superiores como resfriados comuns que podem gerar congestão nasal e coriza;
  • Rinite;
  • Gripe (apesar de normalmente ser caracterizada por uma tosse seca e coriza);
  • Bronquite.

Esse quadro mais comum de criança com o peito cheio de catarro tem relação direta com a doença de base, o tempo e severidade dela e os episódios de infecção que provocam a alteração do muco¹.

A causa mais comum é a rinossinuiste, também conhecida como resfriado, uma infecção que afeta as cavidades nasais e os seios da face, com origem viral ou bacteriana. Ela é muito frequente na infância e pode ocorrer de seis a dez vezes até os sete anos de idade. Apenas 10% dos casos evolui para um quadro mais agudo².

Após o terceiro dia de um resfriado comum, a secreção pode ficar mais espessa². Isso é capaz de aumentar a sensação de criança com o peito cheio.

As soluções que tornam o catarro mais fluido e ajudam a eliminá-lo, promovendo a expulsão da substância, auxiliam a aliviar os sintomas da criança e a melhorar a qualidade do sono e da saúde dela.

3 principais soluções para a criança com o peito cheio melhorar

Antes de optar por qualquer solução para fazer a criança com o peito cheio melhorar, é fundamental consultar uma pessoa profissional de saúde da sua confiança para checar o que está causando o acúmulo de catarro e descartar infecções mais graves.

Agora, se você já sabe que o seu filho está com algum quadro leve e comum de infecção respiratória, ou que o peito cheio foi causado por poluentes ou alergia, é possível adotar três soluções.

1 - Limpeza nasal

A limpeza nasal é uma das melhores maneiras de auxiliar a criança com o peito cheio a eliminar o catarro pelas vias aéreas superiores. Ela é responsável por reduzir o espessamento do muco e contribuir para o transporte dele para fora do organismo³.

Existem diversas formas de fazê-la, mas basicamente deve-se aplicar uma solução que seja salina no nariz. Para isso, o líquido que deve ser usado é o soro fisiológico de 0,9%³ .

Entre os principais benefícios apresentados por essa limpeza estão a prevenção de infecções respiratórias, limpeza e umidificação da mucosa e eliminação do excesso de muco³.

Para obter um melhor efeito dessa prática, ela deve ser realizada duas vezes por dia, de manhã e à noite. Se necessário, esse processo pode ser repetido mais vezes diariamente.

A limpeza nasal deve seguir esses passos:

  1. Antes de começar, retire o excesso de secreções do nariz da criança ou bebê;
  2. No bebê, o excesso deve ser retirado com haste de algodão;
  3. No caso de crianças, elas devem assoar suavemente o nariz;
  4. Coloque o soro em temperatura ambiente em uma seringa ou chaleira nasal;
  5. Coloque a ponta do dispositivo na entrada da narina;
  6. Faça a criança colocar a cabeça levemente inclinada para frente;
  7. Despeje a água aos poucos para que saia pela outra narina .

Um tipo diferente de limpeza do nariz e muito eficiente é o uso de spray nasal. Ele auxilia a descongestionar o nariz da criança suavemente e evita possíveis problemas de rejeição, que muitas crianças podem ter com a lavagem nasal tradicional. 

O Blusoro Jet10 da linha Blumel, por exemplo, é feito à base de cloreto de sódio, não possui conservantes e auxilia no descongestionamento do nariz e na fluidificação da secreção.

Ele ainda possui um bico anatômico que libera um jato suave e contínuo, ideal para aplicação em bebês e crianças em qualquer posição, podendo ser utilizado diariamente.

2 - Chá de mel, limão e gengibre para o desconforto

A mistura de mel, gengibre e limão em forma de chá é uma das soluções mais populares para resfriados, que pode aumentar a sensação incômoda da criança com o peito cheio.

Isso porque esses ingredientes têm as seguintes propriedades:

  1. O limão é rico em vitamina C que é importante para o sistema imune, pois atua no crescimento e na atuação das células deste sistema, na produção de anticorpos e aumenta a resistência contra infecções virais4;
  2. O gengibre auxilia contra a rouquidão e tosse5;
  3. O mel  tem potencial para diminuir sintomas como a tosse6, que muitas vezes pode estar carregada de catarro. No entanto, ele não deve ser consumido por crianças menores de um ano.

Ao misturar esses três ingredientes, você estará proporcionando ao seu filho as propriedades curativas deles, que irão auxiliar a dissipar o catarro e melhorar a imunidade do seu filho.

3 - Xarope fitoterápico

Uma última solução efetiva para aliviar os sintomas da criança com o peito cheio, em casos autorizados pelo seu médico de confiança, é o uso de um xarope fitoterápico específico para o trato respiratório com muito muco.

Os fitoterápicos são reconhecidos por terem menos riscos de efeitos colaterais, ao mesmo tempo que tem sua eficácia comprovada por estudos científicos7. Entre as possibilidades, está o xarope Blumel Hedera, um remédio fitoterápico, que possui efeito fluidificante, expectorante e broncodilatador e não contém açúcares nem corantes.

Esse xarope tem em sua fórmula o extrato seco de folhas de Hedera Helix, uma planta com efeito comprovado no tratamento de doenças do trato respiratório com muita formação de muco8.Pesquisas já demonstraram que a Hedera Helix é um fitoterápico com excelente efeito mucolítico e expectorante9.

Ficou interessado em utilizar o xarope Blumel Hedera11 para tratar a tosse e fluidificar o catarrodos pequenos? Avalie com o seu médico de confiança a possibilidade de usar esse medicamento fitoterápico para melhorar o bem-estar e a saúde do seu pequeno!

Blumel Hedera. Extrato seco de folhas de Hedera helix L. Indicações: expectorante e mucofluidificante em caso de tosse produtiva. MS 1.5584.0409. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Junho/2021.

Blusoro. cloreto de sódio. Indicações: fluidificante e descongestionante nasal. MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC ANVISA Nº 199/2006 AFE nº 1.07817-7. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Junho/2021.

 
1. Afonso JL, et al. Transporte de secrecões mucóides de indivíduos saudáveis e pacientes com doença pulmonar obstrutiva crónica e bronquiectasias. Rev Port Pneumol. 2013;19 (5): 211-16. Disponível em: https://www.journalpulmonology.org/pt-transporte-secrecoes-mucoides-individuos-saudaveis-articulo-S0873215913000366 . Acesso em: junho, 2021. 2. Departamento Científico de Otorrinolaringologia. Sociedade Brasileira de Pediatria. Rinossinusite na infância. Disponível em: https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/doencas/rinossinusite-na-infancia/ . Acesso em: junho, 2021.3. Bizzotto CHLD, Fonseca CRB, Departamento de Pediatria Ambulatorial. Limpeza nasal: como fazer? Recomendações: Atualização de Condutas em Pediatria. 2020; abril (91).3-5. Disponível em: https://www.spsp.org.br/site/asp/recomendacoes/Rec91_PedAmbulatorial.pdf . Acesso em: junho, 2021.4. Cardoso AL et al. Nutrição adequada e proteção do sistema imunológico na época de Covid-19. Sociedade de Pediatria de São Paulo. 8 maio, 2020. Disponível em: https://www.spsp.org.br/PDF/DC_SuporteNutricional_Nutri%C3%A7%C3%A3oparaImuniza%C3%A7%C3%A3o.pdf . Acesso em: junho, 2021.5. Oduwole O, et al. Honey for acute cough in children. Cochrane Database of Systematic Reviews 2018; 4: CD007094. Disponível em: https://www.cochrane.org/pt/CD007094/ARI_mel-para-tosse-aguda-em-criancas . Acesso em: junho, 2021. 6. Grandi TSM. Tratado das plantas medicinais: mineiras, nativas e cultivadas. 1. ed. Belo Horizonte: Adaequatio Estúdio, 2014.7. Brasil, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Cadernos de Atenção Básica - Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento; n.33. 1. ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2012. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_crescimento_desenvolvimento.pdf . Acesso em: agosto, 2021.8. Lutsenko Y, et al. Hedera helix as a medicinal plant. Herba Polonica. 2010; 56 (1): 83-96. Disponível em: http://yadda.icm.edu.pl/yadda/element/bwmeta1.element.agro-article-02fb546a-ebc9-4ebf-b6c9-4d0103c5908f . Acesso em: junho, 2021. 9. Obara FWHR, Avila RNP, Barbosa BL. O uso da planta hedera helix contra doenças respiratórias. Disponível em: https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol_63_1560284397.pdf . Acesso em: junho, 2021.10. Bula do produto Blusoro Jet. 11. Bula do produto Blumel Hedera.