O que é bom para gripe forte? Conheça os 4 melhores tratamentos

Sintomas da gripe
Publicado em: 18/07/2022 - 00:00:00
Imagem do post O que é bom para gripe forte? Conheça os 4 melhores tratamentos

Quando os pequenos aparecem com sintomas como febre, tosse e coriza, pais e mães começam a se perguntar o que é bom para a gripe forte. Entre as principais soluções encontradas podemos citar opções naturais, remédios fitoterápicos e alopáticos.

Mas além de tratar, é fundamental saber quais são as causas da gripe e as suas principais formas de prevenção. Isso porque os pequenos são grandes responsáveis pela transmissão da doença!

Saiba melhor o que é bom para gripe forte e maneiras de preveni-la!

O que causa a gripe?

A gripe é o nome popular de uma infecção respiratória causada por vírus do tipo Influenza. Como ela tem uma alta taxa de transmissão, é fácil a ocorrência de epidemias deste tipo¹.

Para se ter uma ideia, estima-se que 5% a 10% dos adultos e 20% a 30% das crianças sejam infectadas em cada epidemia, mas a maioria com quadros leve da doença¹. Isso faz com que todos os anos milhares de pais e mães se perguntem: o que tomar para gripe forte?

Entre os principais sintomas da gripe, especialmente em crianças, estão¹:

  • Febre acima de 37,8°C, de início súbito e com declínio por volta do terceiro dia;
  • Coriza;
  • Tosse;
  • Rouquidão;
  • Dor de garganta;
  • Dor no corpo;
  • Mal-estar geral.

Apesar de ter sintomas muito parecidos com os de resfriados, a gripe tem uma origem distinta.

No caso de resfriados, eles são causados por diferentes tipos de vírus, o que dificulta o uso de uma vacina, por exemplo. O diagnóstico correto da gripe deve ser feito por um médico que também será capaz de avaliar a necessidade de exames e indicar o tratamento ideal para adultos e para os pequenos.

O que é bom para gripe forte? 4 soluções

Apesar de ser importante a consulta com uma pessoa profissional de saúde da sua confiança, é possível saber o que é bom para a gripe forte a partir de evidências científicas acumuladas e recomendações de organizações de saúde referenciadas.

Entre o que é bom tomar para gripe forte estão tratamentos com medicamentos alopáticos, fitoterápicos e naturais, tanto para crianças quanto adultos, a exemplo das sugestões indicadas abaixo.

Lembre-se sempre que além desses tratamentos, que podem ser usados em conjunto, é essencial tomar medidas de suporte como manter uma boa hidratação e ficar em repouso.

1 – Tratamento com antivirais

O tratamento com medicamentos alopáticos inclui o uso de antivirais para curar a doença e antitérmicos e analgésicos para alívio dos sintomas¹.

Os medicamentos alopáticos são aqueles usados tradicionalmente pela medicina e que devem ser administrados de maneira racional pelos pacientes, para não haver exageros ou o aparecimento de efeitos colaterais.

O uso de medicamentos antivirais no início da gripe é capaz de reduzir a duração de sintomas, de acordo com diversos estudos¹.

2 – Hedera Helix

Um tratamento intermediário entre medicamentos alopáticos e soluções naturais é o uso de fitoterápicos

Isso porque eles aliam o que há de melhor nos ativos de plantas medicinais junto com a eficácia comprovada por estudos científicos. Além disso, são reconhecidos por terem menos efeitos colaterais e por poderem atuar no tratamento, na prevenção e no alívio de sintomas de doenças como a gripe².

Uma opção é o uso de xaropes a base de Hedera Helix, em caso de tosse com catarro. O Blumel Hedera, por exemplo, é um xarope fitoterápico que tem em sua fórmula um extrato seco de folhas desta planta e pode ser utilizado por crianças a partir de 2 anos9.

A hedera pode ser usada no tratamento de doenças do trato respiratório com muita formação de muco, como a gripe por exemplo³.

Os extratos da folha têm eficácia comprovada como antiinflamatório e podem ser usados para melhorar os sintomas de tosse e auxiliar a expectoração³ .

Ele é um dos fitoterápicos que é bom para aliviar a tosse das crianças com seu efeito fluidificante, expectorante e broncodilatador, que ajuda a eliminar o catarro e melhorar a respiração.

3 – Chá ou xarope de guaco

O guaco é outra planta que popularmente é utilizada para tratar gripes fortes. Os resultados de pesquisas indicam que seu uso na forma de chá ou xarope auxilia no tratamento de infecções respiratórias como a gripe. Ele consta inclusive na lista de registro simplificado de fitoterápicos da Anvisa4.

Essa é uma planta segura para crianças (seu uso não é recomendado apenas para bebês menores de um ano de idade) e pode ser tomada nas seguintes formulações5:

  • Chá: deve-se fazer a infusão de 3g de folhas secas da planta para 150 ml de água e tomar três vezes ao dia;
  • Xarope: deve-se tomar de 2,5 ml a 10 ml três vezes ao dia.

No entanto, antes de decidir o que é bom para gripe forte é importante consultar uma pessoa profissional de saúde.

4 – Mel, alho e limão

Por fim, uma excelente recomendação para adultos e crianças é o uso de chás de alho, mel e limão.

Ao fazer esse chá, são combinadas as seguintes propriedades dos três ingredientes:

  1. Alho: rico em vitaminas A, B1, B2 e C, ele atua como um antigripal, em infecções pulmonares e como expectorante. Seu uso como medicamento é reconhecido pela Anvisa5;
  2. Mel: possui um potencial para diminuir sintomas como tosse e ainda auxilia na sensação de garganta irritada para crianças a partir de um ano de idade6;
  3. Limão: rico em vitamina C, que é fundamental para o sistema imune, auxilia no crescimento e atuação das células dele, na produção de anticorpos e pode aumentar a resistência contra infecções virais7.

Lembre-se sempre que em casos de gripe forte é necessário consultar um médico antes de iniciar qualquer tratamento citado neste post, ok?

Agora que você já sabe o que é bom para gripe forte, que tal aprender como preveni-la?

O que é bom para gripe muito forte? Saiba como prevenir

O que é bom para gripe muito forte no fim das contas é conseguir evitá-la. Isso pode ser feito investindo em algumas boas práticas de prevenção como as seguintes, de acordo com o Ministério da Saúde8:

  • Tomar a vacina da Influenza (crianças de até 6 anos de idade são prioridade);
  • Higienizar frequentemente as mãos, lavando-as com água e sabão ou utilizando álcool 70%;
  • Evitar tocar as mucosas dos olhos, nariz e boca;
  • Usar lenço descartável para limpar o nariz;
  • Cobrir nariz e boca ao espirrar e tossir;
  • Manter ambientes bem ventilados;
  • Evitar contato próximo com pessoas que estão com sintomas de gripe;
  • Se possível, não sair de caso enquanto estiver no período de transmissão da doença;
  • Evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas;
  • estimular hábitos saudáveis nas crianças, como uma boa alimentação rica em vitaminas e minerais e hidratação constante.

As crianças são grandes responsáveis pela transmissão de vírus¹ como o da gripe em suas diversas fases, por isso é ainda mais importante tomar essas medidas com os pequenos.