Remédio para imunidade infantil: como auxiliar o sistema imunológico?

Imunidade
Publicado em: 07/03/2024 - 00:00:00
Imagem do post Remédio para imunidade infantil: como auxiliar o sistema imunológico?

A fragilidade do sistema imunológico das crianças pode deixar qualquer pai ou mãe de cabelos em pé. Afinal, como é possível protegê-las contra vírus e bactérias que rondam na escola, na creche e até mesmo em casa? Existe remédio para imunidade infantil?

Neste artigo, você vai entender como funciona e quais são as peculiaridades do sistema imunológico das crianças, bem como as causas e os sintomas da imunidade baixa.

Ainda, você confere nas próximas linhas quais são as melhores opções de remédio para aumentar a imunidade infantil, incluindo caseiros, de farmácia e suplementos alimentares.

Boa leitura!

Como funciona o sistema imune de crianças?

As crianças vêm ao mundo com um sistema imune inato, que é responsável por responder rapidamente a patógenos como bactérias e vírus¹.

À medida que crescem, desenvolvem um sistema imune adaptativo, que é capaz de criar uma resposta específica para patógenos com os quais já tiveram contato¹.

Esse sistema adaptativo leva tempo para amadurecer completamente, tornando as crianças mais vulneráveis a certas infecções¹.

Assim, conforme elas vão sendo expostas a diferentes patógenos, suas células de defesa aprendem a reconhecê-los e a criar respostas específicas¹.

Isso é parte fundamental do desenvolvimento da imunidade adaptativa. A exposição a germes comuns integra o processo natural do fortalecimento do sistema imunológico¹.

Além disso, os pequenos geralmente têm uma resposta mais vigorosa a infecções virais do que os adultos, o que pode resultar em febre alta e sintomas mais graves¹.

Leia também: Como melhorar a imunidade infantil de forma prática e descomplicada?

Quais são as causas para a imunidade infantil baixa?

A imunidade infantil baixa pode ser influenciada por um conjunto de fatores. Destacamos os principais.

  • Idade: o sistema imunológico dos bebês e crianças ainda está em desenvolvimento, logo, o sistema imunológico é mais frágil ¹;
  • Má nutrição: dietas deficientes em nutrientes, como em vitaminas C, D, A e E, zinco e ferro, podem diminuir a imunidade1;
  • Ausência de amamentação: a falta de aleitamento materno pode alavancar o risco de infecções1;
  • Exposição limitada a patógenos: ambientes excessivamente estéreis e exposição limitada a germes e a outros patógenos podem inibir o desenvolvimento imunológico da criança¹;
  • Fatores genéticos: algumas crianças podem herdar predisposições genéticas para condições que afetam o sistema imunológico, deixando-as mais vulneráveis à ação de vírus e bactérias¹;
  • Fatores ambientais: poluição do ar, tempo seco e exposição a produtos químicos podem afetar negativamente a imunidade dos pequenos¹.

Quais são os sintomas de imunidade baixa infantil?

É possível saber se a sua criança está com a imunidade baixa ao observar os seguintes sinais:

  • infecções frequentes;
  • cansaço, fraqueza e indisposição para brincar;
  • atraso no crescimento;
  • perda de peso;
  • distúrbios gastrointestinais;
  • dificuldade para cicatrizar feridas;
  • aumento dos gânglios linfáticos¹.

Quais são as opções de remédio para imunidade infantil?

Para te ajudar a escolher o melhor remédio para imunidade infantil, separamos algumas das principais opções às quais você pode recorrer - sempre sob orientação de um profissional de saúde.

Multivitamínicos específicos para aumentar a imunidade infantil

Multivitamínicos desenvolvidos especificamente para aumentar a imunidade infantil são formulados com vitaminas e minerais que auxiliam o sistema imunológico².

Eles fornecem nutrientes essenciais, como vitamina C, vitamina D e zinco, que são indispensáveis para o combate a infecções e para promover a regeneração celular2.

Esses suplementos preenchem lacunas nutricionais, fortalecendo as defesas naturais da criança e ajudando-a a enfrentar vírus e bactérias de forma mais eficaz2.

Um bom exemplo de suplemento alimentar que auxilia o funcionamento do sistema imune dos pequenos é o Blumel Imune Kids 7 8.

Indicado para crianças a partir de 4 anos de idade, esse suplemento está disponível na forma de solução oral ou gomas 7 8.

Rico em vitaminas C, D, A, Selênio e Zinco, ele deve ser ingerido uma vez ao dia, de acordo com as sugestões de consumo de cada apresentação 7 8.

A dosagem de Blumel Imune Kids na apresentação solução oral é de 2 mL para crianças de 4 a 8 anos. Para crianças de 9 a 12 anos, 4 mL. A partir de 13 anos, a dosagem é de 6 mL. Já a apresentação em gomas, a porção diária é de uma goma para crianças a partir de 4 anos 7 8.

Remédios caseiros

O uso de remédios caseiros para aumentar a imunidade infantil envolve alternativas naturais e seguras, como chás de ervas e alimentos ricos em nutrientes. Eles podem ser incorporados no dia a dia da criança para apoiar o sistema imunológico de forma suave3.

Algumas opções caseiras de remédio para aumentar a imunidade infantil incluem:

  • Mel e limão;
  • Chás de ervas (camomila, gengibre e echinacea);
  • Sucos naturais, principalmente de frutas cítricas;
  • Iogurte probiótico;
  • Caldos de galinha3.

Remédios de farmácia

Os remédios de farmácia para aumentar a imunidade infantil geralmente contêm vitaminas e minerais essenciais - como vitamina C, vitamina D e zinco - que são conhecidos por fortalecer o sistema imunológico4.

Eles podem ser válidos nos casos de deficiências nutricionais ou durante períodos de maior risco de infecções. No entanto, devem ser administrados segundo orientação médica para evitar excessos4.

A importância de bons hábitos para a saúde de crianças

Bons hábitos desempenham um papel vital na manutenção da saúde infantil. Eles estabelecem as bases para o crescimento saudável, desenvolvimento adequado e imunidade forte5.

Além disso, promovem a prevenção de doenças e problemas de saúde a longo prazo, ajudando as crianças a alcançarem seu pleno potencial físico, mental e emocional5.

O que fazer para aumentar a imunidade infantil?

Existem algumas abordagens que você pode adotar para fortalecer o sistema imunológico dos pequenos e preparar o organismo deles para combater agentes infecciosos6.

As principais boas práticas incluem:

  • incentivar uma dieta rica em nutrientes;
  • manter a criança bem hidratada;
  • promover a qualidade do sono, com horas suficientes de descanso;
  • incentivar a prática de atividades físicas;
  • considerar, segundo orientações médicas ou de um nutricionista, o uso de suplemento de vitamina para imunidade baixa infantil;
  • conscientizar a criança sobre a importância de lavar bem as mãos;
  • manter o cartão de vacinação em dia6.

Qual melhor suplemento alimentar infantil para imunidade?

O Blumel Imune Kids é o suplemento alimentar infantil para imunidade. Ele é rico em vitaminas que auxiliam no funcionamento do sistema imune, como C, D e A, além dos minerais selênio e zinco 7 8

Agende uma consulta com um pediatra e verifique a possibilidade de utilizar essa solução no tratamento do seu filho!

Blumel Imune Kids: Alimento isento de registro conforme RDC 27/2010. Outubro/2023.