Como lidar com crianças com TDAH? 7 ideias de atividades para o dia a dia

Educação e ensino
Publicado em: 21/07/2022 - 00:00:00
Imagem do post Como lidar com crianças com TDAH? 7 ideias de atividades para o dia a dia

Você provavelmente já ouviu falar sobre um dos principais transtornos neuropsiquiátricos conhecidos da infância, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Mas se suspeita que o seu filho esteja entre as crianças com TDAH, sabe o que fazer para lidar com essa situação?

Esse quadro tem como sintomas a desatenção, a dificuldade em terminar tarefas, a distração, a impulsividade, entre outros. Tudo isso pode trazer adversidades para o aprendizado do pequeno.

Diante disso, é imprescindível que pais e responsáveis conheçam em detalhes o que é essa condição e saibam como lidar com as crianças com TDAH.

O que é o TDAH em crianças?

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um quadro neurobiológico de causas genéticas, que aparece na infância e pode acompanhar a pessoa pela vida toda¹. Por vezes, ele também é chamado de Distúrbio de Déficit de Atenção (DDA)³.

Esse é um dos transtornos neuropsiquiátricos mais conhecidos da infância. Por conta da baixa concentração de dopamina ou noradrenalina em regiões essenciais do cérebro, a criança com TDAH apresenta falta de atenção, hiperatividade e impulsividade8.

A falta de atenção se refere à hipermobilidade, que é quando a criança não consegue manter seu foco em um mesmo objeto por algum tempo8.

Já a hiperatividade significa um aumento da atividade motora, o que faz com que o pequeno esteja quase sempre em movimento8.

Estima-se que as crianças com TDAH representem de 3% a 5% dos pequenos em idade escolar, com uma certa prevalência no sexo masculino².

As crianças com TDAH podem ter prejuízos na aprendizagem, porque esse transtorno tem como consequência a alteração da concentração, memória e velocidade de processamento mental4.

Além disso, esse transtorno atrapalha o rendimento nos estudos devido à desorganização, inquietação e dificuldade em manter a atenção5.

Por conta disso, é fundamental saber se o seu filho está entre as crianças com TDAH e, caso ele esteja, descobrir as melhores atividades para lidar com isso!

Como saber se a criança tem TDAH?

Para saber se a criança tem TDAH é preciso estar atento aos principais sintomas desse quadro, que são os seguintes1-3:

  1. Agitação motora excessiva e inquietação;
  2. Fala em excesso e não consegue ficar quieto;
  3. Dificuldade em terminar uma tarefa (jogo, lição de casa, desenho);
  4. Desatenção aos detalhes, que o levam a cometer erros repetidos;
  5. Parece não escutar;
  6. Desorganização com as suas coisas;
  7. Se distrai facilmente por estímulos externos;
  8. Esquece as atividades diárias;
  9. Impulsividade (não consegue esperar a sua vez, não lê perguntas até o final antes de responder, interrompe os outros e age sem pensar);
  10. Dificuldades com regras e limites.

Em geral, as crianças com TDAH apresentam esses sinais, porém, o diagnóstico e tratamento corretos só podem ser indicados por um médico. Por isso, busque o apoio do pediatra do pequeno, que irá encaminhá-lo para um psicólogo e/ou psiquiatra, caso necessário.

Como lidar com uma criança com TDAH? 10 dicas

A maneira adequada para lidar com uma criança com TDAH é buscando apoio médico e contando também com o suporte da equipe escolar da instituição de ensino do pequeno.

A psicoterapia aconselhada para o acompanhamento do TDAH é a Terapia Cognitivo Comportamental, que no Brasil pode ser realizada apenas por psicólogos5.

Outro tratamento que pode ser recomendado é a assistência de um fonoaudiólogo, especificamente em casos em que há simultaneamente dislexia e disortografia5.

Além disso, os pais podem tomar as seguintes atitudes no dia a dia para facilitar a vida da criança com TDAH, de acordo com a Associação Brasileira de Déficit de Atenção6:

  1. Reforçar o que há de melhor na criança;
  2. Não estabelecer comparações entre os filhos;
  3. Procurar conversar sempre com o pequeno sobre como ele está se sentindo;
  4. Aprender a controlar a própria impaciência;
  5. Estabelecer regras e limites dentro de casa e ter atenção para obedecer-lhes também;
  6. Não cobrar resultados nem perfeição, mas sim empenho;
  7. Elogiar constantemente o pequeno, pois o estímulo positivo nunca é demais. Ele precisa ver que seus esforços em vencer a desatenção estão sendo reconhecidos;
  8. Manter limites claros e consistentes, relembrando-os frequentemente;
  9. Usar um português claro e direto, de preferência falando de frente e olhando nos olhos;
  10. Não exigir mais do que a criança pode dar.

7 ideias de atividades para crianças com TDAH

As brincadeiras e jogos para crianças com TDAH além de ajudarem a desenvolver a atenção do pequeno, permitem que ele se organize por meio de regras e limites7.

Algumas ideias de atividades para crianças com TDAH são7:

  1. Passear com o cachorro;
  2. Passar o fim de semana fora;
  3. Ginástica;
  4. Futebol;
  5. Levar à praia;
  6. Ir ao teatro ou ao cinema;
  7. Andar no parque.

Algumas dicas gerais na hora de pensar as atividades para crianças com TDAH, segundo a Associação Brasileira de Déficit de Atenção, são7:

  • Programe atividades diferentes e busque não repetir sempre a mesma coisa;
  • Estabeleça cronogramas, incluindo períodos para descanso, brincadeiras ou horários livres sem regras;
  • Perceba se ela perde energia muito rapidamente. Algumas crianças com TDAH precisam de um cochilo durante o dia, outras necessitam de mais ação. Entenda qual é a melhor maneira de recarregar a “bateria” do seu filho;
  • Não prolongue tarefas que demandam muita concentração, como estudos e deveres de casa. Intercale-as com atividades agradáveis;
  • Pergunte regularmente o que ela quer fazer e o que está achando das coisas;
  • Use um mural para deixar lembretes, calendários de provas e lista de afazeres.

Lembre-se de que a melhor maneira de lidar com uma criança com TDAH é aprendendo o máximo de informações possíveis sobre o tema. Então leia livros, faça cursos, esteja constantemente em contato com profissionais de saúde e outros pais e responsáveis para dividir experiências7.

Como cuidar da saúde das crianças com TDAH?

As crianças com TDAH, assim como qualquer outro indivíduo dessa idade, possuem seus próprios desafios e também problemas específicos de saúde.

Se você se preocupa também com a saúde física do seu filho, com certeza está sempre buscando as melhores alternativas para quando ele está doente ou com o sistema imune enfraquecido, não é mesmo? Nesses casos você pode contar com a linha Blumel.

Nela você encontra Blumel Imune Kids, um suplemento alimentar disponível em solução oral, que contém o exclusivo Imuno Complex*9, uma combinação das vitaminas A, C e D e os minerais Selênio e Zinco, auxiliando o sistema imune das crianças. Além disso, esse produto é livre de açúcares, corantes e aromas artificiais10

Também contamos com Blusoro Jet, um spray nasal feito à base de cloreto de sódio, que não possui conservantes e auxilia no descongestionamento do nariz entupido e na fluidificação da secreção. Ele ainda dispõe de um bico anatômico que libera um jato suave e contínuo, ideal para a aplicação em bebês e crianças em qualquer posição, podendo ser utilizado diariamente11.

Já o xarope Blumel Hedera, um medicamento fitoterápico que tem efeito fluidificante, expectorante e broncodilatador, pode ser usado na tosse dos pequenos, ajudando a eliminar o catarro e melhorar a respiração. Ele também não tem açúcares, corantes e aromas artificiais na sua composição12-14.

Converse com o pediatra do seu filho sobre a possibilidade de utilizar a linha Blumel e conheça melhor todos esses itens no nosso site!

Entendeu o que é possível fazer para facilitar o aprendizado e desenvolvimento das crianças com TDAH? Continue lendo sobre saúde infantil no nosso blog!

Blumel Hedera. Extrato seco de folhas de Hedera helix L. Indicações: expectorante e mucofluidificante em caso de tosse produtiva. MS 1.5584.0409. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Abril/2022.

Blusoro. cloreto de sódio. Indicações: fluidificante e descongestionante nasal. MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC ANVISA Nº 199/2006 AFE nº 1.07817-7. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Abril/2022.

Blumel Imune Kids: Alimento isento de registro conforme RDC 27/2010.

* Produto com concentração exclusiva no mercado.

 

1. Biblioteca Virtual em Saúde - Ministério da Saúde. Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade - TDAH. Junho, 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/transtorno-do-deficit-de-atencao-com-hiperatividade-TDAH/ . Acesso em: fevereiro, 2022.2. Luca R. Hiperatividade. Sociedade de Pediatria de São Paulo. 15 fevereiro, 2008. Disponível em: https://www.spsp.org.br/2008/03/04/hiperatividade/. Acesso em: fevereiro, 2022.3. Associação Brasileira do Déficit de Atenção. O que é TDAH. Disponível em: https://TDAH.org.br/sobre-TDAH/o-que-e-TDAH/ . Acesso em: fevereiro, 2022.4. Departamento Científico Pediatra do Desenvolvimento e Comportamento - Sociedade Brasileira de Pediatria. O papel do pediatra diante da criança com dificuldade escolar. 1 setembro, 2018. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/21156d-DIRETRIZES_-Papel_pediatra_diante_crianca_DificEscolar.pdf . Acesso em: fevereiro, 2022.5. Associação Brasileira de Déficit de Atenção. Tratamento. 10 maio, 2017. Disponível em: https://TDAH.org.br/tratamento/ . Acesso em: fevereiro, 2022.6. Associação Brasileira de Déficit de Atenção. Dicas para pais. 9 fevereiro, 2017. Disponível em: https://TDAH.org.br/dicas-para-pais/ . Acesso em: fevereiro, 2022.7. Associação Brasileira de Déficit de Atenção. TDAH - Algumas dicas para os pais. 17 abri, 2012. Disponível em: https://TDAH.org.br/TDAH-algumas-dicas-para-os-pais/ . Acesso em: fevereiro, 2022.8. Associação Brasileira de Déficit de Atenção. TDAH e o processo de aprendizagem. 8 junho, 2016. Disponível em: https://TDAH.org.br/TDAH-e-o-processo-de-aprendizagem/ . Acesso em: fevereiro, 2022.9. IQVIA. PMB. 2021. Mercado: Vitaminas Imune Infantil.10. Rotulagem do produto Blumel Imune Kids.11. Folheto do produto Blusoro Jet.12. Bula do produto Blumel Hedera 13. Rotulagem do produto Blumel Hedera. 14. Kruttschnitt E. et al. Assessment of the Efficacy and Safety of Ivy Leaf (Hedera helix) Cough Syrup Compared with Acetylcysteine in Adults and Children with Acute Bronchitis. Evid Based Complement Alternat Med. 2020. May4;2020:1910656.