Quando as crianças estão com o nariz obstruído e escorrendo, logo pensamos na lavagem com soro nasal infantil, não é verdade? E, de fato, ela pode ajudar!
Com certeza, esse sintoma já atrapalhou as noites de sono do seu filho ou interferiu em sua alimentação, deixando-o preocupado.
Embora a obstrução e o corrimento nasal sejam comuns na infância, a boa notícia é que existem maneiras de amenizar o quadro. E o soro nasal infantil é uma delas!
Ficou curioso? Continue lendo para saber quando, como e por que usar o soro nasal nas crianças!
Para que serve o soro nasal infantil?
O soro nasal é usado para aliviar o desconforto do nariz entupido, um sintoma comum em quadros de alergia, infecções no trato respiratório ou por mudanças climáticas. Essa solução ajuda a hidratar e limpar as mucosas nasais de agentes infecciosos e alérgenos. ¹
As cavidades nasais são revestidas por muco, que tem a função de umedecer e proteger a área de partículas que não são bem-vindas. ³
Por isso, quando o organismo detecta a presença de uma substância estranha, o processo de inflamação/irritação inicia, tornando o muco mais denso e prejudicando a respiração.
Isso causa a obstrução nasal e a coriza, sintomas comuns de doenças, como: ¹
- Gripe;
- Resfriados;
- Rinite alérgica;
- Sinusite.
Em todos esses casos, o uso de um soro nasal pode ajudar a: ²
- Remover o excesso de muco;
- Manter a limpeza e hidratação do nariz;
- Prevenir a entrada de fatores alérgicos e infecciosos.
Quais os benefícios do soro nasal infantil?
O hábito de realizar a limpeza nasal é fundamental para a saúde das crianças, proporcionando ganhos, como: ²
- Hidratação das mucosas nasais: evitando ressecamentos e sangramentos;
- Secreção mais fluida: melhorando a congestão nasal;
- Bom funcionamento das vias aéreas: promovendo a boa qualidade do sono e alimentação;
- Redução do gotejamento pós-nasal: situação comum em quadros de gripe e resfriados;
- Proteção das vias respiratórias: diminuição de quadros inflamatórios e infecciosos.
Quando usar o soro nasal infantil?
Para saber quando e como usar o soro nasal nos pequenos, você pode conversar com um pediatra. Em geral, a lavagem com solução salina é indicada em casos de obstrução nasal, facilitando a saída da secreção acumulada e promovendo a limpeza das vias aéreas. ²
Ou seja, você pode usar o soro nasal em seu filho em diversos momentos, sobretudo em situações que podem provocar a inflamação nas vias respiratórias, como: ¹
- Alterações climáticas (em estações mais frias e secas);
- Contato com poeira, mofo ou pelo de animal doméstico;
- Quadros de doenças infecciosas (gripe ou resfriados).
É importante ressaltar que a lavagem do nariz não é apenas uma medida de tratamento, quando o nariz está congestionado e com corrimento. O uso da solução salina deve se tornar um hábito para prevenir o aparecimento dos sintomas.
Meu filho vive com nariz entupido: o que fazer?
Se esse sintoma é comum por aí, uma dica é ensinar ao seu filho hábitos que ajudam a evitar as doenças respiratórias.
Por exemplo:
- Não compartilhar objetos pessoais;
- Manter os ambientes limpos e arejados;
- Cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar;
- Não usar lenços de tecidos para limpar o nariz;
- Lavar as mãos regularmente com água e sabão.
Além disso, é importante evitar o contato com pessoas ou outras crianças que estejam contaminadas pela gripe ou resfriado, se possível. Já que essas são algumas das condições que podem causar a obstrução nasal.
E, claro, fazer o uso de bom soro nasal para aliviar o sintoma, caso seja indicado pelo pediatra.
Principais dúvidas sobre o soro nasal infantil
A partir de qual idade pode usar soro nasal infantil?
A lavagem com soro nasal é recomendada para pessoas em qualquer faixa etária, inclusive para bebês. ¹
Portanto, não deixe de buscar orientação com o pediatra para saber qual a melhor forma de realizar a higienização no seu pequeno!
É normal que as crianças tenham dificuldade em assoar o nariz, ação que ajuda a eliminar o excesso de secreção que provoca a obstrução nasal. Nessas horas, lavar o nariz pode ajudar a limpar as vias aéreas e a hidratar as mucosas.
Como usar o soro nasal nas crianças?
Fazer a limpeza nasal infantil é simples. Confira o passo a passo: ¹
- Retire o excesso de secreção das cavidades nasais;
- Certifique-se de que o soro está em temperatura ambiente;
- Mantenha a cabeça da criança levemente inclinada para frente;
- Peça ao pequeno para ficar com a boca aberta para respirar;
- Aplique o soro com cuidado em cada narina.
Atualmente, existem várias maneiras de aplicar o soro nasal nas crianças, como os modelos em spray, gotejadores ou seringas. Adote a medida mais confortável para seu filho.
Quantas vezes realizar a lavagem com soro nasal?
O uso do soro nasal pode ser feito duas vezes por dia, para limpar e umidificar as vias aéreas ¹. Em situações de congestão, principalmente em casos de infecção respiratória, o pediatra pode recomendar a quantidade necessária de lavagens para aliviar o incômodo.
Qual o melhor soro nasal infantil?
Uma boa opção, que pode ser indicada pelo pediatra, é o Blusoro Jet, formulado pela linha Blu para auxiliar a saúde e o bem-estar dos pequenos.
O Blusoro Jet é indicado como fluidificante e descongestionante nasal infantil. Ele possui um jato suave e contínuo e um bico anatômico que permite a aplicação em qualquer posição em crianças e bebês.
Sua formulação à base de cloreto de sódio a 0,9% é sem conservantes. Por não conter nenhuma substância vasoconstritora, não há riscos de intoxicações nem restrições.
Resumindo, trata-se de uma solução que age fluidificando a secreção nasal, favorecendo a eliminação do muco e descongestionando o nariz.
Desse modo, contribui para tratar os sintomas nasais comuns de gripes, resfriados e outras alterações respiratórias, como rinite e sinusite. Ah, além disso, também pode ser usado para a limpeza nasal diária.
Confira os detalhes deste produto no nosso site e verifique com o seu médico a possibilidade de utilizar essa solução salina para aliviar os sintomas respiratórios do seu filho!
Blusoro. cloreto de sódio. Indicações: fluidificante e descongestionante nasal. MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC ANVISA Nº 199/2006 AFE nº 1.07817-7. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Maio/2023.