Como lidar com o transtorno desafiador opositivo? Conheça 5 estratégias de tratamento

Saúde e bem estar
Publicado em: 21/07/2022 - 00:00:00
Imagem do post Como lidar com o transtorno desafiador opositivo? Conheça 5 estratégias de tratamento

Seu filho provavelmente já teve momentos de impulsividade, raiva e agressividade, não é mesmo? Apesar de serem sentimentos normais de qualquer ser humano, você sabe até que ponto essas atitudes são comuns ou se elas indicam um transtorno desafiador opositivo?

O transtorno desafiador opositivo é um dos principais desafios que pais e responsáveis podem encarar durante a infância e adolescência de seu filho e requer um diagnóstico precoce para evitar as consequências graves que esse quadro pode trazer.

Entenda o que é o transtorno desafiador opositivo, quais são os seus sintomas, como o médico pode diagnosticá-lo e como é possível lidar com essa situação!

O que é transtorno desafiador opositivo?

O transtorno desafiador opositivo (TOD) é definido pela Classificação Internacional de Doenças como um transtorno de conduta, que se manifesta, em geral, em crianças jovens e é caracterizado por um comportamento provocador, desobediente ou perturbador¹.

No entanto, ele não é acompanhado de ações delituosas ou condutas agressivas e dissociais mais graves¹.

Já o Manual de Diagnóstico Estatístico de Transtornos Mentais descreve o TOD como um padrão de humor raivoso, irritável, de atitudes questionadoras e/ou desafiantes ou índole vingativa com duração de pelo menos seis meses¹.

O transtorno desafiador opositivo também pode ser chamado de²:

  • Transtorno desafiador de oposição;
  • Transtorno de oposição e desafio;
  • Transtorno opositor desafiante.

Essa é uma das patologias mais importantes que fazem parte do conjunto de transtornos de déficit de atenção e comportamento disruptivo, que são os de maior prevalência na infância³.

Conforme aponta o Manual de Diagnóstico Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), até 11% das crianças do mundo podem apresentar esse quadro, que está mais presente em indivíduos do sexo masculino1,2.

Quais são os sintomas do transtorno desafiador opositivo? 10 principais

Muitas vezes pode ser complicado reconhecer a diferença entre uma criança com temperamento forte e aquela que tem o transtorno desafiador opositivo4.

Contudo, é possível identificar alguns sintomas do transtorno desafiador opositivo, que normalmente costumam surgir durante os anos pré-escolares4.

Os principais sintomas de transtorno desafiador opositivo, segundo a Johns Hopkins Medicine, são5:

  1. Ter birras frequentes;
  2. Discutir muito com adultos;
  3. Recusar-se a fazer o que um adulto pede;
  4. Sempre questionar as regras e se negar a segui-las;
  5. Fazer coisas para incomodar ou perturbar os outros;
  6. Culpar os outros pela própria má conduta ou erros;
  7. Ser facilmente incomodado pelos outros;
  8. Muitas vezes ter uma atitude de raiva;
  9. Falar duramente ou rudemente;
  10. Buscar vingança ou ser vingativo.

De acordo com esses indícios, o TOD pode variar em gravidade4:

  1. Suave: os sintomas ocorrem apenas em um ambiente, como apenas em casa, na escola ou com colegas;
  2. Moderado: eles ocorrem em pelo menos duas configurações;
  3. Forte: algumas atitudes ocorrem em três ou mais círculos de convivência.

Se não tratado adequadamente, o transtorno desafiador opositivo pode trazer diversas consequências, como2,4:

  • Baixo desempenho escolar e profissional;
  • Problemas de controle de impulso;
  • Possível envolvimento com drogas e álcool;
  • Chance de evolução para Transtorno de Conduta ou Transtorno de Personalidade Antissocial na vida adulta;
  • Suicídio.

Por isso, é essencial procurar um médico para realizar o diagnóstico o mais rápido possível e iniciar os tratamentos do transtorno desafiador opositivo.

Como fazer o teste para transtorno desafiador opositivo?

Uma das principais dificuldades na hora da avaliação do pequeno é que não há um padrão de teste para o transtorno desafiador opositivo².

Por isso, o ideal é que o médico obtenha os dados necessários sobre o pequeno e o seu contexto e considere os critérios estabelecidos pelo DSM-5².

O diagnóstico de transtorno desafiador opositivo é dado para quem apresenta um padrão repetitivo e persistente dos sinais, com mais frequência do que naturalmente se observa em crianças da mesma idade e nível de desenvolvimento¹.  

Os pacientes devem ter um padrão de comportamento negativista, hostil e desafiador durando pelo menos seis meses, durante os quais quatro (ou mais) das seguintes características, segundo a Secretaria de Saúde de Rio Preto, estão presentes¹:

Humor raivoso:

  1. Frequentemente perde a paciência;
  2. Constantemente é sensível ou facilmente incomodado;
  3. Com frequência é raivoso e ressentido.

Comportamento questionador e desafiante:

  1. Constantemente questiona figuras de autoridade (adultos);
  2. Frequentemente desafia acintosamente ou se recusa a obedecer a regras ou pedidos de figuras de autoridade;
  3. Com frequência incomoda deliberadamente outras pessoas;
  4. Regularmente culpa os outros por seus erros.

Índole vingativa:

  1. Foi malvado ou vingativo pelo menos duas vezes nos últimos 6 meses.

Como lidar com o transtorno desafiador opositivo? 5 estratégias

Para lidar com o transtorno desafiador opositivo, é necessário consultar o pediatra do pequeno, que deverá encaminhá-lo ao profissional indicado para melhor avaliá-lo e tratá-lo.

Entre os tratamentos que podem ser prescritos para o transtorno desafiador opositivo estão1,2,5:

  1. Psicoterapia infantil: a finalidade é o atendimento aos problemas que repercutem no cotidiano do pequeno, causando prejuízos na sua vida familiar, acadêmica e social. Uma das vertentes mais eficazes é a terapia cognitivo-comportamental;
  2. Terapia familiar: o objetivo é dar suporte à família para melhorar a interação e as habilidades de comunicação dos envolvidos. Ter um filho com TOD pode ser muito difícil para os pais e também pode gerar problemas para os irmãos. Por isso, todos os envolvidos precisam de apoio e compreensão;
  3. Treinamento dos pais: aqui o propósito é ensinar os pais a interagir eficazmente com a criança, desenvolvendo novas habilidades e eliminando as práticas ineficazes;
  4. Psicoeducação escolar: objetiva informar e orientar professores, orientadores pedagógicos, diretores e outros funcionários da escola, para gerir adequadamente as emoções do pequeno no contexto educacional;
  5. Uso de medicamentos: entre os remédios que podem ser usados para tratar o transtorno desafiador opositivo estão antipsicóticos, estabilizadores de humor, psicoestimulantes e antidepressivos inibidores seletivos da recaptação de serotonina. Mas atenção, eles são paliativos e funcionam para aliviar e diminuir os sintomas de impulsividade, raiva e agressividade, porém não substituem o processo terapêutico.

Conclusão

Como você viu, o diagnóstico precoce do transtorno desafiador opositivo é fundamental para ajudar o seu filho a lidar com essa condição, que pode trazer tantos prejuízos para a sua saúde física e mental.

Se você se preocupa com o bem-estar e a qualidade de vida do seu filho, com certeza está atento também à procedência dos medicamentos que ele precisa utilizar na sua rotina, não é mesmo? 

Nesses casos, você pode contar sempre com a linha Blumel, que pode ser usada para aliviar sintomas de gripes e resfriados e também para ajudar a fortalecer o sistema imune do pequeno!  

O xarope Blumel Hedera é um medicamento fitoterápico que tem efeito fluidificante, expectorante e broncodilatador podendo ser usado na tosse das crianças, ajudando a eliminar o catarro e melhorar a respiração. Ele também não tem açúcares, corantes e aromas artificiais na sua composição 6-8

Já o Blumel Imune Kids é um suplemento alimentar, disponível em solução oral, que contém o exclusivo Imuno Complex*9, uma combinação das vitaminas A, C e D e os minerais Selênio e Zinco, auxiliando o sistema imune dos pequenos. Além disso, esse produto é livre de açúcares, corantes e aromas artificiais10

Por fim, o Blusoro Jet é um spray nasal feito à base de cloreto de sódio, que não possui conservantes e auxilia no descongestionamento do nariz e na fluidificação da secreção. Ele ainda dispõe de um bico anatômico que libera um jato suave e contínuo, ideal para a aplicação em bebês e crianças em qualquer posição, podendo ser utilizado diariamente11

Conheça em detalhes toda a linha Blumel no nosso site!

Blumel Hedera. Extrato seco de folhas de Hedera helix L. Indicações: expectorante e mucofluidificante em caso de tosse produtiva. MS 1.5584.0409. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Abril/2022. 

Blusoro. cloreto de sódio. Indicações: fluidificante e descongestionante nasal. MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC ANVISA Nº 199/2006 AFE nº 1.07817-7. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Abril/2022.

Blumel Imune Kids: Alimento isento de registro conforme RDC 27/2010.

*Produto com concentração exclusiva no mercado.

 

1. Secretaria de Saúde de Rio Preto. Protocolo de tratamento de transtornos desafiador opositor e transtorno de conduta - risperidona. 2018. Disponível em: https://saude.riopreto.sp.gov.br/transparencia/arqu/arqufunc/2018/risperidona_tod.pdf . Acesso em: fevereiro, 2022.2. Agostini VLML, Santos WDV. Transtorno desafiador de oposição e suas comorbidades: um desafio da infância à adolescência. Psicologia - PT. 25 fevereiro, 2018: 1-30. Disponível em: https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A1175.pdf . Acesso em: fevereiro, 2022.3. Leite LH, Campos EM. Transtorno de oposição em crianças: uma revisão da literatura brasileira. Rev Med UFC. 2016; 56(1): 38-43. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/18484/1/2016_art_lhleite.pdf . Acesso em: fevereiro, 2022.4. MayoClinic. Oppositional defiant disorder. 25 janeiro, 2018. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/oppositional-defiant-disorder/symptoms-causes/syc-20375831 . Acesso em: fevereiro, 2022.5. Johns Hopkins Medicine. Oppositional Defiant Disorder (ODD) in Children. Disponível em: https://www.hopkinsmedicine.org/health/conditions-and-diseases/oppositional-defiant-disorder . Acesso em: fevereiro, 2022.6. Bula do produto Blumel Hedera 7. Rotulagem do produto Blumel Hedera. 8. Kruttschnitt E. et al. Assessment of the Efficacy and Safety of Ivy Leaf (Hedera helix) Cough Syrup Compared with Acetylcysteine in Adults and Children with Acute Bronchitis. Evid Based Complement Alternat Med. 2020. May4;2020:1910656. 9. IQVIA. PMB. 2021. Mercado: Vitaminas Imune Infantil.10. Rotulagem do produto Blumel Imune Kids.11. Folheto do produto Blusoro Jet.