O que dar para criança resfriada? Veja os cuidados e como evitar!

Tratamentos
Publicado em: 03/08/2023 - 00:00:00
Imagem do post O que dar para criança resfriada? Veja os cuidados e como evitar!

Quando os sintomas comuns de resfriado surgem, como a coriza e congestão nasal, a primeira pergunta que vem à cabeça dos pais é: “o que dar para criança resfriada?

O resfriado é uma condição que ocorre com frequência na população infantil¹.Por isso, saber como cuidar e prevenir é fundamental para garantir o bem-estar dos pequenos.

Que tal conferir os principais sintomas do resfriado, como diferenciá-lo de outros quadros respiratórios e as melhores dicas para cuidar? Continue lendo para descobrir!

Afinal, o que é o resfriado?

O resfriado é um tipo de infecção viral aguda que afeta as vias aéreas superiores, isto é, desde o nariz até a garganta. A condição pode ser causada por diferentes tipos de vírus, como o rinovírus. Esse quadro é mais comum em determinadas épocas do ano, como no outono e no inverno. ²

Provavelmente, você já deve ter notado que quando uma pessoa do seu convívio fica resfriada, logo em seguida outra aparece com os sintomas, não é verdade?

Isso acontece porque, em geral, os resfriados são transmitidos de uma pessoa para outra, especialmente por gotículas soltas no ar. ¹

Nas crianças, o resfriado é ainda mais comum, chegando a ocorrer de 8 a 10 vezes no ano ², o que pode deixar os papais de cabelos em pé!

Porém, a boa notícia é que a condição dura pouco tempo, e os sintomas costumam sumir em até uma semana. ²

A seguir, descubra como identificar um resfriado e quais são os principais sintomas da doença nos pequenos.

Quais os sintomas de resfriado em criança?

Os principais sintomas que indicam que uma criança está resfriada são coriza, congestão nasal e tosse. ²

Esses sinais são muito parecidos com os de outras condições respiratórias, como a gripe. ² Por essa razão, é indispensável saber diferenciá-las. 

Além do característico nariz entupido e escorrendo, outras manifestações do resfriado são: ²

  • Dor de garganta leve;
  • Tosse;
  • Espirros.

Diferentemente da gripe, os sintomas do resfriado surgem de forma mais leve. Por exemplo, crianças resfriadas costumam continuar ativas e seguir a rotina normalmente. Já quando estão gripadas, tendem a ficar mais prostradas e indispostas. ²

Além disso, a febre alta é a marca registrada da gripe. Embora ela possa aparecer algumas vezes em quadros de resfriados, esse não é um sinal comum desta condição. ²

A seguir, confira os principais sintomas do resfriado e da gripe: