Como fazer uma lavagem nasal em bebê? Aprenda na prática com esses 7 passos

Tratamentos
Publicado em: 08/07/2022 - 00:00:00
Imagem do post Como fazer uma lavagem nasal em bebê? Aprenda na prática com esses 7 passos

Quando o seu filho pega uma gripe ou tem alergia ele costuma ficar com o nariz entupido e ter dificuldades para dormir, certo? Essa situação é recorrente, especialmente entre as crianças menores. A boa notícia é que nesses casos basta aprender como fazer uma lavagem nasal em bebê para melhorar a qualidade de vida do pequeno!

Isso porque a limpeza das cavidades nasais do bebê, que respira exclusivamente pelo nariz até os dois meses de vida¹, facilita a eliminação de sujeiras e ainda ajuda no combate à coriza, sintoma de inúmeras infecções respiratórias4.

Quer entender melhor como fazer uma lavagem nasal em bebês e descobrir quando você deve investir nessa solução? Continue lendo o nosso post!

Quando devo fazer uma lavagem nasal no bebê?

Antes de aprender como fazer uma lavagem nasal no bebê, é fundamental saber quando deve-se optar por ela.

Ela é extremamente útil nos momentos em que o seu filho está com o nariz entupido. Esse congestionamento nasal infantil tem como principais causas¹:

Se houver suspeita de qualquer uma dessas doenças, é fundamental procurar um médico.

Esse sintoma é tão comum entre os pequenos que, em apenas um ano no Brasil, 26,7% daqueles entre 6 e 7 anos de idade sofreram com esse quadro mesmo sem estarem resfriados².

Isso também ocorre de maneira constante porque as infecções respiratórias costumam atingir as crianças de oito a 12 vezes em um ano, mesmo as saudáveis, especialmente aquelas que frequentam creches e escolas em áreas urbanas³.

Ou seja, quando o seu filho estiver com alguma dessas condições e não conseguir respirar direito, fazer as atividades do dia e ter um sono tranquilo por conta do nariz entupido, a lavagem nasal é extremamente útil para aliviar esse sintoma4.

É vital realizá-la, porque o congestionamento nasal altera o fluxo de ar pelas vias aéreas, a frequência, ritmo e profundidade respiratória, e pode causar desconfortos como dificuldade em se alimentar¹.

Mas lembre-se sempre de consultar um médico para avaliar em detalhes a situação do seu filho e indicar os melhores medicamentos para sanar o problema dele!

Saber como fazer uma lavagem nasal correta em bebê é realmente importante?

Ao compreender como fazer uma lavagem nasal correta em bebê, você vai proporcionar uma alternativa muito segura e altamente recomendada para aqueles menores de 12 anos4.

Isso porque essa prática traz benefícios como¹,4:

  • Prevenção de infecções respiratórias;
  • Limpeza e umidificação da mucosa;
  • Eliminação do excesso de muco;
  • Facilitação de absorção de medicamentos tópicos;
  • Remoção de partículas de sujeiras ou alérgenos que ficam na mucosa;
  • Redução da tosse associada à coriza.

Agora que você já conhece a importância dessa limpeza, entenda como fazer uma lavagem nasal de bebê efetiva com 7 passos simples.

Como fazer lavagem nasal com soro em bebê? 7 passos

O passo a passo para fazer uma lavagem nasal com soro em bebê é muito fácil. Para isso, você deve seguir as indicações abaixo¹: 

  1. Para fazer a lavagem nasal no bebê é necessário aplicar uma solução salina no nariz dele. O líquido indicado é o soro fisiológico de 0,9%;
  2. Retire o excesso das secreções do nariz do bebê com uma haste de algodão;
  3. Coloque o soro em temperatura ambiente em uma seringa ou chaleira nasal (netit pot);
  4. Posicione a ponta do dispositivo na entrada da narina;
  5. Faça a criança colocar a cabeça levemente inclinada para frente;
  6. Despeje o soro aos poucos para que saia pela outra cavidade nasal.
  7. Realize essa limpeza ao menos duas vezes por dia, pela manhã e pela noite, se o seu filho vive com o nariz entupido. Durante processos infecciosos ou no inverno, ela pode ser repetida mais vezes.

Apesar de todas as vantagens que uma lavagem nasal com soro em bebê traz, uma adversidade que os pais e responsáveis podem encontrar na hora de efetuar esse procedimento é o incômodo e a rejeição dos pequenos aos dispositivos de irrigação nasal utilizados, como o neti pot¹.

Nesses casos, é possível ter os mesmos benefícios da lavagem do nariz usando um spray nasal seguro, uma técnica de mais fácil manuseio!

Quais são as outras opções além da lavagem nasal com soro?

Por trazer tantas vantagens, como a prevenção de infecções e auxílio no descongestionamento das vias aéreas, muitos pais e responsáveis buscam como fazer uma limpeza nasal em bebê quando ele está com o nariz entupido.

Entretanto, como falamos acima, a sua execução pode ser um pouco desconfortável e difícil para os pequenos, especialmente para os bebês.

Nessas circunstâncias, os pais e responsáveis podem contar com uma alternativa de aplicação mais fácil e rápida: o Blusoro Jet!

O Blusoro Jet é um spray nasal, feito à base de cloreto de sódio 0,9%, que auxilia no descongestionamento do nariz, na fluidificação da secreção, não possui conservantes e o melhor de tudo: é simples e prático de usar5.

O segredo do uso facilitado é o seu bico anatômico, feito especialmente para bebês e crianças, que permite a aplicação em qualquer posição, graças à sua tecnologia 360º. Ele também possui um jato suave e contínuo, o que favorece ainda mais o procedimento nos pequenos5.

Conheça melhor o nosso spray no site!

Quer ler mais conteúdos sobre a saúde do seu filho? Veja outros posts no nosso blog! 

Blusoro. cloreto de sódio. Indicações: fluidificante e descongestionante nasal. MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC ANVISA Nº 199/2006 AFE nº 1.07817-7. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Outubro/2021.