O que é a vitamina D? Aprenda tudo sobre a vitamina do sol

Vitaminas
Publicado em: 15/07/2022 - 00:00:00
Imagem do post O que é a vitamina D? Aprenda tudo sobre a vitamina do sol

Você sabe o que é a vitamina D e qual é a sua importância para o nosso organismo? Esse micronutriente, conhecido como vitamina do sol, atua na promoção da formação óssea e no auxílio aos sistemas imune, cardiovascular e endócrino. Além disso, é essencial para o desenvolvimento saudável das crianças.

Apesar de ser fundamental, pesquisas demonstram que um grande número de pessoas ao redor do mundo tem deficiência desta vitamina. Por isso é interessante saber quais são as suas funções, suas principais fontes e como obtê-la, seja tomando sol, tendo uma alimentação saudável ou utilizando suplementação.

Entenda melhor o que é a vitamina D, para que ela serve e confira formas de obtê-la!

O que é a vitamina D?

Se você se pergunta o que é a vitamina D (também chamada de calciferol), saiba que ela é considerada um pró-hormônio, sintetizado pela nossa pele por meio da ação dos raios ultravioletas¹, mas que também pode ser ingerida por meio de alimentos e suplementos.

Há duas formas principais deste micronutriente disponíveis na natureza: a D2, proveniente de plantas e fungos, e a D3, de fontes animais e sintetizada pela pele ao tomar sol. Não há uma forma melhor ou pior do que a outra, pois ambas são equivalentes do ponto de vista biológico².

Seu principal papel é auxiliar na absorção de cálcio e fósforo no organismo, atuando na manutenção da saúde óssea². Ela também é importante na regulação do sistema imunológico e pode ser moduladora de doenças alérgicas, cardíacas, asma³, entre outras, como veremos abaixo.

A sua recomendação de absorção pode ser expressa em microgramas (μg) ou em unidades internacionais (UI). Nesses casos, 1 μg equivale a 40 UI¹. A indicação de ingestão para crianças e adultos é a seguinte¹:

Fonte: Silvia M. Franciscato Cozzolino - Biodisponibilidade de nutrientes

Como funciona a vitamina D e quais são as suas funções?

Além de saber o que é esse micronutriente, é importante entender como funciona a vitamina D e quais são as suas funções no nosso organismo. Como já falamos, seu principal papel é atuar na absorção de cálcio e fósforo, dois elementos essenciais para o nosso organismo.

Mas ela também é crucial para os sistemas imunológico, cardiovascular e endócrino4. As principais tarefas e benefícios da vitamina D são:

  1. Auxílio ao sistema imune: pode atuar contra doenças infecciosas, por meio de sua ação antimicrobiana³;
  2. Fortalecimento muscular: sua deficiência está diretamente relacionada à fraqueza muscular, porque o cálcio é indispensável para o desenvolvimento dos músculos³ 4;
  3. Redução de risco de doença cardiovascular: níveis adequados de vitamina D beneficiam a saúde cardiovascular, inclusive prevenindo doenças relacionadas a esse sistema5;
  4. Prevenção e controle de diabetes: pesquisas demonstram a sua ação anti-inflamatória e imunomoduladora, agindo no sistema imune, na secreção e resistência insulínica³;
  5. Controle de doenças respiratórias: em condições como a asma, há indícios de que possa ajudar a controlar a doença e melhorar a função pulmonar³;
  6.  Proteção da pele: atua na fotoproteção, cura de feridas e no combate a doenças como câncer de pele e situações como acnes e rosácea6.

Como ingerir a vitamina D?

Estima-se que 90% dos níveis de vitamina D necessários para o nosso organismo possam ser obtidos pela exposição solar4. O restante deve ser ingerido via alimentação ou suplementação.

Para absorvê-la, é necessário tomar sol de 10 a 15 minutos por dia, de preferência entre às 10h e 15h4, quando os raios solares incidem em maior quantidade.

Apesar desta recomendação, este também é o pior horário para expor-se ao sol, devido aos grandes índices de câncer de pele. Por conta disso, há a recomendação de uso de protetores solares com fatores altos e que podem acabar limitando a disponibilidade da vitamina D no nosso organismo¹.

Outros fatores que impedem a melhor absorção pela pele são: uso de roupa que cubra boa parte do corpo ao tomar sol, passar muito tempo em ambiente fechado, a poluição e o tempo predominantemente nublado². A conjunção dessas condições pode levar à falta do micronutriente.

Já entre os aspectos pessoais que afetam a assimilação adequada da vitamina D estão a pele escura, idade avançada, síndrome da má absorção e doença inflamatória intestinal¹. Tudo isso pode contribuir para o risco de sua deficiência no corpo.

Inclusive, pesquisas apontam que 1 bilhão de pessoas no mundo sofre com a falta deste micronutriente no organismo².

Além da exposição solar, as principais fontes alimentares de vitamina D são¹:

  • Óleo de fígado de bacalhau;
  • Óleo de salmão;
  • Ostras cruas;
  • Peixes;
  • Leite fortificado;
  • Ovo cozido;
  • Frango;
  • Peru;
  • Porco;
  • Vísceras;
  • Carne bovina;
  • Manteiga;
  • Iogurte;
  • Queijo cheddar.

Se necessário, é possível incluir a suplementação de vitamina D na dieta de crianças e adultos. Um boletim da Sociedade de Pediatria de São Paulo4 demonstrou que crianças maiores podem satisfazer a necessidade por meio de suplementação de 600 Ul por dia, caso a absorção via exposição solar e dieta seja insuficiente.

Entendeu o que é a vitamina D e qual a sua importância? Se você está buscando uma solução de suplementação de micronutrientes para o seu filho, conheça a Blumel Imune Kids. 

Disponível em solução oral, o Blumel Imune Kids contém o exclusivo Imuno Complex, uma combinação de vitamina D, C, A e os minerais zinco e selênio.

Essa mistura traz os principais benefícios da vitamina D, além de auxiliar no funcionamento do sistema imune das crianças7. Essa é uma solução mais natural, sem adição de açúcares, corantes e aromas artificias7. Lembre-se de sempre de consultar um médico de sua confiança antes de iniciar qualquer suplementação e pedir exames de vitamina D caso necessário!

1. Cozzolino SMF. Biodisponibilidade de nutrientes. Editora Manole, 2016.2. Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento Científico de Endocrinologia. Guia Prático de Atualização. Hipovitaminose D em pediatria: recomendações para o diagnóstico, tratamento e prevenção. SBP. 2016; (1). Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2016/12/Endcrino-Hipovitaminose-D.pdf. Acesso em: setembro, 2021.3. Maeda SS et al. Recomendações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) para o diagnóstico e tratamento da hipovitaminose D. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia. 2014; 58 (5): 411-433. 4. Nigri AA, et al. Vitamina D quando fazer a dosagem e tratar? Pediatra Atualize-se: Boletim da Sociedade de Pediatria de São Paulo. 2019; 4 (5): 8-10. Disponível em: https://www.spsp.org.br/site/asp/boletins/AtualizeA4N5.pdf. Acesso em: setembro, 2021.5. Battault S et al. Vitamin D metabolism, functions and needs: from science to health claims. European Journal of Nutrition. Agosto, 2012. 52, 429–441.6. Mostafa ZW, Hegazy AR. Vitamin D and the skin: Focus on a complex relationship: A review. Journal of Advanced Research. Novembro, 2015; 6(6): 793–804. 7. Rotulagem do produto Blumel Imune Kids.