Usar o ventilador faz mal para a gripe? Quais os efeitos do uso?

Sintomas da gripe
Publicado em: 21/08/2023 - 00:00:00
Imagem do post Usar o ventilador faz mal para a gripe? Quais os efeitos do uso?

Será que usar ventilador faz mal para a gripe do seu filho? Essa é uma dúvida comum de muitos pais, e se você também está com receio de usar o aparelho, chegou a hora de entender tudo sobre esse assunto. Continue a leitura e veja qual a relação entre o ventilador e a saúde respiratória infantil.

Afinal, o uso do ventilador pode causar gripe?

A gripe é uma infecção respiratória aguda causada pelo vírus da Influenza, marcada pelo alto nível de transmissão. ¹ Embora o uso do ventilador não cause diretamente o quadro gripal, ele pode ser um meio para espalhar o vírus pelo ambiente.

Você já deve ter notado que se algum familiar próximo está gripado, é quase impossível que as outras pessoas não sejam infectadas, não é verdade?

Isso acontece porque a gripe é transmitida pelo contato com objetos e superfícies contaminadas, e pelas gotículas de saliva soltas no ar

Dessa forma, quando uma pessoa gripada espirra, tosse ou fala, ela libera partículas do vírus no espaço. ¹

Aí, você já pode imaginar o que acontece quando o ventilador é ligado, certo? Todo esse material é espalhado no ar e inalado por quem estiver presente no ambiente.

Além disso, será que ele pode prejudicar a saúde de alguma forma? Continue lendo e confira as principais dúvidas sobre o uso deste eletrodoméstico!

Usar ventilador faz mal para a gripe?

Uma pergunta que pode passar pela sua cabeça é: será que usar o ventilador faz mal quando o quadro gripal já está instalado?

Como falamos, a circulação do ar promovida pelo ventilador facilita a disseminação do vírus e até mesmo de outros agentes presentes no ambiente, que irritam e inflamam as vias respiratórias, como:²

  • Poeira;
  • Mofo;
  • Pelo de animal doméstico.

Portanto, é preciso sempre estar atento ao uso do objeto. Isso porque, para completar, a intensidade da ventilação pode ressacar as vias aéreas, prejudicando o funcionamento das mucosas nasais.

Por isso, uma boa opção para essa estação, em que a umidade tende a ser mais baixa, é o umidificador de ar. Afinal, além de evitar a transmissão, ele pode ajudar a hidratar as vias nasais, tornando a respiração mais fácil.

O ventilador faz mal à criança?

Alguns papais podem ficar na dúvida se o ventilador pode ou não ser prejudicial à saúde da criança.

Para te ajudar a esclarecer as dúvidas, veja cuidados devem ser tomados, como:

  1. Manter o objeto fora do alcance da criança;
  2. Evitar que o vento fique diretamente no rosto do pequeno;
  3. Certificar-se de que tanto o ventilador quanto o ambiente estão limpos.

Se utilizado corretamente, o ventilador pode ser um ótimo aliado para proporcionar o bem-estar da família. Ou seja, o aparelho não é um vilão!

Por que o ventilador piora a tosse?

A tosse é um sintoma comum dos quadros de infecção respiratória. Trata-se um mecanismo de defesa do organismo para proteger as vias respiratórias da entrada de fatores alérgicos ou infecciosos. ³

Quando o ventilador é ligado em espaços em que esses gatilhos estão presentes, é natural que a tosse se intensifique.

Por isso, é fundamental manter o ambiente limpo, além de tirar a poeira do ventilador para evitar que ela se espalhe. 

Vale ressaltar que, apesar de ser um sintoma bastante desconfortável, a tosse é uma forma de proteção, e não uma doença. ³

E algumas medidas podem ajudar a aliviar o desconforto causado pelo sintoma, como:4

  • Ingerir bastante líquidos;
  • Manter o ambiente arejado;
  • Hidratar e higienizar as mucosas nasais.

Leia também: Ar condicionado faz mal para a gripe? Saiba como se proteger!

Quais os cuidados para evitar a gripe infantil?

A forma mais eficaz de  nos pequenos é levá-los para vacinar contra Influenza durante as campanhas anuais do Sistema Único de Saúde (SUS). ¹

Além de manter o cartão de vacinação atualizado, outros hábitos simples são recomendados para evitar a doença, como garantir que a criança: ¹

  • Higienize as mãos com frequência;
  • Evite o contato com pessoas contaminadas;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal;
  • Cubra o nariz/boca ao tossir ou espirrar;
  • Utilize lenços descartáveis e fazer o descarte corretamente.

Agora que você já sabe quais são os principais cuidados para evitar a gripe nas crianças, veja qual a melhor maneira de tratar a condição!

Como tratar a gripe nas crianças?

 O tratamento da gripe nas crianças consiste em aumentar a hidratação, repousar e, se indicado pelo médico, usar medicamentos para reduzir os sintomas mais comuns de gripe e resfriado, como a tosse, coriza, febre, entre outros. ¹

Um bom remédio, que pode ser indicado pelo pediatra, é o Blugrip Pelargonium, medicamento formulado pela Linha Blu para melhorar gripes e resfriados.

O Blugrip é um medicamento fitoterápico com efeito antibacteriano e antiviral. Ele melhora a resposta imunológica dos pequenos, fazendo eles terem sintomas mais leves e mais curtos.

A sua formulação é feita a partir do extrato de raízes de Pelargonium sidoides DC, sem aditivos. Seu formato em gotas facilita o uso nas crianças, que podem utilizar o medicamento a partir de 6 anos.

Confira os detalhes deste produto no nosso site e verifique com o seu médico a possibilidade de utilizar essa solução no tratamento do seu filho!

Blugrip. Extrato fluido de Pelargonium sidoides DC. Indicações: promove a melhora da resposta imunológica para o tratamento sintomático de resfriado comum. MS 1.5584.0629. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Julho/2023