“Meu filho vive com nariz entupido”: conheça as principais causas e as 3 melhores soluções

Sintomas da gripe
Publicado em: 21/07/2022 - 00:00:00
Imagem do post “Meu filho vive com nariz entupido”: conheça as principais causas e as 3 melhores soluções

Uma das principais reclamações de pais e mães em consultórios pediátricos é: “meu filho vive com nariz entupido”. Se você faz parte desse grupo e o seu pequeno sempre tem congestão nasal, saiba que esse é um sintoma muito comum na infância devido a resfriados, rinites e outras infecções das vias aéreas superiores.

Apesar de ser uma queixa comum, nem sempre é necessário lançar mão de medicamentos como antibióticos para tratar sintomas como a congestão nasal. É possível utilizar soluções para serem utilizadas em casa e menos invasivas para solucionar esse problema, como a lavagem nasal e os sprays salinos.

Conheça as causas da congestão nasal, confira as três principais soluções para ajudar seu filho que vive com nariz entupido e descubra como prevenir essa situação!

O que causa o congestionamento do nariz?

As principais causas da congestão nasal infantil são infecções de vias aéreas superiores, muito comuns na infância. Então se você pensa frequentemente “meu filho vive com o nariz entupido” saiba que não está sozinho.

Prova disso é que crianças saudáveis que vivem em áreas urbanas podem ter de 8 a 12 infecções respiratórias por ano¹.

São vários os agentes que podem desencadear a congestão nasal, como por exemplo²:

  • Alterações climáticas, como o clima frio e seco;
  • Processos alérgicos;
  • Infecções respiratórias.

Meu filho vive com nariz entupido! Que doenças podem estar por trás deste sintoma?

As doenças mais comuns que causam a congestão nasal e suas características são as listadas abaixo.

Rinite e rinossinusite³:

  • As principais causas da rinite e da rinossinusite são alergia e infecção, especialmente em crianças;
  • Ela pode ser crônica, aguda periódica e crônica agudizada;
  • No caso da rinossinusite crônica, ela não persiste por mais de 12 semanas;
  • Além do congestionamento nasal, outros sintomas são dor de cabeça ou facial, sensação de cansaço e tosse;
  • A rinite alérgica é considerada a doença crônica mais frequente do mundo, atingindo cerca de 400 milhões de pessoas de todas as idades4.

Resfriado comum5:

  • As crianças pré-escolares podem ter de 3 a 9 episódios por ano5;
  • Entre os sintomas estão congestionamento nasal, dor e febre;
  • Em média, dura duas semanas e meia até a recuperação.

Sinusite aguda5:

  • A sinusite dura em média duas semanas e meia;
  • É semelhante ao resfriado comum;
  • É preciso conferir a necessidade de uso de antibióticos ou outros medicamentos com o médico de sua confiança.

Meu filho vive com o nariz entupido: 3 principais soluções

Se o seu filho vive com o nariz entupido, as soluções mais caseiras envolvem a umidificação das cavidades nasais com soluções salinas.

Elas podem ser utilizadas tanto em gripes e resfriados, quanto em rinites e sinusites, mas é importante se certificar com seu médico de confiança se a criança não tem um quadro que necessite o uso de antibióticos.

Confira as três melhores opções para descongestionar o nariz das crianças.

1 - Limpeza nasal

A primeira solução se o seu filho vive com nariz entupido é realizar uma lavagem nasal ao menos duas vezes por dia, pela manhã e pela noite. Durante processos infecciosos ou no inverno ela pode ser feita mais vezes².

Existem diversas formas de fazer uma limpeza nasal, mas basicamente você deverá aplicar uma solução salina no nariz da criança. Para isso, o líquido que deve ser usado é o soro fisiológico de 0,9%².

Entre os benefícios apresentados por essa limpeza estão a prevenção de infecções respiratórias, limpeza e umidificação da mucosa, eliminação do excesso de muco e facilitação de absorção de medicamentos tópicos².

O processo de limpeza deve ser feito da seguinte maneira²:

  1. Antes de começar, retire o excesso de secreções do nariz da criança ou bebê;
  2. No bebê, o excesso deve ser retirado com haste de algodão;
  3. No caso de crianças, elas devem assoar suavemente o nariz;
  4. Coloque o soro em temperatura ambiente em uma seringa ou chaleira nasal;
  5. Coloque a ponta do dispositivo na entrada da narina;
  6. Faça a criança colocar a cabeça levemente inclinada para frente;
  7. Despeje a solução aos poucos para que saia pela outra narina.

2 - Soro fisiológico em gotas

Para os bebês, caso a lavagem nasal não seja possível, outra possibilidade é a aplicação de meio conta-gotas de soro fisiológico em cada narina, quando necessário5 .

O soro em conta-gotas também auxilia na desobstrução nasal e ajuda na eliminação das secreções.

3 - Spray nasal

Outro tipo diferente de limpeza do nariz muito eficiente é o uso de spray nasal, também feio com o soro fisiológico de 0,9%. Ele auxilia a descongestionar o nariz da criança suavemente e evita possíveis problemas de rejeição, que muitos pequenos podem ter com a lavagem nasal tradicional. 

Uma das principais opções deste tipo é o Blusoro Jet. Esse spray de cloreto de sódio 0,9% não possui conservantes, auxilia no descongestionamento do nariz e na fluidificação da secreção6.

Além disso, possui um bico anatômico infantil com jato suave e contínuo que é prático para a aplicação em bebês e crianças, em qualquer posição, e pode ser usado diariamente6.

Como prevenir a congestão nasal?

Se você frequentemente pensa “meu filho vive com nariz entupido” deve estar buscando também medidas para prevenir esse problema.

A melhor forma de fazer isso é sabendo quais são as causas da congestão nasal do seu filho, com a ajuda de uma pessoa profissional de saúde da sua confiança, para descobrir se é algo crônico ou se são infecções por vírus e bactérias.

Na maioria dos casos, a prevenção de vírus de resfriados e gripes e também de alergias que podem causar a rinite se dão com as dicas abaixo.

Para rinite:

  • Eliminar ácaro e poeira da casa;
  • Tirar animais de estimação como gatos da cama;
  • Manter limpos tapetes e cortinas que podem acumular poeira;
  • Evitar tabagismo passivo da criança.

Para gripes e resfriados:

  • Higienizar as mãos com frequência com água e sabão ou álcool 70%;
  • Manter a vacinação em dia, especialmente contra o vírus da gripe Influenza;
  • Evitar contato com pessoas infectadas pelo vírus, especialmente em escolas e creches;
  • manter uma alimentação saudável para a idade da criança.

Agora que você já sabe as principais soluções para a congestão nasal dos pequenos, que tal consultar o seu pediatra de confiança e conversar sobre a possibilidade de usar o Blusoro Jet?

O Blusoro Jet auxilia no descongestionamento nasal6 do seu filho e é uma opção saudável e confortável para os pequenos com seu jato suave e contínuo! Isso porque ele é um descongestionante e fluidificante nasal sem conservantes6, com bico anatômico infantil com aplicação 360º, podendo ser aplicado em qualquer posição. Conheça melhor essa solução!

Blusoro. cloreto de sódio. Indicações: fluidificante e descongestionante nasal. MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC ANVISA Nº 199/2006 AFE nº 1.07817-7. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Set/2021.

 

 

 

 

 

 

 

 

1. Universidade Federal do Maranhão. UNA-SUS/UFMA. Saúde da criança e a saúde da família: doenças prevalentes na infância. Walquíria Lemos Soares (Org.). São Luís; 2014. Disponível em: https://ares.unasus.gov.br/acervo/html/ARES/1656/1/Mod6.Un3.pdf. Acesso em: julho, 2021.2. Bizzotto CHLD, Fonseca CRB, Departamento de Pediatria Ambulatorial. Limpeza nasal: como fazer? Recomendações: Atualização de Condutas em Pediatria. 2020; abril (91).3-5. Disponível em: https://www.spsp.org.br/site/asp/recomendacoes/Rec91_PedAmbulatorial.pdf. Acesso em: julho, 2021.3. Scadding G. Rinossinusite Crônica em Pediatria: a Criança Catarral. V Manual de Otorrinolaringologia Pediátrica da Interamerican Association of Pediatric Otorhinolaryngology. 174-183. Disponível em: https://cdn.gn1.link/iapo/manuals/rinossinusite_cr%C3%B4nica_pediatria_A%20crian%C3%A7a_catarral.pdf. Acesso em: julho, 2021.4. Associação Brasileira de Alergia e Imunologia. Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sociedade Brasileira de Pediatria. IV Consenso Brasileiro sobre Rinites. 2017. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/Consenso_Rinite_9_-27-11-2017_Final.pdf. Acesso em: julho, 2021.5. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Curso de Especialização Multiprofissional na Atenção Básica – Modalidade a Distância. Atenção integral à saúde da criança: medicina [recurso eletrônico]. 2. ed. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 2016. Disponível em: https://unasus.ufsc.br/atencaobasica/files/2017/10/Aten%C3%A7%C3%A3o-Integral-%C3%A0-Sa%C3%BAde-da-Crian%C3%A7a-ilovepdf-compressed.pdf. Acesso em: julho, 2021.5. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Curso de Especialização Multiprofissional na Atenção Básica – Modalidade a Distância. Atenção integral à saúde da criança: medicina [recurso eletrônico]. 2. ed. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 2016. Disponível em: https://unasus.ufsc.br/atencaobasica/files/2017/10/Aten%C3%A7%C3%A3o-Integral-%C3%A0-Sa%C3%BAde-da-Crian%C3%A7a-ilovepdf-compressed.pdf. Acesso em: julho, 2021.6. Bula do produto Blusoro Jet.